Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Festas Populares

- -
Tela cheia

A cultura dos Assentamentos Rurais - CE

25 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2038 vezes

Por Thereza Dantas

Terraviva

O Ceará é um estado pioneiro na organização de atividades culturais dos assentados rurais. Nos assentamentos não é incomum encontrar grupos de coco, São Gonçalo, capoeira e teatro. Nos dias 25 a 28 de novembro, o município de Canindé (a 108km de Fortaleza, CE) será sede do Festival de Cultura Terra Viva, Terra de Arte, onde diversos grupos artísticos se apresentarão. Essa troca de saberes visa também incentivar a produção e circulação da arte no mundo rural e dar maior visibilidade aos povos do campo enquanto produtores de cultura. Para a coordenadora geral do Pontão de Cultura Terra Viva, Margarida Rodrigues, formado por seis Pontos de Cultura de Assentamentos do Ceará, o evento “está cercado de grande expectativa”. A coordenadora explica que os assentados são descriminados e essa “é uma forma de mostrar o nosso trabalho para quem vive na cidade”.

Com o objetivo de preservar, valorizar e difundir a produção artística e cultural dos assentamentos de reforma agrária, o evento vai reunir cerca de 28 grupos culturais de assentamentos do Ceará, Maranhão, Pará Sergipe e Rio Grande do Norte e grupos convidados. Em quatro dias de Festival, a arte e a cultura estarão em pauta nas diversas atividades programadas. Dentro da programação do evento os grupos artísticos dos assentamentos terão a oportunidade de trocas de experiências e novas aprendizagens sobre o fazer artístico e a dimensão política da cultura. Toda a programação será desenvolvida no Centro de Canindé e no assentamento Todos os Santos, no mesmo município.

Programação
Durante o dia, o evento será movimentado por oficinas, debates, rodas de conversa e um grande seminário sobre “Terra, Cultura e Transformação social”, do qual participarão representantes locais e nacionais de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); de instituições, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); do Ministério da Cultura (MinC); de Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Canindé; do SEBRAE ; e de especialistas na esfera da cultura, como Amir Haddad e Oswald Barroso.

Ao cair da noite, entram em cena grupos artísticos de assentamentos de reforma agrária, em um grande cortejo pelas ruas de Canindé e apresentam sua arte nas Mostras de Teatro da Terra, de Cultura Popular Tradicional e no Show Terra Viva. Dois grandes palcos – Neo Ramos e Patativa do Assaré – montados na Praça de Canindé recebem parte dos espetáculos e shows. A programação tem lugar ainda no Centro de Treinamento da Paróquia de São Francisco.

O Festival de Cultura Terra Viva, Terra de Arte é uma iniciativa do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte, da Associação dos Pequenos Trabalhadores Organizados do Assentamento Todos os Santos e do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária/INCRA/CE. 

Mais informações: www.terradearte.com.br

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.