2012 chegou e o 2011 se foi, com isso novos artigos sobre novos assuntos aparecem, neste artigo vamos falar sobre a parte básica da criação de plugins para o Inkcape, utilizando a linguagem Python para o desenvolvimento. Eu possuo pouco conhecimento em Python, todo o meu conhecimento se baseia na sintaxe básica da linguagem e um plugin para Gimp que desenvolvi, mas isso não é suficiente para impedir alguém de criar uma extensão para Inkscape.
Como não existe a necessidade de reescrever o conhecimento básico, se achar necessário pode dar uma conferida em http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/ScriptingHOWTO (em inglês).
Inicialmente, para criarmos uma extensão para Inkscape devemos saber onde de encontra a pasta com o conteúdo das extensões, ou seja com os cripts, normalmente essas pasta ficam em:
Linux:
/usr/share/inkscape/extensions ~/.config/inkscape/extensions
Após isto teremos que criar dois arquivos plugin.inx e plugin.py onde plugin é o nome do plugin, uma observação importante é que eles não podem ficar dentro de pastas dentro da pasta extensions. Vale citar que os dois arquivos precisam de permissão de execucação (chmod +x plugin.inx).
O arquivo inx é o arquivo que define a interface inicial do plugin, sua interface (tela), parâmetros que vai receber e qual script python será chamado.
Já o arquivo py é o script python que será chamado.
Vamos começar com a descrição do arquivo inx, que basicamente é um XML com descrição do que o Inkscape deve fazer. Segue exemplo de extensão (comentada) que está sendo criada para o editor de cenários da Engine Nostaljia, que utilizará o Inkscape como base.
Mais informações sobre o arquivos inx pode ser encontradas em : http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/INX_extension_descriptor_format ( em inglês).
<inkscape-extension> <_name>Nostaljia Scenario Attributes</_name>
0sem comentários ainda