Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias da Comunidade Firefox Brasil

17 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Latinoware 2010: terá provas de certificação LPI

23 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A 4Linux, empresa afiliada do Linux Profesional Institute (LPI) no Brasil, aplicará, durante a Latinoware 2010, as provas de certificação LPI - níveis 1, 2 e 3. As provas serão realizadas no dia 11 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Considerada uma das 10 certificações mais procuradas por profissionais da área de Tecnologia da Informação, a certificação LPI é reconhecida mundialmente como garantia do conhecimento em Linux. A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional.

“Muitas pessoas de fora dos grandes centros e também de outros países da América Latina querem se certificar em Linux, mas em suas cidades não têm como fazer as provas do LPI. Como nos anos anteriores, queremos aproveitar que muitos destes profissionais se deslocam até Foz do Iguaçu para atendê-los e aumentar ainda mais o número de profissionais certificados em Linux em toda América Latina”, afirma Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux.

As inscrições para as provas do LPI podem ser feitas pelo telefone (11) 2125-4747.

Agenda das provas LPI na LATINOWARE 2010:
Dia 11 de novembro de 2010
Horário das provas :
provas LPI 101, 201 e 301 – das 9h às 10h30min
provas LPI 102, 202, 302, 303 e 304 – das 11h às 12h30min

Informações: www.lpi.org.br e www.4linux.com.br



Empresários buscam negócios em TV Digital na África do Sul

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Uma nova missão empresarial brasileira chega nesta segunda-feira, 20/9, à África do Sul para defender o padrão nipo-brasileiro – ISDB-T – de televisão digital. A delegação é formada por oito empresários, além de um representante do Ministério das Comunicações.

A ideia é reforçar a proposta de que a indústria da África do Sul pode se desenvolver com a implantação do padrão nipo-brasileiro de TV Digital. O Brasil promete apoio técnico para formar especialistas locais, principalmente na área de software, e revigorar as empresas do país caso o ISDB-T seja adotado.

“O Ministério das Comunicações pretende fortalecer a posição do nosso sistema na região da África Austral. O Brasil busca uma reversão da decisão de alguns países da área, que aderiram ao DVB-T, o padrão europeu”, ressalta o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Flávio Lenz, que faz parte da comitiva.

No primeiro semestre, as 15 nações integrantes da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) resolveram reabrir a discussão sobre o padrão para as transmissões em TV Digital e rever a decisão sobre qual sistema adotar. A África do Sul, por exemplo, já havia escolhido o DVB-T, mas agora estuda a possibilidade de migrar para o padrão nipo-brasileiro. A mudança é possível e já ocorreu em outros países. É o caso da Argentina, que havia escolhido o sistema norte-americano e, ao verificar que teria mais benefícios com o ISDB-T, alterou a resolução.

Na África do Sul, serão três dias de reuniões com integrantes do governo, imprensa e radiodifusores em Johannesburgo, maior cidade do país, e também na capital administrativa, Pretória. Estão previstos encontros com membros do Departamento de Comunicações da África do Sul (órgão equivalente ao Ministério das Comunicações daqui); da agência reguladora, a Icasa; além de radiodifusores, jornalistas e integrantes da Associação Nacional da Indústria de componentes eletrônicos (Namec). O governo sul-africano deverá anunciar a decisão por qual padrão ainda este ano.

* Com informações do Minicom

* fonte: Convergência Digital



Alog migra 150 clientes para o IPV6

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com o avanço da internet e o uso cada vez maior da rede, os endereços IP, que hoje utilizam o protocolo IPV4, estão se esgotando. Antevendo esta situação e para atender ao mercado, a Alog Data Centers, provedor de infraestrutura de TI, investiu R$ 1 milhão em seu projeto de IPV6, que inclui a modernização do parque instalado, atualização de software, processamento de informações e treinamento das equipes no uso e operação do IPV6.

Em todo o Grupo Alog já existem 23 mil sites de pequenas empresas operando em pilha dupla – servidor conectado nas duas redes (IPV4 e IPV6) - e 150 projetos em IPV6 já foram contratados por médias e grandes corporações.

“Convidamos algumas companhias para testarem o novo protocolo, e em pouco tempo somamos mais de 150 projetos, o que mostra a demanda do mercado pelo novo protocolo”, afirma Raphael Bittencourt, gerente da área de redes da Alog Data Center.

Segundo Bittencourt, todas as implantações foram feitas para que a estrutura esteja acessível tanto para os clientes que já possuam o novo protocolo, quanto para aqueles que ainda só operam em IPV4.

“O IPV6 já vem sendo utilizado há algum tempo, mas, agora, sua implantação deve ser acelerada. Ele é imprescindível para a continuidade do crescimento e evolução da Internet", diz o executivo.

