Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Como o Software Livre pode ajudar na recuperação da economia?

18 de Janeiro de 2019, 12:33 , por Fernão Falleiros de Souza - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1588 vezes

Sempre que as crises econômicas assolam os países, a geração de empregos é um dos pontos mais atingidos. Esta situação tem reflexo na imediata redução dos custos em que, principalmente os micro e pequenos empresários se veem obrigados a fazer.

Assim sendo, o primeiro erro estratégico é ver o colaborador como um custo e não como alguém que pode me ajudar a superar o momento de crise. Este erro de pensamento, obriga diversas pessoas que passam a ser desempregadas, a reduzir suas atividades de consumo, o que arrasta a economia mais para baixo, criando um círculo vicioso que faz com que períodos de instabilidade econômica sejam mais e mais duradouros.

Quando falamos que o livre mercado pode ser a salvação para a questão econômica, não estamos defendendo uma selvageria em que apenas os grandes conglomerados político-econômicos possam passar sem grandes feridas. Referimo-nos mais especificamente às formas encontradas para redução dos custos operacionais.

A substituição dos chamados softwares proprietários por suas vertentes do mundo livre, conhecidos como softwares livres (sob a Licença GNU/GPL) podem ser instrumento de melhoria dos custos operacionais, já que não há quaisquer cobranças ou licenças que sejam exigidas e seu uso comercial não é proibido.

Claro que temos sempre que lembrar a estes empresários, que se desejarem passar pelas crises e se salvar da falência, que esta não é uma solução meramente gratuita. Software gratuito e livre não são necessariamente a mesma coisa. O software pode ser gratuito e não ser livre – mas todo Software Livre tem que ser gratuito – então neste caso (Software gratuito, mas não-livre) seu uso comercial pode ser restrito, algumas funcionalidades podem não ser disponíveis na versão gratuita, etc.

Tal problema inexiste com os softwares livres, que permitem até a customização do programa para que o empresário desenvolva uma “versão’ que atenda a suas necessidades especificas.

É neste ponto em que a economia pode ser maior, pois além de não insidir em custos ao negócio, com um treinamento relativamente simples, os colaboradores podem propor e efetivar alterações no sistema e gerar impacto nos processos, propondo alterações mais profundas e duradouras.

Com isto, além de não colaborar com a queda da economia decorrente de demissões, ainda pode melhorar seus processos e ampliar suas estratégias de mercado, gerando o fôlego suficiente para sobreviver e crescer na crise.

As micro e pequenas empresas no nosso país são as que mais empregam e quando sofrem impacto de oscilações econômicas obviamente dão um grande golpe na economia interna. Logo, ter um programa de preparo para tais oscilações, deve ser uma das estratégias para a preservação do mercado. A proposta é voltada assim, a que micro e pequenas empresas possam direcionar suas melhorias de processos com o uso dos Softwares Livres que há, reduzindo seus custos operacionais e melhorando sua competitividade.

artigo crises econômicas


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)

Nenhum artigo selecionado ainda.