Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Amanhã tem FLISOL!

26 de Abril de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1669 vezes
Traduções

 

 

Você sabe qual é o maior evento de Software Livre da América Latina? Se respondeu FISL, errou!

Realizado desde 2005, o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre - tem marcas difíceis de bater: em 2013 ele acontece simultaneamente em 84 cidades de todo o Brasil, além de outros 19 países, cada um com mais dezenas de cidades.

O principal objetivo do evento é apresentar o Software Livre, sua filosofia, seus avanços e desafios, ao público que ainda não o conhece ou é pouco familiarizado. Para tanto, comunidades locais de Software Livre organizam de forma independente e simultânea esse gigantesco evento em rede, onde a principal ação é a instalação de sistemas operacionais livres nos computadores dos participantes.


Além disso, uma série de palestras, oficinas e bate-papos são promovidos por membros da comunidade sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos relacionados ao Software Livre em suas mais diversas dimensões: econômica, social, empresarial, acadêmica ou artística.


Desde 2008, o FLISOL é realizado simultaneamente em todas essas cidades no quarto sábado do mês de abril, neste caso também conhecido como AMANHÃ!

Batendo todos os recordes

O FLISOL-DF 2013 tem sido o maior do Brasil: com mais de 2200 visitantes na última edição, este ano chegou a incrível marca de 5000 inscritos - quase o total de visitantes de todos os FLISOL do Brasil em 2012.

Além do Install Fest, são mais 21 salas da IESB, na Ceilândia, repletas de atividades, com programação não só para iniciantes, mas também para usuários já iniciados e mesmo avançados.

Mas o FLISOL-DF é só um exemplo, e você pode procurar a edição mais próxima da sua casa para participar. E se não existir, quem sabe até pensar em promover uma na sua cidade no próximo ano. Quer ver só?


Multiplicando conhecimento e iniciativas

Cada FLISOL realizado é um esporo para o surgimento do próximo. A distância de 70km entre a pequena Itacurubi, cidade de pouco mais de 3000 habitantes no Rio Grande do Sul, e o FLISOL mais próximo foi disparador dessa multiplicação.
 
O professor e ativista do Software Livre Luiz Henrique Rauber, um dos organizadores do FLISOL em Santiago, convidou todos os seus alunos para o evento. Do aborrecimento de um deles, morador da cidade vizinha, por talvez não conseguir comparecer, nasceu mais um FLISOL.
Lucas Ghellen Rigon virou o organizador do FLISOL Itacuribu, que acontecerá na garagem da sua casa.
 

 

O FISL no FLISOL

Este ano, o FISL convidou todos os coordenadores dos FLISOL - do Brasil e do mundo! - a contarem a história do Fórum Internacional Software Livre em uma ação chamada 15 minutos de FISL, que inclui sorteio de ingressos para nossa 14º edição.

O objetivo é aproveitar a capilaridade ímpar desse evento para espalhar a notícia de que o maior encontro de comunidades de Software Livre da América Latina acontece anualmente em Porto Alegre, e todos são muito bem vindos.

Sim, porque o FLISOL é sem dúvida o maior evento descentralizado de Software Livre da América Latina, e quem sabe até do mundo. Mas é em Porto Alegre que todos os organizadores se encontram. ;)

 

Confira a listagem completa das cidades brasileiras participantes.

* Atualizado em 26 de abril, às 15h.


Tags deste artigo: fisl2013 fisl14 forum internacional software livre software livre flisol flisol2013 install fest