Atualize o seu LibreOffice para a versão lançada hoje, 3.5.4
30 de Maio de 2012, 0:00Berlim, 30 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.4, a quinta versão da família 3.5 da suíte de software livre. O LibreOffice 3.5.4 oferece uma melhora significativa de desempenho sobre a versão anterior do produto, resultado da combinação de várias otimizações executadas nos últimos meses, bem como a caça aos bugs e regressões feitas regularmente pelos voluntários e desenvolvedores da melhor suíte livre jamais criada.
O LibreOffice 3.5.4 é a versão mais rápida da suíte com ganhos de até 100% ao abrir grandes arquivos (dependendo do sistema operacional, da configuração do hardware e do conteúdo do arquivo).
A Document Foundation recomenda que os usuários atualizem as versões anteriores para o LibreOffice 3.5.4.
O LibreOffice 3.5.4 está disponível para baixar na página
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/
Os registros de mudanças estão em
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2
Blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org/
LibreOffice Conference 2012
Nos dias 17 a 23 de Outubro de 2012, acontecerá a Conferência Global do LibreOffice em Berlm, Alemanha.
Os detalhes do programa e a chamada para trabalhos estarão disponíveis em: http://conference.libreoffice.org
Sobre a Document Foundation (TDF)
Contatos para mídia
-
Florian Effenberger - Munich, Germany
E-mail: floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff -
Charles H. Schulz - Paris, France
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org -
Eliane Domingos de Sousa - Rio de Janeiro, Brazil
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org
Skype: elianedomingos -
Italo Vignoli - Milan, Italy
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli
Detalhes completos dos contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/
Detalhes legais da TDF: http://www.documentfoundation.org/imprint
* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil
* Blog da The Document Foundation
Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012
25 de Maio de 2012, 0:00Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012 na Assembleia Legislativa do RS.
http://goo.gl/9KOMW
Foi encaminhado em 24/05/2012 o PL 115/2011 ODF aprovado na AL-RS para ser sancionado pelo Governador Tarso Genro.
http://goo.gl/wJS0c
O Governador Tarso Genro (ao centro) apoia o Software Livre e o Padrão Aberto de Documentos, NBR ISO 26300 ODF:
http://goo.gl/zxAIi
O Governador Tarso Genro assina Protocolo Brasília ODF no FISL.
http://miud.in/1jWU
Com uma proposta inicial da Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias a ARACOM, através do seu presidente, Lauro Pacheco, o Deputado Estadual Miki Breier na presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, atende a uma reivindicação antiga dos movimentos sociais e principalmente os de radiodifusão comunitária e protocolou nessa segunda feira dia 28 de março o projeto de lei que da “preferência” ao uso de software livre na padronização de documentos oficiais pelas instituições estaduais e municipais da administração pública direta e indireta no Rio Grande do Sul.
Foto: Dep. Miki Breier (esquerda) e Lauro Pacheco (direita).
O projeto de lei consiste em recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF.
Baseada na Lei ODF 15742/2007 do estado do Paraná, está protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul o PL 115/2011.
* por Elton Levi Schröder Fenner
Projeto de Lei no 115 /2011
Deputado(a) Miki Breier
Dispõe que os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 1o - Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 2o - Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;
III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual
para a necessária tecnologia.
Art. 3o - Os entes, mencionados no art. 1o desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC26.300 (Open Document format – ODF).
Art. 4o - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, em
Deputado(a) Miki Breier
JUSTIFICATIVA:
O presente projeto de lei visa recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF, pois o padrão
aberto é um requisito para que o Software Livre seja realmente livre na sua totalidade.
Os padrões de interoperabilidade, que preconizam a possibilidade de troca de dados e conteúdos oriundos de sistemas de informação diversificada são essenciais tanto no segmento privado como público.
Com esta utilização e padronização efetiva, provocar-se-ão avanços significativos na utilização do software livre no país. Para demonstrarmos nossa atualização como mundo da informática, devemos observar o exemplo do governo francês, que já recomendou que todas as publicações de seus documentos públicos devem estar disponíveis em formato ODF de acordo com o relatório do Primeiro Ministro da França, e sugere ainda aos seus parceiros europeus que também o façam, quando da troca de documentos em nível europeu.
No Brasil, o Estado do Paraná foi pioneiro em aprovar uma lei de teor similar que já começou a dar resultados econômicos e de apropriação social do conhecimento tecnológico aberto. Logo atrás veio o Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Rio Grande do Sul somente na Assembleia Legislativa economizará aproximadamente o valor de R$ 700.000,00 reais em cada renovação de contrato com fornecedores de Software.
Diante do exposto, solicito o apoio dos meus pares, para aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a padronização dos documentos públicos do Estado do Rio Grande do Sul em formato OpenDocument Format – ODF.
Sala das Sessões, em
Deputado(a) Miki Breier
Novo layout do site LibreOffice
14 de Maio de 2012, 0:00Veja o Novo layout do site LibreOffice, muito mais acessível aos recursos disponíveis.
