Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias da Comunidade Firefox Brasil

17 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Mozilla lança atualização e corrige 15 falhas do Firefox

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Desse total, 11 bugs foram considerados de nível "crítico" e que podem comprometer o funcionamento do sistema operacional.

A Fundação Mozilla lançou ontem (07/9) uma atualização para a versão 3.6, dp navegador Firefox corrigindo 15 vulnerabilidades apresentadas pelo programa. Entre as ameaças, onze foram classificadas como "críticas", segundo o ranking de riscos elevados da companhia. Eles representam bugs que poderiam ser explorados para comprometer um sistema e então plantar algum tipo de malware na máquina.

Das falhas remanescentes, duas foram registradas como de nível "alto", uma de nível “moderado” e a última de nível “baixo”.

Uma das correções mais importantes foi em relação ao recente caso de hackers que se aproveitaram dos comandos de carga de bibliotecas de código, chamadas DLL, que não utilizam o nome completo do arquivo para infiltrar malwares em PCs com Windows.

Quatro das vulnerabilidades foram notificadas para a Mozilla pela TippingPoint, responsável pelo programa The Zero Day Initiative (ZDI), que recompensa pesquisadores que encontram vulnerabilidades em softwares; enquanto outro bug foi revelado pelos pesquisadores David Huang e Jackson Collin, da universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

Os usuários podem atualizar para o Firefox 3.6.9 realizando o download da nova versão ou selecionando "Verificar Atualizações" no menu Ajuda no navegador.

(Gregg Keizer)

* fonte: IDG Now!



Recife ativa sua rede óptica metropolitana

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Recife ativou oficialmente na última sexta-feira, 03/09, a sua rede metropolitana de alta velocidade. Batizada de Rede Ícone, a infraestrutura utiliza tecnologia óptica para interligar 32 instituições em velocidade de 1 Gbps. As instituições participantes da Ícone podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

Com 67,7 quilômetros de extensão, a Rede Metropolitana de Recife recebeu R$ 1,1 milhão para ser implementada. Falando do atraso para sua implantação o ministro Rezende explicou que "o motivo pela demora da inauguração em Pernambuco foi devido a articulação entre as diversas instituições e a instalação das fibras ópticas, realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). No entanto, a partir de agora é importante que as instituições e redes de ensino usufruam o serviço que estamos levando para toda a população", disse.

A Rede Ícone faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (Rede Ipê). A Redecomep é uma iniciativa do MCT, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à Rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o País e atende, hoje, a mais de um milhão de usuários.

“Hoje, a velocidade é 1Gbps, mas estamos com uma perspectiva de aumentar ainda mais a velocidade da conexão até o final do ano para 10 GB/s com uma tendência ainda mais crescente para os próximos anos”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Anderson Gomes.

Uma vez inaugurada, a Rede Ícone passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. Hoje, a rede é integrada pelos centros de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar); de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR); Regional de Ciências Nucleares (CRCN); Embrapa Solos; Empresa Municipal de Informática (Emprel); Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); Faculdade Damas; Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe); Faculdade Integrada do Recife (FIR); Faculdade Marista do Recife (FMR); Fundação Gilberto Freyre; Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Com a inauguração da Rede Metropolitana de Recife, serão 21 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, São Luis, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju, Curitiba, Rio Branco, Campo Grande, Boa Vista e Porto Alegre.

:: fonte: Convergência Digital



Sercomtel investe em ligação gratuita em troca de propaganda

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A sercomtel e o Grupo Wertt lançaram o freakom, serviço que oferece aos cerca de 80 mil assinantes da operadora, com atuação em Londrina, no Paraná, a possibilidade de fazer chamadas de graça após ouvir uma mensagem publicitária. A propaganda dura até 24 segundos e após o cliente tem um minuto para conversar sem custo.

O usuário de pré-pago fala em média 40 segundos por ligação, segundo levantamento da Nielsen/Ibope. Para fazer uma chamada gratuita, o usuário interessado precisa discar *043, mais o número do telefone desejado. Num primeiro momento, o benefício estará disponível apenas para ligações locais para outros celulares da Sercomtel.

Não é necessário fazer cadastro ou assinatura para usar freakom. Quando a oferta promocional estiver no ar, o cliente será avisado por SMS (mensagem de texto) e terá apenas de ouvir a mensagem comercial para usar o telefone sem custo. Cada usuário poderá realizar até duas chamadas por dia por meio do serviço de ligações patrocinadas, a depender das características das campanhas ativas no momento.