"As empresas que não apostarem no novo protocolo, fatalmente ficarão ilhadas, já que quem opera em IPV6 não enxerga os sites que estão em IPV4, por isso é tão importante operarmos em pilha dupla neste momento de transição”, completa Bittencourt.

A empresa aposta que até o final do ano novos projetos em IPV6 devam ser contratados.O conceito do IPV6 existe desde 1994, quando o IETF (Internet Engineering Task Force) mediu o crescimento da rede mundial de Internet e projetou o fim dos endereços IP que usamos hoje (os chamados IPV4).

O esgotamento dos endereços IPV4 está previsto para a primeira metade de 2011, e embora ainda exista um número expressivo de endereços IP, acredita-se que o rápido crescimento da Internet os consumirá muito rapidamente. A solução para isso é a adoção em massa do IPV6, o que deverá movimentar o mercado nos próximos meses. “A adoção do IPV6 representa um grande desafio para todos os setores, que ainda precisam aprender sobre o seu funcionamento", conclui Bittencourt.

* fonte: Convergência Digital

* Saiba mais sobre IPv4, aqui

* Saiba mais sobre IPv6, aqui



PF monta comando virtual para Copa de 2014 e Olimpíadas 2016

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Atento aos preparativos na área de segurança para os grandes eventos que serão sediados no Brasil, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o FBI – a polícia federal dos EUA – aproveitou a VII Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2010), realizada na semana passada em Brasília, para oferecer uma ferramenta de compartilhamento de informações, o portal Law Enforcement Online (LEO), às autoridades brasileiras.

“É um eficiente instrumento de comunicações e alertas que funciona desde 1995 e nunca foi invadido”, defende o representante do FBI no Brasil, Pedro Wilson Moreira. Segundo ele, o portal LEO é aberto a todas as forças de segurança do mundo e já conta com mais de 100 mil usuários.

No Brasil, o portal criado pelo FBI já é utilizado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele permite a criação de páginas específicas, com acesso restrito a diferentes organizações – como a própria PMRJ. O principal objetivo é permitir as forças de segurança contem com uma ferramenta de comunicação em qualquer lugar – desde que contem com acesso à internet – mas também possui aplicativos específicos, como um sistema para resposta a emergências.

Esse sistema, chamado de Centro de Comando Virtual (VCC, na sigla em inglês) auxilia na disseminação de informações táticas e de inteligência – imagens de pessoas procuradas, por exemplo – além de auxiliar no gerenciamento de crises. O VCC foi usado por autoridades americanas na sequência do atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

A oferta do FBI foi feita à Polícia Federal, que é responsável pelo planejamento das atividades de segurança para a Copa e as Olimpíadas. “A Copa gera especial preocupação porque será realizada em vários estados. Toda a atividade será descentralizada e teremos grupos de pronta intevenção em todos as sedes”, explica o chefe de segurança aeroportuária da PF, Marcelo Carvalho, um dos coordenadores do planejamento para os grandes eventos.

Ao explicar parte da estratégia da PF ele revela que a tecnologia da informação terá papel no cruzamento de diferentes bases de dados e na recepção dos turistas. Por um lado, a ideia é disponibilizar equipamentos eletrônicos de imigração capazes de fazerem leituras de passaportes eletrônicos. Por outro, haverá controle informatizado de todos os hóspedes de hotéis e a identificação de todos os passageiros que viajam para o Brasil, com o cruzamento com dados criminais internacionais. Os alvos principais não são apenas criminosos, mas também hooligans.

por Luís Osvaldo Grossmann
* fonte: Convergência Digital



Teles reclamam das metas de acesso à banda larga no PGMU

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

As concessionárias de telefonia aproveitaram a audiência pública sobre o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 3) para criticar o prazo das discussões – 20 dias – e, principalmente, suscitar dúvidas quanto aos valores apresentados pela agência como custo de implementação das medidas propostas.

A crítica mais contundente, no entanto, diz respeito ao tratamento da Anatel sobre o aumento de capacidade do backhaul e a extensão dessa infraestrutura a novas localidades. Em especial, entendem que o backhaul atende a banda larga e que isso não faz parte das atribuições das concessionárias, mas do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

“Parte do que se está querendo universalizar não cabe nos contratos de concessão”, afirmou o advogado Floriano Azevedo Marques Neto. Ele lembrou que “a própria meta do PGMU 2 é questionada na Justiça. Corremos o risco de transformar o STFC num serviço ‘guarda-chuva’”.

A questão do backhaul foi também o principal argumento levantado pela representante da Telefônica na audiência pública. “A Telefônica está muito preocupada com o PGMU 3. Estamos tratando de metas de infraestrutura, não de serviços, com custo altíssimo”, disparou.

