Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias da Comunidade Firefox Brasil

17 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Buscador visual Spezify

15 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Spezify (http://www.spezify.com/) nos dá uma forma alternativa e visual para efetuar buscas na Internet.

É um localizador desenvolvido por um sueco, em abril de 2009 que, em junho passou da fase beta à oficial.

Para utilizar

- acessar http://www.spezify.com/ - digite uma palavra chave como entrada, no campo onde se lê: "Any Word here"

Ou seja, digita-se algo e o site faz uma varredura simultânea em redes sociais como Twitter, Flickr, Amazon, Yahoo, eBay e MSN.

E no resultado pode apresentar textos, imagens e vídeos.

O diferencial está em como o site mostra o resultado da busca: aparecem vários sites simultaneamente, como que em recortes de imagens e textos, formando um mosaico de ideias.

É surpreendente e conta com alta velocidade de indexação, pois mensagens recém enviadas, em questão de segundos já aparecem no Spezify.

Aparentemente o foco é mostrar o tempo real, ou seja, o que está sendo falado agora sobre o assunto procurado naquelas redes sociais.

Pode-se controlar os sites em que a busca vai ser feita e o tipo de arquivo que se deseja ver, clicando em "Preferences" (ferramenta à direita) ao se acessar o site.

O Spezify roda em Firefox 2 ou superior, Internet Explorer 6 ou superior. Requer Flash. ____________

Mecanismo de pesquisas no Firefox

Já há uma extensão que acrescenta o Spezify como mais um buscador na barra de pesquisas. Assim elimina a necessidade de abrir outras janelas e evita termos que anotar ou recordar o endereço correto do site.

Instalação da extensão

Acessar http://mycroft.mozdev.org/search-engines.html?name=spezify

Clicar no link “Spezify” e responder positivamente à pergunta que aparece na tela.

Nota: Esta extensão ainda está em fase experimental.

Como usar

Com o Spezify selecionado, digitar o que se queira buscar no campo de pesquisas e clicar na lupa ou na tecla [Enter]. Esperar e observar o resultado que aparecerá na tela. ____________

Atualizado em 6/12/2010



Mozilla libera primeira versão prévia do Firefox 3.6

10 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Atualização do navegador para desenvolvedores terá versão final em novembro, incluindo suporte para funcionalidade 'Aero' do novo Windows 7.

A Fundação Mozilla lançou a primeira prévia do navegador de código aberto Firefox 3.6 - versão alpha 1 - para desenvolvedores e testes, na sexta-feira (7/8).

Apelidado de "Namoroka" - nome de um parque na ilha de Madagascar - o Firefox 3.6 é uma pequena atualização do Firefox 3.5 lançado no final de junho e terá sua versão final em novembro deste ano. Ele servirá como um intermediário para o Firefox 3.7, previsto para 2010, informou a Mozilla.

De acordo com a organização, o primeiro alpha do Firefox 3.6 inclui melhorias na velocidade do componente TraceMonkey JavaScript e em tarefas comuns como abrir novas janelas dentro do navegador e carregar páginas marcadas nos favoritos.

A Mozilla também pretende adaptar o comportamento do browser com base no histórico de navegação do usuário, adicionar a função de busca para uma aba já existente e melhorar as funcionalidades de download do navegador.

Após o lançamento do alpha, a Mozilla deve liberar a primeira versão beta do Firefox 3.6 em setembro e um segundo beta em meados de outubro, antes da versão final em novembro.

O Firefox 3.6 também vai oferecer suporte ao novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, incluindo a função "Aero Peek", que torna as janelas do sistema transparentes para que o usuário visualize a área do desktop.

A versão alpha 1 do Firefox 3.6 pode ser baixada no site da Mozilla para desenvolvedores e é compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux.

* fonte: IDG Now!



...e fica cada vez mais ridículo fazer sites apenas para IE

6 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Deveria ser suficiente falar em direito de escolha e padrões da web para fazer com que (pseudo) webdesiners e grandes instituições (o que inclui bancos e governos) não fizessem sites "Best viewed with MSIE".

O bom site não pode obrigar que o usuário use um navegador ou outro. Deve estar pronto para a forma de acesso escolhida pelo visitante. Limitar visitação ao MSIE é um claro desrespeito a diversidade. Me parece inaceitável ver uma atitude dessas em um banco (gênero de instituição que vincula sua imagem a tipos variados de pessoas felizes) ou em um orgão governamental (entidade que deveria trabalhar pelo bem da sociedade considerando as diferenças entre seus indivíduos).

Pois bem, já passou o tempo em que fazer sites com olhos apenas no MSIE refletia apenas desrespeito, agora, com o crescimento dos outros navegadores, já beira ao ridículo desconsiderar quase 1/3 dos usuários da web.

67.68% MSIE, 22.47% Firefox, 4.07% Safari, 2.59% Chrome
Browser Marketshare de julho de 2009, pela Net Applications

Você, cara bem intensionado, pode usar isso como agrgumento caso seu chefe não entenda o que está fazendo. (Tente... garanto que vale a pena!)



