Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
cover do http://fernandoike.com

How to Recover OFTC (Debian IRC) password?

31 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ok, it’s terrible!

I also didn’t remember my  OFTC IRC password. OFTC works the same way as Freenode, but it currently hosts Debian IRC channels.

Well, I needed to recover my password, so what did I have to do?

The procedure is a little different from Freenode, only when sending private messages to nickserv and it will send a temporary password:

/msg nickserv help
 P.S.: Thanks OFTC Staff for the tip. :) 


How to recover Freenode password?

31 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

I forgot my Freenode password. Ok, I didn’t use it in a long time.

Freenode is a nerd old school chat, it was (still is) text-based. It was/is a good place for Free Software/OpenSource projects: PostgreSQL and Ubuntu are there, Debian has been there for many years.

To recover the password its is recommended to check Freenode FAQ.  If you need a quicker way it is very simple.  You will write to Freenode Staff in #freenode channel  with the request to reset your password. But before, you must register the nickname with an email so Staff will send you a temporary password.

P.S.: Thanks Staff guys! :)

 

 



Como amarrar seu tênis

28 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Numa nota passada comentei que tive que parar uma corrida para amarrar o cardaço que tinha desfeito o nó. Não é legal parar porque acaba-se fazendo tudo as pressas. =/

O Webrun tem um vídeo de como amarrar adequadamente seu tênis. Dica testada e aprovada.  Pode assistir aqui.



Séria Delta – Etapa China

28 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Neste domingo às 7:30 da matina fui correr 5Km na Série Delta ao redor do Museu do Ipiranga. Essa foi a segunda corrida com relevo variado, a primeira foi a Ecorun em Brasília e essa foi “tensa”, sofri um pouco nas subidas mas consegui completar razoavelmente bem.

Atrasei um pouco para chegar no evento, consegui pegar o chip faltando 1 minuto para a largada e obviamente eu não consegui fazer aquecimento, alongamento e etc. Senti muita falta de um relógio para controlar o pace (mais que um tocador de música), já coloquei no meu checklist para corridas.

Meu tempo foi 27 minutos e 13 segundos, está na média de outras corridas. Poderia fechar nos 26 minutos mas no meio do percurso o cardaço dessamarrou e tive que refazer o nó, perdi alguns segundos preciosos. =/

Bom, corrida foi ótima mas essa é a minha última de 5Km. Foco está consolidar nas corridas de 10 e 15Km para quem sabe no fim do ano estar na corrida mais tradicional do Brasil…

Será? Será? Será?

P.S. Dia seguinte da corrida e não estou sentindo nenhuma dor e nem com o corpo travado. :D



5km da 10ª Meia Maratona de SBC

28 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Bem…

15 dias sem treinar, só na gordice mas ao menos fiz um tempo razoável na corrida de 5km na meia maratona de São Bernardo do Campo. Meu tempo foi de 27:02 com peace de 5:22, até que não foi ruim.

Bom, estou tentando mudar para as corridas de 10km e possivelmente para 15km no fim do ano. Quem sabe. ;)



Mars Curiosity: Skynet coming soon

28 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Essa semana a humanidade o máquina mais complexa e autônoma construída até então. A Mars Curiosity é do tamanho e peso (900Kg) de um carro e pousou em Marte com sucesso.

Confesso que o modo que usaram para que o Curiosity (aliás, belo nome!) foi muito ousado. A Nasa chamou a entrada na atmosfera e pouso no solo de Marte como: “Sete minutos de terror”. Nesse período o equipamento teve a velocidade reduzida de 21 mil km/h para 3/km/h usando um grande paraquedas e depois usou um “guindaste aéreo”  para que Curiosity pudesse pousar e iniciar sua pesquisa.

Esse guindaste aéreo foi o que mais intrigou, seu computador estava preparado para fazer as movimentações necessárias para que o Curiosity pousasse suavimente na superfície. Caso acontece um vento inesperado, teria que fazer a correção, sendo que após o pouso da Curiosity fiquei me perguntando onde será que o guindaste pousou? :)

Até o momento e de conhecimento público, Mars Curiosity é o robô mais autônomo já construído. Mais um passo para Skynet. :P



5km da meia maratona de São Bernardo

28 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Atualmente tenho treinado para correr 10km, meia maratona é objetivo para o ano que vem. Mas como vai ter corrida na cidade que moro, decidi me inscrever para correr 5Km da meia maratona de São Bernardo para sentir o clima.

Quem sabe acelero o treino para correr 21km até o fim do ano. :P



PGBR – FISL13

4 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

action

Algumas coisas legais pude fazer no FISL 13 , acho que as principais foram participar de duas hackathon: PGVM e PostgreSQL.

A hackathon do PGVM foi realizada com o Guedes, Fabrizio MelloLeonardo Cézar e eu. O PGVM é abreviação de PostgreSQL Version Manager,  sendo ele baseado no Ruby Version Manager,  o RVM permite  utilizar várias versões do Ruby num mesmo computador com grande facilidade, portanto o PGVM possibilita utilizar várias versões do PostgreSQL da mesma forma.

O PGVM ainda está no estágio inicial de desenvolvimento mas já permite brincar um pouco. :)

Ah, mas então… O que é um hackathon?