Ainda nessa linha, disse que “a oferta pública de backhaul a todos os que pedirem, em localidades já atendidas, foge ao escopo da universalização”. Em suma, as críticas se concentram na universalização da rede, mas cujo serviço será prestado especialmente por empresas com licença de SCM, e não STFC. Ainda que em muitos casos a mesma empresa possua as duas autorizações, uma é tratada no regime privado, a outra, no público – e portanto com tarifa definida.

No geral, as empresas reclamaram do prazo exíguo da consulta pública, especialmente diante do que sustentam serem diferenças entre os cálculos apresentados pela Superintendência de Universalização da Anatel e aqueles feitos pelas próprias concessionárias. A agência calcula que será preciso investir R$ 1,7 bilhão – em parcela não recuperável – mas afirma que esse valor será coberto pela redução de orelhões e pelo encontro de contas da troca de metas de PSTs por backhaul.

O Conselho Diretor da Anatel deve avaliar ainda nesta semana os pedidos de prorrogação da consulta do PGMU 3 – há pedidos de adiamento por 30 e 60 dias. De qualquer maneira, as teles deixaram no ar uma ameaça velada. Todas sustentaram que é possível questionar judicialmente o fato da agência não estar cumprindo o prazo legal de 24 meses de antecedência de modificações propostas nos contratos de concessão.

por Luís Osvaldo Grossmann

* fonte: Convergência Digital



Chegou as Páginas Amarelas do Software Livre, anuncie seu serviço!

21 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Este é o Páginas Amarelas do Software Livre - PASL.NET.BR - Uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende promover a disseminação do Software Livre através da divulgação dos vários canais de ajuda e suporte atualmente disponíveis.

O portal disponibilizará seus serviços gratuitamente tanto para quem busca ajuda, quanto para quem a oferece. O objetivo do portal não é, oferecer os serviços de suporte em si, mas indicar onde eles podem ser encontrados. Estão disponíveis os serviços pagos e gratuitos, sendo de responsabilidade de cada anunciante os critérios para a prestação de seus serviços.

O portal é voltado *exclusivamente* para software livre e assuntos relacionados a inclusão digital. Aqui você não encontrará ajuda para problemas com softwares proprietários, embora vários de nossos anunciantes possam, também, prestar esses serviços a esse tipo de plataforma. Entretanto, existem muitos softwares livres que rodam em plataformas proprietárias. Para esses, você encontrará suporte aqui.

O principal canal de suporte oferecido é o de classificados, onde você poderá encontrar um profissional capacitado para prestar ajuda próximo à sua localidade. Também oferecemos um canal IRC no Freenode, o #pasl.net.br, que pode ser acessado pelo seu programa de mensagens preferido, ou pelo link acima "CHAT ONLINE". Recentemente incorporamos um sistema de acesso remoto para auxiliar no suporte. Veja as páginas "Solicitar Suporte" e "Suporte Remoto" no menu de usuário. Você também pode procurar por mais material de referência, ou outras fontes de suporte na página "Outras Fontes". Se você quer incluir seu blog, site, portal, ou publicações, mande um email para nós através do formulário de contato. Estamos trabalhando para oferecer acesso a outros tipos de suporte. Se você tiver alguma sugestão, nos avise.

Como o portal é gratuito e não tem fins lucrativos, nos permitiremos incluir alguns canais de venda de produtos, para gerar um mínimo de renda necessária para a manutenção dos serviços. Também pedimos que, se você gostou de nossa iniciativa e queira nos ajudar, há várias formas:

- Cadastre-se no portal e ofereça seus serviços;
- Permaneça conectado em nosso chat e responda às duvidas dos usuários;
- Ajude-nos no desenvolvimento e manutenção do portal;
- Sugira links úteis para a seção "Outras Fontes";
- Divulgue seu evento na seção "Eventos";
- Divulgue a iniciativa aos seus contatos, amigos e conhecidos;
- Faça uma doação ao projeto.

A equipe do PASL.NET.BR agradece a sua colaboração.

Aviso importante.

Este portal não se responsabiliza pelas informações fornecidas pelos profissionais cadastrados, nem por sua conduta. Você pode enviar elogios ou reclamações a respeito de um determinado profissional através de nosso formulário de contato, no entanto, tentaremos manter esse serviço gratuito o mais civilizado possível.

* fonte: PASL.net.br



IV Encontro Nordestino de Software Livre, Abertas as Inscrições

20 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL), evento que será realizado em Natal – Rio Grande do Norte, nos dias 5 e 6 de novembro de 2010 (sexta e sábado).

http://rn.softwarelivre.org/ensl4/wp-content/uploads/fullbanner.gif

As inscrições do evento ocorrem em dois lotes. O primeiro lote promocional visa estimular a participação, principalmente, de estudantes e também de caravanas. Logo, até o dia 07 de outubro, estudantes e grupos de no mínimo 10 pessoas pagam apenas R$20,00, enquanto a inscrição avulso para profissionais custa apenas R$40,00. Será exigida dos estudantes a comprovação de matrícula no ato do credenciamento.