Um visual moderno e intuitivo.
Instagram para Android ganha novo recurso: Tilt-Shift
9 de Maio de 2012, 0:00Usuários agora podem definir foco da imagem para dar destaque a um objeto específico. Recurso já estava disponível no iOS.
O aplicativo do Instagram para Android recebeu uma atualização para a versão 1.1.0 e ganhou um recurso bastante popular que era exclusivo do iOS: o Tilt-Shift.
O Tilt-Shift é um filtro que dá um efeito de profundidade na foto e destaca um objeto específico nela. O usuário pode definir uma parte da imagem para ganhar foco, e, assim, destacar o que quiser nela.
Apesar de lembrar bastante a versão de iOS, o Instagram para Android foi lançado sem alguns pequenos recursos presentes no irmão do iPhone. Aos poucos, porém, os desenvolvedores vão incluir as funcionalidades para igualar os apps.
O Instagram 1.1.0 pode ser baixado gratuitamente na loja Google Play.
* fonte: Olhar digital
Está disponível o Manual do LibreOffice
9 de Maio de 2012, 0:00Esse Manual do LibreOffice foi traduzido pelos voluntários da Comunidade LibreOffice Brasil, é conhecido como Guia do Iniciante do LibreOffice.
O Manual possui instruções básicas de cada um dos seis aplicativos: Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base.
São 389 páginas de dicas pra você tirar o maior proveito da melhor suite de escritório livre, o LibreOffice.
Pegue o Manual do LibreOffice grátis:
The Document Foundation anuncia um Programa de Certificação LibreOffice
7 de Maio de 2012, 0:00Berlim, 07 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o Programa de Certificação para promover a prestação de serviços profissionais sobre LibreOffice e ajudar no crescimento do ecosistema da suite de escritório livre do mundo.
O programa é descrito na página seguinte:
http://www.documentfoundation.org/certification .
"O Programa de Certificação irá reconhecer a competência de pessoas capazes de desenvolver e apoiar LibreOffice, fornecer serviços de integração em torno do conjunto, oferecer treinamento, manutenção e migração nas empresas de software proprietário para software livre", comenta Italo Vignoli, Membro do Conselho de Administração da The Document Foundation. "A TDF Certificação é uma oportunidade para os patrocinadores, membros da TDF e terceiros, para construir um negócio em torno do LibreOffice, para ajudar as empresas de qualquer tipo e porte para tirar o máximo proveito da melhor suíte de escritório livre".
O Programa de Certificação será supervisionado pelo Conselho de Administração, através de um Comitê de Certificação coordenado por Italo Vignoli e composta por 10 pessoas: Olivier Hallot e Charles Schulz para o Conselho de Administração; Sophie Gautier e Nouws CR para a Comissão de Sócios; Stephan Bergmann, Jan Holesovsky, Tim Janik e Björn Michaelsen para a comunidade do desenvolvedor; Lothar Becker e Jacqueline Rahemipour para terceiros.
Os primeiros desenvolvedores certificados e os terceiros serão anunciados em maio, durante LinuxTag (Berlin, 23 a 26 de maio de 2012), quando o Comitê de Certificação se reunirá pela primeira vez. Após a reunião, TDF irá anunciar o roteiro para a certificação, incluindo pré-requisitos para terceiros não envolvidos no projeto e as primeiras datas para treinamentos e exames.
Tradução livre: Vitorio Furusho
* fonte: The Document Foundation Blog
A The Document Foundation anuncia a nova versão do LibreOffice 3.5.3
2 de Maio de 2012, 0:00Berlim, 2 de Maio de 2012 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.3, a quarta versão da família 3.5. O LibreOffice 3.5.3 é mais estável para utilização em, ambientes empresariais e usuários individuais da melhor suíte de escritório em software livre.
Uma das novidades da versão é a inclusão da ferramenta Diagramas, que permite criar organograma, diagrama de pirâmide, diagrama de círculos e diagrama de setas.
- Melhorias no desempenho do Calc,
- melhorias no verificador gramatical LightProof,
- edição colaborativa de planilhas com o Telepathy,
- melhorias no filtro de importação do Microsoft Publisher,
- exportação de PDF assinados digitalmente,
- controle remoto do Impress com smartphone,
- nova interface do usuário para seleção de modelos,
- nova interface em Java para a aplicação rodar no Android,
- melhorias na exportação de arquivos SVG,
- e na melhoria do ferramental de testes.
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil
Os registros de açlterações estão em
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.3/RC1 e
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.3/RC2.
Link para o blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org
Sobre a Document Foundation (TDF)
Contatos para mídia
- Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1) E-mail: floeff@documentfoundation.org - Skype: floeff
- Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1) E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
- Eliane Domingos de Sousa (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3) E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org - Skype: elianedomingos
- Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org - Skype: italovignoli GTalk: italo.vignoli@gmail.com
Detalhes completos dos contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/
Detalhes legais da TDF: http://www.documentfoundation.org/imprint
Tradução voluntária: Olivier Hallot