Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Sobre liderança – Depois não diga que não avisei

19 de Agosto de 2015, 23:15 , por PensoTI - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3 vezes

Assistindo um vídeo sobre liderança e sustentabilidade em empresas de Franklin Feder pude aprender e relembrar questões importantes sobre liderança como:

Analisando vídeo exibido em aula apontando questões sobre a comunicação na liderança foi possível perceber:

  • Uma liderança baseada somente em números e fatos não promete sucesso em 100% dos casos.

 

É interessante compreender que pessoas não são como números, não apresentam comportamentos e resultados matemáticos como uma simples máquina.

 

Ferder aponta três características fundamentais para uma boa comunicação sendo:

  • Disposição para falar;
  • Prontidão para escutar;
  • Abertura para boas discussões e consenso;

 

É muito importante que fique claro que para que uma equipe tenha sucesso em incorporar questões internas dentro da organização é indispensável que o líder ache formas de fazer com que a equipe absorva estes valores ou padrões, visto que o mesmo será um fracasso se for incorporado somente pelo líder.

Um pastor conhecido da cidade de Passo Fundo já disse muitas vezes nos sermões de sua igreja a seguinte frase: “Onde há pessoas, há problemas”, isso porque cada pessoa possui suas características individuais e por este motivo se dá a importância de o líder ter condições suficientes para exercer estas três características em sua liderança.

 

Para que a prática destes três elementos seja amplificada é necessário que o líder se permite fazer uso das habilidades que veremos a seguir.

 

Liderança: Analise de ambiente externo e Analise de ambiente interno

 

Quando falamos em disposição para ouvir todas as partes interessadas e escutar (aqui se adicionar também o termo analisar), as necessidades do contexto ao qual se está inserido, pode-se entender que escutar e analisar se refere ao ambiente interno e externo ao qual a organização está inserida, por isso que uma possível forma de melhor realizar estas atividades descritas por Ferber seria aplicar o conceito da administração no que tange ao termo conhecido até mesmo como Analise SWOT. Visto que através desta analise será possível obter pontos fortes e fracos ameaças e oportunidades encontradas pela analise.

É possível que alguns julguem isso como exagerado, mas não veja como algo altamente técnico, veja como vivencial, como aquilo que é do dia-a-dia de um bom líder, que também pode-se dar através do simples fato de observar e saber ouvir o que está acontecendo ao seu redor e aqueles fatores que acabam influenciando seus liderados de forma direta ou indireta.

 

Liderança: Comprometimento

 

O comprometimento tanto da liderança como dos liderados é de suma importância para que se alance sucesso principalmente quando há barreiras culturais que precisam ser quebradas para o alcance de um bem maior para equipe de forma individual ou coletiva

 

Liderança: Habilidades de negociação

 

Quando um líder se preocupa em desempenhar uma liderança de boa qualidade que deixa um legado para sua equipe, é preciso considerar que enquanto estiver falando para todas as partes interessadas e escutando todos eles muitas opiniões, sentimento e desejos poderão divergir e será necessário um ótimo diálogo com boas habilidades de negociação para que fique o melhor possível para a grande maioria dos envolvidos ou partes interessadas diretas ou indiretas.

 

Liderança: Autocontrole

 

É do cotidiano do líder ter que lidar com vários tipos de pessoas e situações, sendo muitas vezes confrontado e levado a sentimentos onde suas opiniões, planos, desejos, manias e características pessoais são colocados à mesa. O líder precisa sempre pensar no coletivo para que possa exercer sua comunicação de forma justa e pensando sempre no bem de sua equipe ao invés de si mesmo.

Um líder deve pensar sempre no bem coletivo e não individual, mesmo que isso desafie a si mesmo ou torne o processo decisório um pouco mais difícil.

É interessante entender um líder como um servo, ou seja, aquele que serve à alguém e não a si mesmo.
Muitos líderes se preocupam com sua posição social, seu cargo, seu currículo ou promoções futuras, muitas vezes se preocupando muitos mais com números do que realmente com pessoas, o resultado disso, e depois não diga que não avisei, poderá ser, sem sombra de dúvidas, a decretação do time of dead de sua liderança.

 

E você o que acha?

O post Sobre liderança – Depois não diga que não avisei apareceu primeiro em PensoTI.


Fonte: http://pensoti.com.br/projetos/sobre-lideranca-depois-nao-diga-que-nao-avisei

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.