O segundo lote de inscrições, que corresponde ao período de 08 a 31 de outubro, tem como valores R$40,00 para estudantes e R$80,00 para profissionais. Atenção: este período não prevê desconto nas inscrições para as caravanas.

A programação do evento conta com palestrantes convidados e também com a colaboração da comunidade, que pode participar submetendo suas propostas de palestras até o dia 20 de setembro e as propostas de artigos científicos até o dia 27 de setembro para o I WPeDSL. Em paralelo, também acontecem o VII Fórum GNOME e o III Fórum KDE Brasil – Edição Nordeste.

Fiquem atentos às datas e nos vemos em Natal, uma bela cidade conhecida por ser a localidade com mais dias de sol do Brasil!

A organização do IV ENSL

* fonte: IV ENSL



III Fórum KDE Brasil

20 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O III Fórum KDE Brasil – Edição Nordeste é o primeiro fórum dos contribuidores brasileiros do KDE realizado em conjunto com o Encontro Nordestino de Software Livre.

O objetivo é apresentar palestras sobre os tópicos que estão sendo atualmente discutidos no KDE e proporcionar vivências práticas, sob a forma de mini-cursos, acerca das principais tecnologias utilizadas no dia-a-dia da contribuição com o projeto, abordando os seguintes temas:

  • A comunidade KDE
  • Tradução e promoção
  • KDE e Google Summer of Code
  • Desenvolvimento de aplicação para KDE
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
  • Desenvolvimento de Plasmoids JavaScript
  • Utilização dos recursos do D-Bus em aplicações KDE

Para maiores detalhes, veja a programação detalhada na página do Fórum KDE Brasil.

* fonte: IV ENSL



VII Fórum GNOME no IV ENSL

20 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Já está disponível a programação do VII Fórum GNOME, evento que ocorrerá paralelamente ao IV ENSL, nos dias 05 e 06 de Novembro, em Natal/RN. O Fórum é o evento anual da comunidade brasileira de usuários, tradutores e desenvolvedores do GNOME, e nesta edição abordará diversos temas, tais como:

  • Caso de sucesso de implantação
  • Acessibilidade
  • Administração da infra-estrutura do projeto mundial
  • Participação da comunidade e a adoção pela distribuições
  • Desenvolvimento de aplicações
  • O processo de tradução
  • Novidades que virão com a versão 3.0

Ao final do fórum, haverá um encontro da comunidade GNOME Brasil para troca de ideias entre os colaboradores e possíveis interessados em conhecer e/ou participar da comunidade

* fonte: IV ENSL



“Diálogos de Fronteira” traz para Foz gestor do CDTC

15 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O ciclo de palestras “Diálogos de Fronteira” traz nesta semana, em parceria com a organização da Latinoware 2010, o gestor do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois, que é também assessor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ligado à Casa Civil, da Presidência da República. A palestra será nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com entrada franca.

Djalma_800x600_consegi_2009

Valois vai falar sobre o tema “Uma iniciativa estatal para a disseminação da aprendizagem sobre o software livre”, relatando a experiência do CDTC para qualificação massiva, via internet, de funcionários públicos e público externo de países da América do Sul e Caribe. De acordo com Marcos Siríaco Martins, da SITM.GG e um dos organizadores do Latinoware, a palestra marca em Foz o Dia da Liberdade de Software (Freedom Software Day), comemorado em todo o mundo no sábado (18).

Além de gestor do CDTC, Valois foi coordenador de informática da Secretaria de Recursos Humanos de Campinas; diretor da Secretaria de Cooperação Internacional; e dirigente da Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados).

O interessado poderá se inscrever pela internet (http://www.poloiguassu.org/dialogos), por e-mail (diego@poloiguassu.org) ou então no telefone (45) 3576-7111. A promoção é do Instituto para o Desenvolvimento da Região Trinacional (Polo Iguassu), com apoio de Itaipu Binacional, do PTI e outra entidades.

Latinoware:
As inscrições para a 7ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010 foram abertas no último sábado (11). O evento ocorre de 10 a 12 de novembro no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A promoção é da Itaipu, Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), além do próprio PTI.

O valor da inscrição é de R$ 60 até o dia 13 de setembro; R$ 80 entre 13 de setembro e 6 de novembro; e R$ 100 a partir do dia 7 de novembro. Inscrições: http://lapsi.latinoware.org

* fonte: Latinoware



Tags deste artigo: firefox