Festa de São João é comemorada no Brasil inteiro. No mês de junho é tradição passar por algum arraial, mas as festas juninas do Nordeste andam bem diferentes da simplicidade do campo. A produção de uma quadrilha ficou tão sofisticada que a prefeitura de Caruaru, PE, resolveu inovar na Festa de São João relendo os elementos tradicionais. A festa deste ano será em homenagem ao centenário de Mestre Vitalino. O evento acontece em 42 dias, ou seja, do dia 30 de maio ao dia 10 de julho, dia do aniversário do Mestre do barro.
Uma das mais antigas festas juninas do Nordeste, a festa de Caruaru promete resgatar os brincadeiras, os bonecos do Mestre Vitalino, o Alto do Moura, as bandas de forró de Pé de Serra e as comidinhas típicas. Mês de junho é também o mês das Vaquejadas e a 13ª edição da Vaquejada de Carpina, PE, já tem data marcada. Nos próximos dias 15, 16 e 17 de junho, acontece a segunda etapa do campeonato pernambucano com a apresentação de quatro bandas para animar o público, entre elas Aviões do Forró, Forró do Muído e Ferro na Boneca. Há quem afirme que a Vaquejada é a versão do rodeio no Brasil. As competições começam pela manhã (7h) e os shows acontecem a partir das 20h.
Mas como já disse no início do texto, tem festa junina no Brasil inteiro, Minas, Sâo Paulo e Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Paraná, onde você estiver terá um arraial no final de semana para pular uma fogueirinha... E a festa junina é tão importante na cultura brasileira que tem até site explicando como é que se faz uma, clica e monte a sua !
0sem comentários ainda