Debian no FISL14
20 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaNeste FISL 14 temos muitas atividades Debian! :)
Atualmente são:
Bastidores Debian - Entenda como a distribuição Funciona - Eriberto
Oficina de criação de pacotes Debian - Loureiro
Oficina da Maratona de Empacotamento - fike
Integration of VistA Into Debian - Andreas Tille
Debian Med Project - Andreas Tille
GNUmed: Prontuário Eletrônico do Paciente do projeto Debian-Med Rogério Luz Coelho
Plenária Debian
Debian como seu desktop e colabore com o projeto - Albino
Debian Linux kernel tuning cargas extremas I/O ambiente corporativo, sgbd, email André Felipe Machado
Bastidores Debian - Entenda como a distribuição funciona Eriberto
Meu plano original era fazer a maratona de tradução no FISL mas como a oficina que foi aprovada foi de empacotamento, a maratona de tradução vai ser adiada um pouco. Mas é só um pouco. ;)
Então, pensando em como será a maratona de empacotamento (hackathon) Debian no FISL 14.
Pre-FISL
Objetivo do hackathon é ajudar o debian empacotando software que não estão empacotados no Debian, contribuir com pacotes existentes ou adotar um pacote órfão. Recomendação de leitura antes do FISL 14.
Texto do Terceiro ”Participando do projeto Debian - como começar”
Palestra do Eriberto ”Empacotamento de software no Debian GNU”
Se está você está começando agora, leia o que puder e procure um pacote ou um software para participar da maratona. Recomendo começar com um programa pequeno ou simples. Caso não tenha se identificado com algum time de empacotamento como o Terceiro comenta em seu texto, pode conversar comigo antes ou durante a maratona que posso ser o co-mantenedor ou fazer uma revisão antes de ser enviado por você para o Debian.
Existe muitos bugs nos pacotes que são fáceis de resolver: arquivo de licenças desatualizado, faltando página de manual, link quebrado do arquivo debian/watch, etc. Também no começo evite pacotes desenvolvidos em linguagens de programação que você não tem familiaridade, exceto se quiser aprendê-la.
Não precisa esperar a maratona, pode começar antes do evento. :)
Durante o FISL
Estarei a maior parte do FISL na área de grupo de usuários trabalhando nos pacotes, pode me procurar por lá. Também está nos planos raptar os desenvolvedores debian que estarão por lá para ajudar-nos com os possíveis pacotes NMU. Os NMUs a grosso modo acontecem quando sobe um pacote para o Debian em que o autor desta versão do pacote não é o “oficial”.
:)
O vinagre (2)
18 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaHoje (17 de Junho de 2013) ainda está ocorrendo a manifestação contra aumento do transporte público (ônibus e metrô em São Paulo).
Segundo as notícias na internet, estima-se que tiveram um pouco mais de 200 mil participantes em todo Brasil. É um número significativo, tem uns 20 anos que não acontecia algo semelhante. Confesso, estou contente com a manifestação mas também preocupado.
Claramente a origem das manifestações com o Movimento do Passe Livre e conforme seus organizadores é um movimento apartidário mas não anti-partidário. Eles também se posicionam ideologicamente à esquerda. Nada contra, acho válido mas tanto para eles como os que consideram anti-partidários deverão tomar cuidado agora pois desde a última Sexta-feira (14/06/2013) a direita ou melhor, os setores mais raivosos e inteligentes se reposicionaram e pararam de atacar os protestos e movimentos que estavam/estão organizando e passaram a apoiá-los. E não foi só isso, estão disputando para transforma as manifestações contra o governos atuais.
Para ser ilustrativo, compare o comentário do Jabor antes (aqui e aqui) e depois (aqui). Não se atenha ao pedido de desculpa mas no restante do conteúdo, ouvirá que ele tenta direcionar para outras bandeiras. Isso é ruim?
Não! É parte da “democracia” atual e agora a disputa e direção das manifestações esta colocada. Então, meus poucos leitores (são bem poucos pelo as estatísticas de acesso) não sejam anti-partidários. Partido também é “estar de um lado (posição)” e o que não existe nessa manifestações é alguém sem um “Partido” e hoje o maior desafio para MPL será (caso consiga reverter o aumento da passagem) mostrar para onde irão ou se os protestos se generalização como foi a Primavera Árabe ou as manifestações na Turquia (Gerzi).
Recomendo assistir Krisis, documentário sobre a crise na Grécia em 2008 e os protestos contra o governo e a crise. Interessante assití-lo porque Athenas foi sede da Olimpíada de verão em 2004. ;)
Ah! Claro, Rauzito para trilha sonora.
Ah, o vinagre!
15 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAh, o vinagre!
Acho que não precisa dizer muito mais, existem muitos relatos como foram os protestos contra o aumento da passagem para transportes coletivos em todo país. Em São Paulo especificamente foi mais explosivo porque a polícia agiu com mais violência contra as manifestações.
Eles estão completamente descontrolados!
Se tem dúvida disso? Foi filmado um policial quebrando o vidro de uma viatura. Como é que explica isso?
Além da tradicional truculência com os manifestantes, eles atacaram indiscriminadamente qualquer estivesse no caminho deles, foram jornalistas, idosos alvejados por balas de borracha (por enquanto stão usando borracha…) e por sorte não teve criança ferida.
Assistir o notificiário televisivo vai parecer muito mais brando do que realmente foi, mas nunca vi durante a redemocratização (desde 1989) do país uma truculência tão forte com manifestantes. Se você quer ver realmente o que aconteceu, desligue a televisão e procure na internet, tanto os relatos a favor dos manifestantes como contra e tire você mesmo as suas conclusões. Principalmente, assista os vídeos espalhados na internet.
Sabe porque os reajuste das passagens eram realizados no começo do ano? Provavelmente você não lembra há alguns anos atrás eram realizados no meio do ano mas com as manifestações dos estudantes e outras categorias de trabalhadores (principalmente os que tinha data base para o reajuste do salário no meio do ano) protestavam! Então os governantes da época alteraram a data para que não houvesse protestos pois no início do ano os “baderneiros” (ou futuro do país) estavam de férias.
Mas voltando ao tema principal. Faz tempo que não a juventude não protestava, lutava na rua. Finalmente sairam do sofá! :)
Ah, claro senhores governantes, não façam como no Egito, Tunísia, ou Turquia. A história recente já mostrou que a repressão seja virtual (Egito tentou “desligar” a internet lá.) ou física passará despercebida. Todos estão de olho no Big Brother.
Se interessar, tem um resumo dos fatos mais marcantes do último protesto aqui.
Como filmar um protesto, assista o vídeo abaixo.
FISL 14 - Eu vou!
14 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaE lá vamos nós novamente na festa da padroeira (como dizia @cesaraovivo). FISL está na edição 14, são quatorze anos do evento nerd mais antigo da América Latina. ;)
Bom, nesse ano irei falar sobre o PostgreSQL 9.2 e um algumas novidades da próxima versão (9.3). Mas além disso também estarei organizando um hackathon de empacotamento Debian.
Num próximo post comentou como será o hackathon.