“Maratona hacker” é uma atividade que durante um dia ou mais junta-se desenvolvedores, usuários, designer, etc. para “acelerar” o desenvolvimento de um  produto (neste caso: software).

Voltando…

Infelizmente não tiveram palestras sobre PostgreSQL, apesar de saber que houve várias propostas inscritas. Uma justificativa para não seleção está na forma de como são selecionadas (Torneio Suíço) as palestras atualmente no FISL favorecem palestrass de apelo muito popular.

Foi importante ter o estande do PostgreSQL com ajuda da Target Trust, ficamos por ali conversando sobre o que poderia ser feito para dar um pouco mais de visibilidade. Claro, foram várias tempestades de idéias com propostas fantásticas,  algumas bem ousadas. Confesso que as idéias mais viajantes sairam da minha mente, mas depois de ler uma discussão na lista do grupo de usuários Debian Brasil fez-me voltar ao chão. Foi postado uma link para um texto que escrevi ano passado sobre grupo de usuários e fez refletir de como eu gostaria de ajudar.

Creio que o um dos caminhos é fazer atividades “hacker” nos eventos que pudermos reunir. As duas hackathon são exemplo e foram divertidíssimas, talvez o caminho seja guiar as pessoas que querem ajudar de alguma forma o PostgreSQL possam fazer coisas se divertindo. Não precisam dedicar horas ou dias a fio e deixar de fazer outras coisas, apenas farão o que puder e principalmente que curtam.

Pelo rumo que está o PostgreSQL Brasil é provável que não tanha uma nova conferência PGBR para 2013 mas que o FISL 14 estarei lá como possível palestrante e ajudando a organizar um PgDay ou quiça uma Mini-PGBR. :)


Filed under: debian, postgresql, SL Tagged: banco de dados, fisl13, hacking, pgvm, postgres, postgresql, software livre, sql

Debian Brasil – FISL13: A mochila fundadora

3 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No último dia do FISL encontro algumas pessoas que gosta do Debian surgiu a idéia de fazer alguma coisa para o FISL 14 . O André Machado conta com detalhes como foi esse encontro e a continuação do papo acontece na lista do Debian Brasil. :)


Filed under: debian, meme, SL Tagged: debian, fisl13, fisl14, software livre

FISL 13 – Eu fui!

3 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

   

    Já perdi a conta de quantas vezes participei do FISL. Todas  de alguma forma foram proveitosas, mesmo quando tive que passar a maior parte do tempo trabalhando ou indo por um dia no evento.

    Todos os anos voltamos a “Festa da Padroeira” (como diria o Cezinha), este ano tinha espaço para andar sem trombar! Sem contar que estava frio. Não, não estava frio, não… Estava frio para c$r$lhX

    Como toda festa de padroeira, muitas vão pela primeira vez, muitos voltam, outras deixam para voltar na próxima vez e outras nunca mais voltarão. Mas o importante é que todos sabem que FISL estará sempre lá para aqueles que queiram encontrar alguns malucos  que estão afim de fazer alguma coisa em Software Livre/Código Aberto.

    Esse no de 2012 fui apenas como espectador, assisti algumas palestras e revi muitos amigos. Senti falta de muitos amigos que não foram ou que não pude encontrar por lá, mas principalmente senti falta dos grupos de usuários (PostgreSQL e Debian) que de alguma forma ajudei nesses últimos anos.

    Ir ao FISL é sempre bom, sempre voltamos com milhões de ideias na cabeça, energia renovada para voltar a contribuir com frequência e principalmente: ver que os anos pioneiros de Software Livre foram importantíssimo pois não se viu no FISL esse ano algo que acontecia algum tempo atrás…

    Nos primórdios, uma das atividades mais importante em qualquer evento de Software Livre era fazer um Install Fest para fazer instalação de alguma distribuição Linux. Se teve esse ano, passou praticamente despercebido mas foi interessante perceber (insigth do Flávio Pontes) que as necessidades mudaram ou talvez “evoluiram”.

    Bom, resumindo, o que senti falta:

  • Grupo de usuários: Estavam lá vários grupo de usuários de distribuições mas estavam mais tímidos.
  • Muvuca: Andei tranquilamente sem esbarrar em ninguém ou ser levado pelo mar de gente para assistir ou sair de uma palestra. :)
  • Calor: Bem que o FISL poderia ser realizado numa semana mais quente. Nos últimos anos, a organização teve a proeza de combinar com São Pedro para que o FISL sempre aconteça numa semana bem fria.
  • Freebeer: Ok, estava lá mas não tive oportunidade de experimentar.
  • Palestras: Tiveram algumas palestras bem legais de modo geral porém o conceito de torneio suíço nivelou as palestras muito por baixo. Esse ano foi bem mais fácil escolher as palestras que gostaria de assitir.

    É isso, foi bom! Foi divertido e nos vemos no FISL 14. ;)

Obs. Esqueci… Fui no show do BR-080! :)


Filed under: debian, meme, postgresql, SL, tech Tagged: codigo aberto, debian, fisl, fisl13, fisl14, hacker, postgresql, SL, software livre