Por Thereza Dantas
O coco é dança de roda onde casais marcam o ritmo com seus tamancos e palmas em festas no litoral ou no sertão nordestino. Tem vários nomes: coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros como coco-de-ganzá e coco de zambê, que são os instrumentos que acompanham as rodas junto com o surdo, pandeiro e triângulo.
Para quem estiver por João Pessoa, PB, há uma boa oportunidade para ver vários grupos de coco no I Encontro de Cocos do Nordeste que acontece de 10 a 13 de dezembro no Busto de Tamandaré na Praia de Tambaú e na Praça Antenor Navarro no Centro Histórico de João Pesso, PB.
O I Encontro de Cocos do Nordeste reúne mestres cantadores, tocadores e dançadores de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, além de grupos convidados do Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas. Além dos espetáculos, exposição de fotos, debates e palestras acontecem no Hotel Ouro Branco, em Tambaú. O evento é organizado pelo Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, através do Departamento do Patrimônio Imaterial – DPI.
0sem comentários ainda