Firefox completa 1 bilhão de downloads

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mozilla fez campanha para promover uso do navegador, com site especial e contagem regressiva.

Firefox_1_bilhao

A desenvolvedora de softwares Mozilla completou, por volta das 11h50 desta sexta-feira (31/7), a marca de 1 bilhão de downloads do navegador Firefox.

A Apple fez o mesmo em abril deste ano, quando a companhia superou a marca de 1 bilhão de downloads em sua loja virtual iTunes App Store.

Pelo site Spread Firefox , a Mozilla oferecia um banner para que os usuários pudessem acompanhar a contagem. A companhia esperava atingir a marca de 1 bilhão em algum momento do final de semana. Mas o  ritmo dos downloads se acelerou e a companhia acreditava alcançar a marca já na  noite desta sexta-feira. De acordo com uma postagem no Twitter da Mozilla, o site registrou uma taxa de até 22,5 downloads por segundo.

A mais recente versão do navegador, o Firefox 3.5, foi lançada em  junho e tem sido reconhecida como uma das opções mais rápidas do mercado. Atualmente, o Firefox possui 22,5% de participação no  segmento mundial de navegadores, segundo a empresa de medição online NetApplications.

De acordo com os números da empresa de métrica Statcounter, no entanto, o Firefox possui 31% do mercado global de navegadores, que tem na liderança o Internet Explorer , com 60%. Safari, Chrome e Opera possuem aproximadamente 5% do mercado cada um.

Nick Spence, da Macworld, dos EUA

Por MacWorld/EUA



Para Mozilla, Firefox ultrapassará Explorer no Brasil antes que mundialmente

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

O diretor de Desenvolvimento de Comunidades da Mozilla, Asa Dotzler, concedeu uma entrevista ao Último Segundo sobre o avanço do navegador Firefox sobre o mercado do Internet Explorer, da Microsoft. Leia abaixo a íntegra da conversa e saiba mais no blog do diretor. Para Dotzler, "o Firefox certamente ultrapassará o Internet Explorer no Brasil bem antes que globalmente".

Explorer perde cada vez mais espaço para navegadores gratuitos e abertos

Último Segundo: A Mozilla acredita que poderá ultrapassar o Internet Explorer ainda em 2009?

Asa Dotzler: Medir a divisão do mercado é algo complicado. Medições variam de acordo com a fonte. Na Mozilla, observamos estatísticas de diversas fontes, como Net Applications, AT Internet Institute (antigo XiTi Monitor) e Gemius. Cada uma dessas organizações de alguma forma enxerga um cenário diferente. A principal razão é que o uso dos navegadores é bem diferente em regiões diferentes e essas companhias fazem as medições em diversas partes do mundo.

Em alguns lugares, o Firefox não somente ultrapassou a fatia de mercado do Internet Explorer como também se tornou o principal navegador, com mais de 50% do uso. Olhando a média global, no entanto, Internet Explorer ainda comanda cerca de dois terços do uso total de navegadores na rede, o que significaria que o Firefox não ultrapassará o IE neste ano.

US: Quando vocês esperam que isso aconteça mundialmente? E no Brasil?
 
Asa Dotzler, da Mozilla
Asa DotzlerDotzler: É realmente muito difícil prever se ou quando o Firefox irá ultrapassar o IE no mercado global. Há quase 5 anos o Firefox 1.0 foi lançado e durante esse tempo alcançamos quase 25% do uso de navegadores em todo o mundo. Os demais navegadores "modernos", Chrome, Safari e Opera, tiveram um crescimento conjunto abaixo de 10% no uso global. Isso significa que o IE tem cerca de 65%. Eles levaram 5 anos inteiros para cair de 95% para 65%.

Um medidor de sucesso mais importante para a Mozilla, no entanto, é avançar na plataforma web para torná-la mais capaz para os desenvolvedores e mais útil para os usuários. E isso nós não conseguimos alcançar tendo mais usuários que o IE, mas sim tendo um ambiente de navegação competitivo, em que browsers são construídos com ferramentas avançadas em JavaScript e aceitando padrões existentes e futuros padrões da rede. Os navegadores "modernos" estão fazendo isso e é a soma de seus mercados que é tanto ou mais importante do que a fatia da Firefox.

Dito isso, podemos influir diretamente apenas na fatia do Firefox, então, estamos sempre trabalhando para torná-lo um navegador melhor e tentando alcançar mais usuários. A maior parte desses usuários vem do Internet Explorer e isso é bom para a internet.

Se o IE continuar caindo na mesma velocidade que vem caindo pelos últimos cinco anos, cairá para abaixo de 50% em algum momento em 2011. Até lá, o Firefox não terá mais usuários que o IE, mas a soma dos usuários de navegadores "modernos" excederia os do IE.

