Falar sobre a Unity3D é um problema, isto é um fato, existem tantas qualidades e o seu potencial é tão grande que é complicado definir por onde começar.
Mas enfim, Unity3D é um motor de jogos 3D (também serve perfeitamente para 2D), não é uma engine que algumas pessoas fizeram em um fim de semana, existe uma equipe de mais de 200 profisionais trabalhando dirariamente nas suas funcionalidades.
Escreva uma vez, compile diversas
A Unity é um engine multi propósitos, ela permite o desenvolvimento de qualquer tipo de jogos para praticamente qualquer plataforma, ele possui recursos completos de física ( Phyx da Nvidia), partículas, sombras pré-prontas ou em tempo real.
Enfim nem vale a pena insistir em destacar todas as funcionalidades bult-in que ela tem, sem contar que novas funcionalidades podem ser construídas por qualquer um através de scripts e plugins.
A Unity possui documentação super completa, uma seria enorme de tutoriais, videos, forum, site de perguntas e respostas, e uma comunidade bem disposta e bem humorada.
De mobiles a AAA
A Unity suporta compilação de seus jogos para PC, MAC, Linux, webplayer próprio, flash, Android, iPhone, PS3, Wii e XBOx, e possivelmente mais algumas plataformas que nem sei que ela suporta. Existem diversos jogos públicados para as mais diversas plataformas, tem gente fazendo dinheiro com ela, com certeza.
A respeito disso, a Unity permite que qualquer pessoa lance jogos para PC, MAC e Linux sem pagar um pila pra ela, desde que sua empresa fature menos de 100 mil dólares por ano. Se você quiser lançar jogos para outras plataformas terá que abrir a carteira, mas a versão Android por exemplo, custa somente 400 dólares, um valor acessível podemos dizer, se comparado a licenças de outros softwares.
Formatos e arquivos
A Unity suporta uma gama “fenomenal” de formatos, tem compatibilidade a diversos formatos 3D, Max, Maya, Blender, Sketchup, a sua programação pode ser feita utilizando Javascript, C# ou Boo (um tipo de Python), suporta “todos” formatos de imagens conhecidos e também audios.
Enfim, a Unity é maravilhosa, uma ótima escolha para quem quer fazer jogos AAA, indies, móbile ou seja lá o que for, seja um jogo de corrida, luta, RPG, ação, adventure, com ou sem recursos de redes.
Fiquem com um videozinho da capacidade gráfica do bichinho:
Por fim, vale a pena dar uma atenção para esse motor.
Observações:
Algumas pessoas podem ter visto este post em http://beatnupproject.nostaljia.eng.br/unity3d-game-engine/.
Este é o meu blog sobre desenvolvimento de jogos. Como não estou conseguindo manter os dois blogs, estou planejando.
Isto irá gerar mais artigos sobre jogos, tanto programação como criação e também vou aplicar um leiate totalmente novo para o blog, nos próximos dias teremos novidades.
0sem comentários ainda