Fabiano Moura - Tecnólogo em Processamento de Dados
Até a versão 2.0, o Firebird possuía 3 tipos de servidores:
- Classic;
- SuperServer
- Embedded.
A partir do Firebrid 2.5, o mesmo possui 4 tipos de servidores, além dos 3 mencionados acima, o SuperClassic. Vejamos a diferença entre os servidores:
- Classic: utiliza-se da mesma concepção de outros servidores de banco de dados, como Oracle, DB2, SyBase, SQL Server. Essa arquitetura acaba exigindo mais hardware, pois cada conexão, possuirá uma área reservada de memória e será um processo independente. Esta arquitetura, possui o suporte a Multi-Thread, Thread-Save.
- SuperServer: é uma arquitetura que não exige muito hardware, pois todas as conexões, irão compartilhar o cache. A principal diferença entre a arquitetura SuperServer da Classic, é que a arquitetura SuperServer, baseia-se no conceito de Threads, ou seja, cada conexão é uma Thread.
- Embedded: é uma arquitetura embarcada, aonde possibilidade que seja distribuído com o software, para ser rodado diretamente em CDs, DVDs, e em outras mídias. Possui algumas limitações, como não suporte a múltiplas conexões, mas muitos delas, foi resolvido com a versão 2.5.
- SuperClassic: é uma arquitetura híbrida das arquiteturas Classic e SuperServer. Esta arquitetura é indicada para uso de máquinas multi-cores/ SMP com grande quantidade de conexões.
Para sabermos qual a melhor versão a ser instalada, temos que conhecer muito bem, cada arquitetura do Firebird, saber qual é o hardware do servidor, qual sistema operacional, se é 32 ou 64 bits, saber quantos clientes poderão se conectar simultaneamente, e se mesmo assim tivermos dúvidas de qual versão instalar, neste caso é recomendado a arquitetura SuperServer.
0sem comentários ainda