A oportunidade de fazer duas ligações diárias grátis, de um minuto cada uma, custeadas por anunciantes, dá ao cliente até 60 minutos a mais por mês de conversação sem custo algum, dependendo da quantidade de promoções ofertadas no período. Ou seja, um benefício real de 56%, já que a média de uso mensal é de 106 minutos no Brasil. Para os clientes pré-pagos, freakom significa falar até 300% mais que a média nacional.

:: fonte: Convergência Digital



Certificação: Governo avalia criar uma ICP-Brasil para TV Digital

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A segurança da interatividade da TV Digital foi o principal tema da reunião da Comissão Técnica (COTEC) do Comitê Gestor da ICP-Brasil, realizada no dia 30 de agosto. O professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Zuffo, e a pesquisadora da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, Laisa Costa, participaram do encontro para explicar como funciona a TV Digital e quais processos necessitam da certificação digital.

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) necessitará de controles que possibilitem a identificação segura do provedor e do conteúdo disponibilizado. Em uma primeira fase, o certificado digital seria utilizado para garantir a integridade do conteúdo digital, usando aplicações que seriam executadas no equipamento receptor, ou seja, na TV do cidadão.

Uma das questões debatidas foi o fato de que para se comprovar a validade de um certificado é necessário consultar a Lista de Certificados Revogados (LCRs), em processo constante de atualização, e capaz de demandar uma capacidade de processamento maior que a disponível no sistema de interação da TV Digital, pois possui um tamanho variável. A LCR seria enviada juntamente com a aplicação assinada digitalmente, utilizando um canal unidirecional.

Diante dessa especificidade, a Comissão Técnica do Comitê Gestor da ICP-Brasil decidiu avaliar a possibilidade de se criar uma infraestrutura de chaves públicas específica para a SBTVD. Mas o coordenador geral de Normalização e Pesquisa, Ernandes Lopes Bezerra, que coordenará os trabalhos para estudar e identificar soluções eficazes para o problema, acredita na existência de mecanismos para aconsulta de estado de revogação de certificado que não necessitam de tanto espaço como a LCR, um deles seria as respostas OCPS (Online Certficate Status Protocol).

Grupo terá um prazo de 60 dias para avaliar todas as possibilidades apresentada. Próxima reunião ficou acertada para o dia 09 de novembro. A definição sobre a segurança das soluções de interatividade é relevante para os planos do governo que planeja utilizar o SBTVD para ampliar a oferta de serviços públicos, entre eles, o de governo eletrônico por meio da TV aberta.

*Com informações da Assessoria do ITI

:: Ana Paula Lobo*
:: fonte: Convergência Digital



No Brasil, 35% dos domicílios têm computador e 27% contam com acesso à internet

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 8/9, a nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD 2009, na qual demonstra que 67,9 milhões de pessoas com 10 ou mais anos de idade utilizaram a internet no ano passado, o que representa um aumento de 12 milhões (21,5%) sobre 2008. Em 2005, a internet tinha 31,9 milhões de usuários; o aumento no período foi de 112,9% – houve crescimento em todas as regiões.

A pesquisa também verificou a existência de computadores nas residências do país. No Brasil, dos 58,6 milhões de domicílios investigados em 2009, quase 35% deles tinham microcomputador (20,3 milhões), sendo 16 milhões com acesso à internet (27,4%). A evolução em relação ao ano anterior não alterou o quadro de diferenças regionais.

A Região Sudeste manteve-se com a maior proporção de domicílios com microcomputador (43,7%) e com microcomputador com acesso à internet (35,4%). As Regiões Norte (13,2%) e Nordeste (14,4%) apresentaram as menores proporções de domicílios com microcomputador com acesso à internet; a Região Sul possuía 32,8%; e a Centro-Oeste, 28,2%.

As diferenças regionais também são evidentes com relação ao uso da internet. O Sudeste se manteve com o maior percentual de usuários (48,1% em 2009 e 26,2% em 2005). As regiões Norte (34,3% em 2009 e 12% em 2005) e Nordeste (30,2% em 2009 e 11,9% em 2005) apresentaram os menores percentuais em cada ano, mas registraram os maiores aumentos percentuais nos contingentes de usuários (respectivamente, 213,9% e 171,2%).

Segundo o IBGE, todos os grupos etários apresentaram aumento na proporção de pessoas que utilizaram a internet. Os maiores aumentos, entre 2005 e 2009, em pontos percentuais, aconteceram para aqueles que estavam nos grupos etários mais jovens. A proporção de pessoas de 10 a 14 anos de idade aumentou 34,5 pontos percentuais, alcançando 58,8% em 2009.

Para o grupo etário de 15 a 17 anos, o aumento foi de 37,4 pontos percentuais e, para o de 18 ou 19 anos, foi de 35,9 pontos percentuais, alcançando, assim, esses grupos etários 71,1% e 68,7% de pessoas que utilizaram a internet, respectivamente, no período de referência.

