Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog da fabs...
Tela cheia

Mudanças na Infraestrutura

7 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 484 vezes
Ocorreram várias mudanças desde que o [http://estudiolivre.org/tiki-view_blog_post.php?blogId=254&postId=1089|último post] falando sobre a infraestrutura do projeto foi publicado. Mudamos fisicamente de local, adquirimos hardware novo e tivemos alguns problemas no meio do caminho.

A mudança mais significativa diz respeito a aquisição do hardware novo. Antigamente possuíamos uma máquina que trabalhava como servidor local, provendo o serviço de NFS para máquinas e responsável pelo sistema de backup. A nova máquina adquirida possui dois discos grandes e de mesmo tamanho, então pudemos configurar o sistema utilizando [http://en.wikipedia.org/wiki/RAID#RAID_1|RAID1] e abrimos mão do antigo servidor local. Outra característica interessante dessa nova aquisição é que agora possuímos [http://www.samsung.com/in/consumer/pc-peripherals-printer/monitor/desktop-monitior/LS20CMZKF/XL/index.idx?pagetype=prd_detail|2 monitores LCD de 20"], que foram configurados utilizando o Xinerama, mas para acertarmos essa configuração nós passamos por maus lençóis...

Esses monitores novos da Samsung não conseguem transmitir as informações do display ([http://en.wikipedia.org/wiki/Extended_display_identification_data|EDID]) pela interface HDMI, por causa disso o monitor acaba ficando com resolução 640x480 no Linux. __No Windows esse problema é ainda pior__, o monitor nem sequer sincroniza (aka "liga") e você não consegue utiliza-lo para nada. Nessa altura nós tínhamos 2 monitores de 20" funcionando em resolução 640x480, ao menos o Xinerama funcionava. Foram 2 dias buscando solução para o problema da resolução, até [http://analogbit.com/node/23|encontrarmos aqui] uma forma de fazer com que o Xorg.conf ignore as informações do EDID e utilize apenas as informações configuradas no próprio arquivo. A solução que nós acabamos utilizando é um pouco diferente da existente no link anterior, mas o conceito (forçar configurações, ignorar EDID) é o mesmo. Adicional a versão final (na íntegra) do nosso [http://estudiolivre.org/tiki-view_blog_post_image.php?imgId=351|arquivo Xorg.conf] que estamos utilizando __atualmente__ na máquina, esse arquivo possui ainda outras configurações referentes ao Xinerama, a placa de vídeo nVidia, etc.

Esse foi realmente um dos problemas que mais nos deu dor de cabeça na parte da infraesturura. O resto da configuração da máquina foi bastante usual, existem outras pequenas configurações mas que são normais de qualquer instalação, além, é claro, das configurações específicas dos softwares instalados, mas que também não são nada fora do comum. Falaremos disso ainda em outras oportunidades, acho que por hoje é só... :)
Fonte: http://estudiolivre.org/tiki-view_blog_post.php?postId=1162

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.