Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a EricaDesign
Tela cheia

GIMP, o desafio

16 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 824 vezes

Iniciei o tratamento das imagens no GIMP. Basicamente estou fazendo operações simples como redimensionar, balancear cores e contraste. Em alguns momentos recorro ao Photoshop por segurança, mas estou fazendo a maior parte das operações no GIMP.

Os atalhos no GIMP são bem tranquilos e semelhantes aos do Photoshop. Os ícones são diferentes assim como o nome de muitas ferramentas e funcionalidades. Então, quem tem o Photoshop como referência, vai ter algumas dificuldades no início da migração. O importante é, sabendo das possibilidades desse tipo de programa, procurar pelas ferramentas e funcionalidades pensando-se de maneira lógica.

Como li em alguns foruns que o Scribus não trabalha bem com cores separadas em CMYK, optei por tratar as imagens no GIMP em RGB. Vi em um forum que nas opções de exportação do Scribus (p/ PDF) ele tem a opção IMPRESSÃO e ela faz a conversão automática para CMYK. Não considero este método seguro, pois não é possivel pré-visualizar a imagem convertida, muito menos fazer ajustes, mas, para o trabalho monográfico pode ser suficiente.

Pra quem está acostumada com o Photoshop em trabalhos profissionais, o GIMP deixa um pouco a desejar, mas acredito que em trabalhos para web e interfaces digitais seu uso é totalmente confortável.

:)

Erica.


Tags deste artigo: gimp migração

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.