A Educação básica ou fundamental é considerada um "passaporte para a vida". E nesta, a Educação Cientifica é primordial para o desenvolvimento do ser humano, não só pelo conteúdo que esclarece inúmeros fenômenos da natureza que testemunhamos diariamente, mas também pela metodologia que pode transformar o modo de pensar de quem aprende, e mais, se considerarmos o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, empregada em grande escala nesta área do conhecimento.
No Brasil, o ensino de ciências tem pouca ênfase dentro dos currículos nos níveis de ensino fundamental e médio e possui um déficit de professores que cresce a cada ano.
Grande parte da população, apesar de viver num mundo modelado pela ciência e tecnologia, se mantém à margem do acesso ao conhecimento científico, que continua a ser praticamente propriedade de uma elite. O conhecimento de uma escassa elite foi capaz de construir as Grandes Navegações, o Renascimento e as primeiras Revoluções Industriais. Hoje o cenário é outro: na sociedade do Conhecimento é preciso que todos tenham acesso ao conhecimento e que muitos tenham capacidade de criá-lo. Esta situação nos conduz à urgência de democratizar as Ciências desde o início da escolarização, para que todos tenham as mesmas possibilidades no mundo da cultura científica. Estudos internacionais mostram que o Brasil está perdendo terreno na ciência e educação e, como resultado, no desenvolvimento econômico e social. Basta observar os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA. Na avaliação realizada a cada três anos coloca os brasileiros de 15 anos na área de Ciências (média do desempenho dos alunos) nas ultimas posições. É fácil enumerar os vários obstáculos que passa o ensino básico de ciências no Brasil, difícil é encontrar soluções de curto e médio prazo para resolver este problema. A palestra "O Papel do Ensino de Ciências na Sociedade da Informação" Educação para o Século XXI, tem como proposta discutir estes pontos importantes e apresentar um projeto solução para o ensino de ciências das escolas de nível fundamental e médio do Brasil.
0sem comentários ainda