Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

openSUSE - The Xperience - Robotica Livre para a Educação

14 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3437 vezes

Oi Pessoal,

Sou entusiasta na area de IA (Inteligencia Artificial), desenvolvo e trabalho com sistemas baseados en web e java+Qt asim por diante relacionar o uso e a aplicação na Robotica, via API's.

Aqui neste espaço, estarei falando sobre minha esperiencia e compartilharei asuntos relacionados con Programação Web, Java e Scripts a ser utilizados em plataformas OS; Unix, Solaris, Linux, y Mac.

Isso mesmo não falarei sobre Win.. nadica de nada...

Pra começar uma breve explicação sobre oque é IA, e seus conceitos.

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

 

A construção de máquinas inteligentes interessam à humanidade há muito tempo, havendo na história um registro significante de autômatos mecânicos (reais) e personagens míticos, como Frankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo do homem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.

Historicamente, existem dois grandes estilos de investigação em IA: IA "neats" e IA "scruffies". A IA "neats", limpa, clássica ou simbólica. Envolve a manipulação de símbolos e de conceitos abstractos, e é a metodologia utilizada na maior parte dos sistemas periciais.

Paralelamente a esta abordagem existe a abordagem IA "scruffies", ou "coneccionista", da qual as redes neuronais são o melhor exemplo. Esta abordagem cria sistemas que tentam gerar inteligência pela aprendizagem e adaptação em vez da criação de sistemas desenhados com o objectivo especifico de resolver um problema. Ambas as abordagems apareceram num estágio inicial da história de IA. Nos anos 60s e 70s os coneccionistas foram retirados do primeiro plano da investigação em IA, mas o interesse por esta vertente da IA foi retomada nos anos 80s, quando as limitações da IA "limpa" começaram a ser percebidas.

 

Aplicações Práticas de Técnicas de IA

Enquanto que o progresso direcionado ao objetivo final de uma inteligência similar à humana tem sido lento, muitas derivações surgiram no processo. Exemplos notáveis incluem as linguagens LISP e Prolog, as quais foram desenvolvidas para pesquisa em IA, mas agora possuem funções não-IA. A cultura Hacker surgiu primeiramente em laboratórios de IA, em particular no MIT AI Lab, lar várias vezes de celebridades tais como McCarthy, Minsky, Seymour Papert (que desenvolveu a linguagem Logo), Terry Winograd (que abandonou IA depois de desenvolver SHRDLU).

Máquinas que demonstram algum nível de "inteligência"

Existem muitos exemplos de programas que demonstram algum nível de inteligência. Eis alguns exemplos:

  • The Start Project - Um sistema baseado em internet que responde a perguntas em inglês.
  • Cyc - Uma base de conhecimento com coleção vasta dos fatos sobre o mundo real e a habilidade lógica do raciocínio.
  • A.L.I.C.E. - Um chatterbot.
  • Alan - Outro chatterbot.
  • ELIZA - Um programa que simula um psicoterapeuta, desenvolvido na década de 1960.
  • PAM (Plan Applier Mechanism) - Um entendedor de histórias desenvolvido em 1978 por John Wilenksy.
  • SAM (Script applier mechanism) - Um entendedor de histórias desenvolvido em 1975..
  • SHRDLU - HRDLU era um programa de computador adiantado da compreensão de língua natural, desenvolvido em 1968-1970
  • Creatures - um jogo de computador com produção que envolvia criatura codificada de um código genético superior utilizando um sofisticado biochemistry e cérebros de rede neural.
  • BBC news story A ultima criação do criador de Creatures . Steve Grand's Lucy.
  • EURISKO - uma linguagem para resolver problema que concistam em heuristics, incluindo a descrição do heuristics explicando como usa-lo e modifica-lo. Desenvolvido em 1978 por Douglas Lenat.
  • AM - Precursor do EURISKO foi um programa desenvolvido pelo mesmo autor com o objetivo de aprender sozinho conceitos novos no domínio da matemática.
  • X-Ray Vision for Surgeons - grupo no MIT que investigou visão médica.
  • Neural networks-based progams for backgammon and go.
  • Cortex - Programa aprende ao ler textos, Jornal Público.PT

Pesquisadores de IA

São muitos milhares de pesquisadores de IA ao redor do mundo em centenas de instituições e de companhias de pesquisa. Entre os muitos que fizeram contribuições significativas estão:

Para alguns cientistas da computação, a frase inteligência artificial adquiriu um mau nome devido à discrepância existente entre aquilo que foi conseguido na área, e as outras noções de 'inteligência'. Por esta razão, alguns pesquisadores que trabalham em tópicos relacionaram-se à inteligência artificial dizem que trabalham dentro da ciência cognitiva.

Eu Particularmente estarei trabalhando neste espaço com Robotica Educativa, e sobre tudo Livre.

Com ferramentas e plataformas estaveis adotei como plataforma padrão o openSUSE 11.3, tanto e que estou montando uma distribuição voltada para a aplicação dentro da robotica, com modulos e aplicativos especificamente direcionados para a Mecatronica e Robotica.

Com a gratificante colaboração de comunidades especializadas na area, hoje temos por exemplo uma grande necesidade de criar DLL's nativas para a comunicação dos dispositivos e componentes por meio de portas USB, sem necesidade de usar conversores.

Em fim, o RoboGeeko's e um projeto que comecei particularmente como principal objetivo e aplicação dentro da Robotica Educacional este projeto esta baseado na Distro openSUSE 11.3, via SUSE Studio.

Os repositorios e Softwares gerados e utilizados serão documentados e colocados a disposição da Comunidade para alterações, melhorias, comentarios, criticas, etc. Estas ultimas sempre e quando construtivas serão de maior ajuda.

 

Grato

 

Steban Baez

openSUSE Ambassador


Tags deste artigo: ia inteligencia artificial java software livre robotica mecatronica robots ciencia sistema

44 comentários

Enviar um comentário
  • Cd6b1a29ab316b1feb731a5e430ff468?only path=false&size=50&d=404REGIS(usuário não autenticado)
    23 de Agosto de 2010, 8:51

    OI

    OBRIGADA PELA AJUDA ESTOU FAZENDO PROVA DO CURCINHO VC ME AJUDOU MUITO !!!!!!!!!

    BJS


  • Cabeção minorSteban Baez
    28 de Setembro de 2010, 11:57

    Opa!

    Como e da ideologia do Software livre, compartilhamento de culturas e informações faz de nos uma comunidade forte e que levamos pra frente independente dos bloqueios do monopolio da m$.


  • Cabeção minorSteban Baez
    7 de Dezembro de 2010, 14:29

    Uhuuuu!!!

    E isso ai Carlos, obrigado pela força dada no começo e agora em diante.
    Tenho alguns projetos aqui debaixo do colchão que seriam interesantes que vejamos e planifiquemos o melhor lado deles para a toda a comunidade..
    Sobre o Geeko Turbinado com AI, porque não fazerlo ja?

    Have a lot Fun!
    :D


  • 8c0d482c24e3a9e8ebe2f82ad7ff8497?only path=false&size=50&d=404jibran(usuário não autenticado)
    6 de Fevereiro de 2012, 11:34

    casino

    The best person to give you medical advice about liver disease is your doctor. Best thing we can do is recommend perhaps a good doctor if you need a second or third opinion. www.​best​-pay​outs​-cas​ino.​com/


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.