Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

EricaDesign

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Vou tentar postar aqui minhas aventuras no mundo do Softwares Livre e de outras iniciativas livres que surgirem no caminho. Estou no início, mas sempre em frente.

 

=]


SL na marra!!

2 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Essa semana, gráças a um acidente com meus Adobes, me forcei a fazer as ilustrações da minha qualificação de mestrado no Inkscape. Eu andei meio rebelde, usando o Illustrator e o InDesign mesmo, com a desculpa de estar com pressa, estar sem tempo, de ter mais familiaridade e tal. Mas, fui vencida porque meus Adobes expiraram!!! Vou resolver isso, mas somente depois que entregar a qualificação e me sobrar mais tempo.

O bom é que esse acidente me trouxe mais velocidade no uso do Inkscape e estou decidida a mante-lo como software para desenvolver as figuras do mestrado.

O que me preocupa é o Scribus. A última versão que usei no Ruindous Vista estava muito instável e acabei desistindo dele. Vou testar de novo. Tomara que dê certo.

:)



PICOTE: Direitos Autorais, Creative Commons e SL

25 de Outubro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Neste final de semana participei do PICOTE (http://www.picote.org/) , evento acadêmico em Floripa, como convidada para duas atividades: Megafônicas e Mesa redonda sobre Direitos Autorais.

Vou falar aqui da mesa redonda, pois tem mais a ver com Software Livre.

O tema da mesa foi Direitos Autorais e Produção Independente. Participaram da mesa o quadrinista Pedro (http://sobreofim.wordpress.com/), que distribui seus HQs sob a licença Creative Commons e do produtor de moda Thiago (http://www.aiefashion.com/) , que falou da cópia como prática no ramo da moda.

Eu falei das partes mais burocráticas da Lei de Direitos Autorais (do pouco que sei, claro), do Creativie Commons e do Software Livre e sua relação com o mercado, no desenvolvimento de novos modelos de negócios com Softwares.

A discussão foi bem proveitosa. O triste foi ver que 99% da plateia nunca leu a Lei de Direitos Autorais e está alheia às discussões em torno desse assunto.

Mas o bom foi ter participado desse espaço e ter contribuido de alguma forma pra colocar o tema na pauta dos designers.

:)



Sumida, mas produzindo

21 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ando sumida daqui. Isso se deu por dois motivos:

Durante um tempo, não estava conseguindo acesso. A página da comunidade sempre dava erro quando eu tentava acessar meu perfil. Acabei me chateando e demorando para voltar aqui.

O segundo motivo é o excesso de tarefas e as poucas novidades em minha vida com os SL. Não avancei muito desde meu último post.

Tenho tentado manter minha promessa de usar SL nos meus trabalhos acadêmicos. Agora que estou fazendo o mestrado, estou usando o BR Office na edição de textos e planilhas, o Inkscape no desenvolvimento de ilustrações, gráficos, organigramas etc e o GIMP no tratamento de imagens.

Ainda não tive condições de migrar para o GNU Linux porque ainda sou usuária dos Adobes.

No mais, é isso.

:)



Meu primeiro projeto livre de verdade

15 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Depois de muitos posts, me lembrei do meu primeiro projeto livre. Muito antes de pensar em usar softwares livres, ou de entrar em contato com a comunidade. O projeto ao qual me refiro é o MEGAFÔNICAS, um sistema de mesas redondas que desenvolvi e coloquei como creativie commons para que qualquer pessoa pudesse usá-lo, incluindo seu nome.

O projeto piloto foi o I Forum Soteropolitano Estudantil de Design, ocorrido em setembro de 2004. O sistema foi gerado para o evento. No ano seguinte, ganhou seu nome atual: megafônicas. De lá pra cá, foi difundido de norte a sul do Brasil.

Saibam mais sobre o Megafônicas no endenreço http://megafonicas.wordpress.com/

;D



Saindo do assunto

11 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

PASSEI NO MESTRADO DA UFSC!!!

http://www.posdesign.ufsc.br/documentos/2010/Resultado.FINAl.Sele%C3%A7%C3%A3o.2010.pdf

No próximo post falo de iniciativas livres de novo!

;D



Tags deste artigo: design e afins pessoal