O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro une o terreiro e o picadeiro e cria uma manifestação própria da cidade de Brasília, DF. Nessa mistura criou-se o mito do Calango Voador, tradição recém inventada, ao som do samba pisado, um som também inventado pelo grupo. O mito conta a história do cerrado que se encontra com a cidade/capital da nação, instalada e povoada com novos seres do imaginário popular brasileiro, levando para o mundo sobrenatural modernas figuras ligadas à terra do grupo. Há cinco anos o grupo produz o Festival Brasília de Cultura Popular, um espaço de festejos, ensaios e oficinas, que contribui para o desenvolvimento da cultura popular na jovem capital do país.
Nessa quinta edição do Festival Brasília de Cultura Popular, que acontece de 18 a 20 de setembro, 20 grupos da cultura tradicional se apresentarão na capital federal. As inscrições para as oficinas de dança e percussão ministrados pelos grupos de Cavalo Marinho Boi Pintado e Afoxé Alafin Oyó, já estão abertas. As oficinas serão realizadas no Complexo Cultural da Funarte, de 14 a 17 de setembro, das 9h às 12h.
Além dos brincantes, mamulengueiros, palhaços, malabaristas, artesãos e grupos tradicionais que se apresentam durante o Festival, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro lança seu primeiro CD. No CD as especiais participações de Dinda Salustiano e sua rabeca encantada, Petit Mamady Keita e a força de seu djembê, além dos queridos pifeiros, Mestre Zé do Pife, as Juvelinas e Ventoinha de Canudos e dos belos metais da Orquestra Marafreboi, o grupo mostra seu samba pisado e seus tambores do centro do país ecoam para o Brasil e para o mundo. O lançamento está marcado para o dia 20 de setembro durante o evento. Vocẽ pode conhecer um pouquinho do som clicando aqui !
Serviço:
5 Festival Brasília de Cultura Popular - DF
De 18 a 20 de setembro de 2009
Inscrições abertas para as oficinas de dança e percussão, de 14 a 17 de setembro, pelo e-mail: brasiliabrincante@gmail.com
Mais informações no blog oficial Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
0sem comentários ainda