Python Para Desenvolvedores - 2ª edição
21 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaJá está disponível em pdf a segunda edição do livro Python Para Desenvolvedores. O livro foi escrito por Luiz Eduardo Borges, tem 360 páginas e pode ser baixado diretamente no site do próprio autor.
Essa nova edição foi totalmente revisada e recebeu novos conteúdos e mais de 100 páginas !!!
O livro é destinado ao programador que já possui alguma experiência e têm interesse em conhecer a linguagem de programação Python.
Python é uma linguagem que me chama atenção por ter um código bastante limpo, claro e legível. Apesar de pouco conhecida, Python é usada por gigantes da informática e tem uma comunidade muito forte no Brasil e no Mundo, com usuários produzindo bastante material. Uma prova disso é o livro do Luiz, feito usando Software Livre e disponibilizado sob licença Creative Commons. É uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer a linguagem !
Certificação Linux - LPI
7 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara esse ano de 2010 estou empolgado em conquistar minha certificação LPI.
A Certificação Linux é formada pelos níveis: LPI-1, LPI-2 e LPI-3. O nível 1 é composto pelos exames 101 e 102 e o nível 2 pelos exames 201 e 202. É necessário que o candidato seja aprovado nos dois exames para conquistar a certificação, além de respeitar a ordem dos níveis, claro. Já o nível 3 é necessário passar somente em um exame (301), existem outros exames também mas são destinados a especializações.
Como fonte de estudo tenho usado principalmente o livro Linux Certification in a Nutshell, lançado pela editora O'Realy. Vale lembrar que o brasileiro Bruno Gomes Pessanha é co-autor desse livro que é referência mundial !
A versão em inglês aborda os níveis LPI-1 e LPI-2. Já a versão em português, lançada pela editora Alta Books, é separada sendo um livro para cada nível. O livro é de 2006, e a prova sofreu uma atualização em Abril de 2009. Mesmo assim o livro passa longe de estar defasado.
Para se atualizar, outro livro bastante útil é o Certificação LPI-1. O livro foi escrito por Luciano Siqueira e lançado pela Linux New Media. O livro já vem com as atualizações e a editora disponibilizou uma amostra do livro em pdf no site da editora. Os tópicos com as mudanças estão comentadas nesse pdf, e também no site da própria LPI.
Outros livros uteis são Linux Bible(inglês) lançado pela editora Wiley em 2009 e o Certificação Linux, do prof. Uirá Ribeiro.
Encontrei também duas palestras em vídeos explicando com detalhes a certificação. Os vídeos podem ser assistidos no site da 4Linux e do grupo TcheLinux do RS.
Hello World
5 de Janeiro de 2010, 0:00 - Um comentárioprint "Hello World"
Bom, pra quem não entendeu a "piada" , o Hello World (ou "Olá Mundo") deveria ser é o primeiro programa por onde os estudantes de programação iniciam suas maluquices. Programa simples, somente para testar a linguagem imprimindo a frase "HelloWorld".
Diz a lenda: "O programador que não iniciar o aprendizado em programação pelo HelloWorld não será um bom programador". Isso não deixa de ser verdade, já que se o programador iniciante não respeitar a curva de aprendizado e não "começar pelo começo", dificilmente terá bons resultados.
Aqui temos exemplos de Hello World em diversas linguagens.
Algoritmos
"Ligar pc, pegar café, voltar, sentar-se, programar"
Se você for pegar o café, sem antes ligar o pc, quando voltar terá que esperar iniciar todo o sistema. Se você começar pelo passo sentar e programar o pc não estará ligado, você irá parecer um idiota e pior: você não terá café =). Esse passo a passo é chamado de Algoritmo.
É meio clichê dizer isso, mas o pc não pensa sozinho. Você precisa dizer exatamente o que quer e na ordem certa. Um programa de computador é a mesma coisa.
Pseudo-Código (Português Estruturado)
Um programa precisa do código fonte, a receita com o passo a passo. Para quem está começando essa receita é escrita usando o pseudo-código. Como o nome diz usa pseudo-códigos (comandos). Serve para não assustar o programador iniciante com "aquele monte de código maluco..."
escreva "Digite seu nome"
leia Nome
escreva Nome
O pseudo-código acima funciona da seguinte forma: Na primeira linha simplesmente é mostrada a mensagem ("Digite seu nome"). Na segunda linha ele irá ler Nome, "Nome" é um espaço onde ficará guardado o nome que o usuário irá digitar. Esse espaço é chamado de variável. Poderia dar Nomes diferentes (Nome_Pessoa, Nome_Usuario...). O importante é saber para que ele serve. Na terceira linha esse nome é escrito (impresso) na tela.
Com problemas pequenos é fácil mentalizar o caminho para sua solução, mas em problemas mais complexos é fundamental o desenho desses passoas e os caminhos possiveis. Para isso usamos Fluxograma.
Conclusão
Um bom livro para aprender algoritmos e a escrever os seus pseudo-códigos é o "Algoritmos - Lógica para Desenvolvimento de Programação para Computadores", da editora Érica. O livro tem uma linguagem bastante clara!
Aprenda a usar pseudo-código e fluxogramas, não é exagero dizer que, sabendo a lógica de programação e algoritmos, você conseguirá adaptar esse conhecimento a qualquer linguagem de programação.
Nada adianta sair programando, ter um monte de erros, não conseguir resolvê-los e se frustar, pondo a culpa na linguagem, na máquina... etc.
Ahh, antes que eu me esqueça, o código lá acima é um Hello World usando a linguagem Python, que é uma ótima linguagem para se começar!