Os grupos etários mais jovens, até 29 anos de idade, apresentaram proporções superiores a 50%, chegando a 71,1% para o grupo de 15 a 17 anos. Apesar de ser o grupo que apresentou o maior aumento (148,3%) no contingente, somente 15,2% das pessoas de 50 anos ou mais de idade utilizaram a internet.

De 2008 a 2009, as mulheres avançaram mais que os homens com relação ao acesso à internet. O aumento no contingente de homens foi de 20,0%, e no de mulheres alcançou 22,9%. Ao se observar os grupos de idade nas faixas mais elevadas, o crescimento da utilização da internet pelas mulheres foi maior.

No grupo de 30 a 39 anos de idade, o contingente de mulheres aumentou 28,2%, enquanto o de homens, 24,8%; no grupo de 40 a 49 anos, o aumento foi de 31,9% para as mulheres, contra 21,8% para os homens; e no grupo de 50 anos ou mais de idade, foi registrada a maior diferença. Neste último, houve aumento de 46,1% no número de mulheres, contra um aumento de 35,5% do número de homens que acessaram a Internet no período de referência dos últimos três meses.

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: fonte: Convergência Digital



Regulamento do MVNO prevê atuação de órgãos públicos e estatais

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Depois de analisadas as 364 contribuições feitas durante a consulta pública do Regulamento do Serviço Móvel Virtual, mais conhecido pela sigla MVNO, a área técnica da Anatel propôs algumas alterações no regulamento sugerido. Está mantida a proibição de que credenciadas ou autorizadas do MVNO sejam controladores, controladas ou coligadas às operadoras, mas foi criada uma exceção para órgãos ou entidades da administração direta ou indireta dos governos federal, estaduais ou municipais.

Segundo a área técnica da Anatel, existem instituições como Banco do Brasil, Serpro, Correios ou Petrobras, além de concessionárias de energia, que podem se tornar importantes credenciados da rede virtual no futuro. Mas como existe participação societária do governo federal em prestadoras do SMP, aquela vedação a controladores, controlados e coligados impediria a participação dessas instituições no novo mercado.

Daí a proposta para que se crie uma exceção à regra geral, de maneira que as entidades da administração direta e indireta possam atuar como credenciadas no mercado de MVNOs. A flexibilização atende um pedido feito pela Companhia Paranaense de Energia em carta enviada à agência. Ou seja, a Copel, que já demonstrou interesse no mercado de banda larga, também está interessada na telefonia móvel.

O novo texto em estudo pelo Conselho Diretor prevê ainda outras mudanças em relação à proposta original. Uma delas é a que equipara, em termos práticos, as autorizadas do MVNO às autorizadas do SMP. O objetivo é permitir que as autorizadas do MVNO possam atuar como prestadoras de origem para os credenciados da operação virtual. Elas poderão, por exemplo, manter contrato de compartilhamento de rede com mais de uma prestadora de origem numa mesma área de registro.

Com a mudança, as autorizadas virtuais passam a ter os mesmos direitos – e as mesmas obrigações – das operadoras móveis. A única exceção é que elas não seriam automaticamente caracterizadas como detentoras de Poder de Mercado Significativo. Isso porque a agência, conforme prevê o PGR, vai tratar especificamente do tema em regulamento próprio. Até lá, as autorizadas do MVNO não são consideradas como detentoras de PMS.

Mediação

Um dos itens que mais provocou debates nas audiências realizadas pela Anatel sobre o MVNO foi a sugestão de que as operadoras estivessem obrigadas a aceitar acordos de credenciamento e autorização. A ideia era evitar que as teles impedissem o desenvolvimento desse novo mercado.

A agência, no entanto, sustenta que o regulamento deve manter a maior flexibilidade possível, fazendo da livre negociação a tônica da operação móvel virtual. Nesse sentido, além da qualificação prévia dos candidatos a credenciados junto à Anatel – o que fortaleceria o poder de negociação desses interessados – está previsto um “procedimento célere” para a resolução de conflitos.

O regulamento do MVNO prevê que as operadoras terão 60 dias para responder, de maneira conclusiva, aos pedidos das credenciadas ou autorizaadas . Caso o motivo de uma eventual recusa não seja aceito pelo interessado, ele poderá recorrer à Anatel. A agência, então, terá 30 dias – prorrogáveis uma única vez por igual período – para chegar a uma solução.

por Luís Osvaldo Grossmann
* fonte: Convergência Digital



Google TV será lançado ainda em 2010

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O presidente da empresa pretende disponibilizar o produto em todo o mundo até ano que vem. O produto deve concorrer com o Apple TV.