Como eu disse, o Firefox está se saindo melhor em alguns países que em outros. O Brasil é um desses países em que observamos uma adoção fenomenal e, mesmo sendo cuidadoso ao fazer previsões, eu acho que veremos o Firefox ultrapassando o IE no Brasil em breve. O Firefox certamente ultrapassará o IE no Brasil bem antes do que globalmente. (últimas estatísticas no link http://www.netapplications.com/)

US: Esta é uma meta da Mozilla ou é uma consequência natural do crescimento da demanda por software livre? 

Dotzler: O objetivo da Mozilla é melhorar a web ao aumentar a competição e as escolhas dos usuários, e ao inovar e expandir as capacidades para a web. E fazemos isso através do Firefox. Quando fazemos do Firefox um navegador melhor para desenvolvedores e usuários, aumentamos o valor da rede. Quando mais pessoas usam o Firefox, a rede fica melhor. Isso não só porque mais pessoas terão uma experiência melhor na internet com o Firefox, mas também porque incentiva o outro navegador a melhorar seus produtos. Essa competição entre browsers, tão acirrada hoje, é um resultado direto da entrada do Firefox no mercado em 2004 e eu considero que o aumento da competição e de melhores browsers é um grande sucesso da Mozilla.

US: Quais são as principais estratégias para o avanço do Firefox?

Dotzler: Há dois lados óbvios no desenvolvimento de um navegador. Estamos construindo um produto que deve dar aos desenvolvedores de web aquilo que eles precisam para construir melhores aplicativos. Na prática, isso significa coisas como adicionar capacidades ao novo HTML 5 e fazer nossa ferramenta de JavaScript mais rápida. Estamos construindo, ainda, um produto que colocará os usuários mais no controle de sua própria experiência. Na prática, isso significa coisas como melhorar o controle de privacidade por meio do Private Browsing e ajudar os usuários a achar o que eles estão procurando na internet com ferramentas como o AwesomeBar.

Portanto, nossa estratégia deve considerar os dois públicos e temos que prover cada um desses grupos com o mais atrativo e entusiástico pacote de ferramentas do que de qualquer outro navegador disponível hoje. E não podemos parar porque estamos na liderança. A competição é muito forte, então nós temos que continuar melhorando as ferramentas de web para desenvolvedores e usuários. Nós fazemos isso fortalecendo os recursos da comunidade global de contribuintes que nenhum outro vendedor de navegador pode se igualar.

US: Há alguma pesquisa demonstrando qual é a motivação dos usuários que fazem o download do Firefox, em vez de utilizar outros navegadores? As pessoas escolhem Firefox pela usabilidade, preço ou por que acreditam nos ideais open source?

Dotzler: Eu não conheço nenhuma pesquisa científica, mas ouvi de muitos usuários, tanto cara a cara como lendo sobre a experiência deles em fóruns, blogs e Twitter, e eu acredito que quase sempre sobre o que eles conseguem fazer com o navegador do que como o navegador é feito. A habilidade de personalizar o navegador para servir a necessidades específicas é um fator muito importante. O Firefox sempre ofereceu características inovadoras e poderosas, desde o Table Browsing até o AwesomeBar. Se a funcionalidade não está disponível diretamente no Firefox, quase sempre está disponível como uma extensão do Firefox.

Há, é claro, muitas pessoas que gostam do processo open source do Firefox, mas a maioria dos 300 milhões de usuários prefere o Firefox porque tem funcionalidades que fazem sua experiência na rede ser melhor.

Fonte: Último Segundo

by mario luis teza



Mozilla libera a versão 3.5.2 do Firefox [atualizado 2x]

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Mozilla Foundation, desenvolvedora do Firefox, disponibilizou nesta tarde a versão 3.5.2 do navegador, corrigindo sérios problemas de segurança e aprimorando a sua estabilidade, como informa o MacUpdate. O Firefox 3.5.2 também permite que imagens com perfil de cores ICC sejam renderizadas corretamente em quaisquer monitores.

Firefox 3.5.2

O update — disponível, como de praxe, para Mac OS X, Windows e Linux — pode ser feito através do sistema de atualizações automáticas do Firefox (menu Help » Check for Updates…) ou através do site da Mozilla.

Atualização (3/8/09 às 19h03): boa notícia para usuários do Google Gears. Ao contrário de quando saiu a versão 3.5.1 do Firefox, a de hoje não invalida a extensão. Uhu!

Atualização (3/8/09 às 21h20): a Mozilla também disponibilizou o Firefox 3.0.13 para os usuários da versão 3.0.x. O update aprimora a estabilidade e corrige falhas sérias de segurança e, assim como a versão 3.5.2, ele está disponível através do sistema de atualizações ou do site oficial da empresa.



Firefox 3.5.2 e 3.0.13 corrigem problemas de segurança no SSL

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

As atualizações do Firefox para 2 sérios problemas de segurança já estão disponíveis para as séries 3.0 e 3.5. Reveladas na semana passada na conferência Black Hat, as falhas podem levar a spoof de certificados e execução de código arbitrário inserido em certificados especialmente construídos para este fim. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).



Tags deste artigo: firefox