Buenas amigxs de la red. Cá estamos nós a finalizar mais uma reunião muito produtiva da equipe do ((contestado|Projeto Contestado)). Embora ninguém tenha blogado nada do que havia se comprometido na última reunião (grunft!), já avançamos, e muito.
Primeiro de tudo, decidimos nosso foco. Sim, porque a Guerra do Contestado tem muitos pontos de vista diferentes, e não há como sumarizar tudo em apenas 15 minutos, tempo previsto para o curta. Na verdade, foi o foco que veio até nós.
Explicamos melhor: Claro Jansson, uma das pessoas que mais fotografaram cenas da questão do Contestado, tem-se feito muito presente desde o início dos projeto, tanto pelas suas fotos quanto pelos contatos quem tem sido feitos através de seu nome e de sua família. O Paulo Moretti, neto do Claro, tem sido super solícito em nos fornecer fontes para nossa pesquisa. Através dele, também pudemos entrar em contato com Rafael Bezerra, professor da UNICENP que está fazendo uma tese de doutorado com foco em fotógrafos com o perfil do Claro e tem muito material para compartilhar também. Além de tudo isso, teve a visão do Fernando Severo, que raramente lembra de seus sonhos, mas acordou com a imagem do fotógrafo muito nítida em sua consciência, pedindo para ser resgatado.
Então por tudo que foi descrito acima, hoje definitivamente optamos por focar o filme na visão de Claro Jansson. É a partir de suas imagens, colocadas em movimento. que retrataremos parte da Guerra do Contestado. Sim, parte da guerra, porque toda ela daria uma mini-série com certeza, e das bem longas! :D
Um foco mais Claro
31 de Março de 2009, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 563 vezes
0sem comentários ainda