O presidente do Google, Eric Schmidt, anunciou que vai lançar o seu novo serviço para levar a web às telas de televisão nos Estados Unidos ainda neste ano e, em 2011, no resto do mundo.

Schmidt disse que a Google TV, que permitirá a exploração total na internet através da televisão, será grátis e que o buscador trabalhará com uma variedade dos realizadores de programas e fabricantes eletrônicos para deixá-los mais próximos aos consumidores.

“Trabalharemos com os provedores de conteúdo, mas é muito pouco provável que nos foquemos na produção deste”, disse o executivo aos jornalistas em um discurso na feira Internacional de Eletrônicos de Consumo, em Berlim.

O anúncio chegou menos de uma semana após a Apple ter revelado seu último produto, o Apple TV e deixou mais aparente a batalha pela atenção dos consumidores de um mercado mundial de publicidade na televisão, atualmente cotado em US$180 milhões.

* fonte: IPNews



Skype Beta 5 conecta 10 usuários para chamadas de vídeo

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Além da nova oferta de videoconferência, a nova versão funcionará como uma rede social.

A última versão Beta do Skype 5 agora suporta chamada de vídeo para até dez usuários. A nova funcionalidade vem para o Skype do Windows, que oferece maior estabilidade de conferência. Essa função foi testada em maio com cinco pessoas.

Agora, as videoconferências feitas com dez pessoas oferecem e adicionam recuperação na chamada, pois a conexão acontece automaticamente se a rede cair. Além da chamada de vídeo com dez pessoas, a versão beta funciona também como uma rede social, permitindo o armazenamento de fotos no perfil, atualizações de amigos e notificações humor.

* fonte: IPNews



6,2 milhões de pessoas de mais de 50 anos usam a internet

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

De acordo com a Pnad, faixa etária registrou aumento de 148,3% no setor entre 2005 e 2009.

Pnad: 84% dos domicílios brasileiros têm telefone

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada na última quarta-feira (8) pelo IBGE, revela que as pessoas com mais de 50 anos estão usando cada vez mais a internet.

O estudo revela que aproximadamente 6,2 milhões de pessoas nessa faixa de idade (15,2% do total dos internautas) acessaram a web no ano passado, o que registra um aumento de 148,3% entre 2005 e 2009. Este crescimento é superior ao apontado nas demais faixas etárias.

"Esse é um processo que se estende para todas as idades, inclusive as mais elevadas. Com 50 anos ou mais, há uma parcela de gente que está no mercado de trabalho, precisando lidar com essa ferramenta" explicou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

De acordo com a Pnad, 67,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade declararam ter acessado a internet no ano passado, 12 milhões a mais que em 2008. Entre 2005 e 2009, o crescimento do número de pessoas que usaram a rede foi de 112,9%.

Os moradores das regiões Sudeste (48,1%) e Centro-Oeste (47,2%) foram os que mais usaram a internet. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de internautas foi menor (34,3% e 30,2% respectivamente), embora o número de usuários tenha crescido 213,9% na Região Norte e 171,9% na Região Nordeste entre 2005 e 2009.

De acordo com a pesquisa, "as regiões Norte e Nordeste apresentaram as menores proporções nos três anos analisados - 2005, 2008 e 2009. Entretanto, foram também as que registraram maior aumento proporcional no contingente de usuários".

* Informações da Agência Brasil.



Android já representa 25% do mercado de sistemas operacionais

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

IOS da Apple, em contrapartida, de maio de 2009 até agosto de 2010 baixou de 67% para 56%.

Uma pesquisa feita pela Quantcast revela que o Android já assume uma quota de 25% no consumo total da web móvel, enquanto que os IOS da Apple estão vendo queda na receita. A empresa de Steve Jobs, que registrava 67% do mercado em maio de 2009, se fixou em 56% no mês de agosto de 2010.

“É importante notar que ambos ainda estão crescendo rapidamente em números absolutos - o que estamos vendo é que a participação relativa do deslocamento”, afirma a consultoria.

Segundo a Quantcast, a Research In Motion, em partes, é aproximadamente 10% do mercado tanto quanto todos os "outros" sistemas operacionais móveis combinados, mas não mostra muitos sinais de crescimento.

“Claramente, a batalha pelo domínio sobre a internet móvel está sendo travada por duas empresas só neste momento, e seus nomes são Google e Apple”, aponta a Quantcast.

Em um segundo gráfico, os relatórios da Quantcast revelam que o Android fez parte de todos os cantos do mercado no mês passado. A empresa acrescenta que o ganho do sistema operacional é o melhor desde novembro de 2009, quando ultrapassou a marca quota de 10%.

* fonte: IPNews



Tags deste artigo: firefox