Para esse ano de 2010 estou empolgado em conquistar minha certificação LPI.
A Certificação Linux é formada pelos níveis: LPI-1, LPI-2 e LPI-3. O nível 1 é composto pelos exames 101 e 102 e o nível 2 pelos exames 201 e 202. É necessário que o candidato seja aprovado nos dois exames para conquistar a certificação, além de respeitar a ordem dos níveis, claro. Já o nível 3 é necessário passar somente em um exame (301), existem outros exames também mas são destinados a especializações.
Como fonte de estudo tenho usado principalmente o livro Linux Certification in a Nutshell, lançado pela editora O'Realy. Vale lembrar que o brasileiro Bruno Gomes Pessanha é co-autor desse livro que é referência mundial !
A versão em inglês aborda os níveis LPI-1 e LPI-2. Já a versão em português, lançada pela editora Alta Books, é separada sendo um livro para cada nível. O livro é de 2006, e a prova sofreu uma atualização em Abril de 2009. Mesmo assim o livro passa longe de estar defasado.
Para se atualizar, outro livro bastante útil é o Certificação LPI-1. O livro foi escrito por Luciano Siqueira e lançado pela Linux New Media. O livro já vem com as atualizações e a editora disponibilizou uma amostra do livro em pdf no site da editora. Os tópicos com as mudanças estão comentadas nesse pdf, e também no site da própria LPI.
Outros livros uteis são Linux Bible(inglês) lançado pela editora Wiley em 2009 e o Certificação Linux, do prof. Uirá Ribeiro.
Encontrei também duas palestras em vídeos explicando com detalhes a certificação. Os vídeos podem ser assistidos no site da 4Linux e do grupo TcheLinux do RS.
0sem comentários ainda