Programa FUMAÇA da Rádio Pipa by editora ecoaecoa
Gravação e educador de edição: Adriano Belisário e Alissa Gottfried
Assistente de edição: Tainá Vital e Felipe Nunes
Texto: Silvia Leal e Alissa Gottfried
Rádio Pipa
Apartir do jogo literário Dada Outra Poesia, realizado no prímeiro dia (06/09) da Resistência Artística Realidade diminuida, onde as crianças taguearam o lugar onde vivem (Jardim Gramacho), foi escolhida a palavra FUMAÇA para ser escrita numa pipa.
Guiados então pelas crianças da comunidade, Alissa Gottfried e Adriano Belisário conversaram e gravaram falas sobre o assunto FUMAÇA. Adriano editou o material com Alissa e Tainá usando editor de áudio livre, mixando falas de Estamira, como referência contextual finalizado com um trecho da música O Sândalo de Tom Zé. Esse programa foi transmitido pelo Rádio Educativa Kaxinawá na UERJ em Duque de Caxias e também re-transmitido pela Web-Rádio Paraíso em São Gonaçalo, Quarta-Feira dia 15 de Setembro 2010 entre 13:00- 16:00.
Na ocasião Alissa, Felipe e Silvia reuniram-se com Prof. Mauro Costa e seus alunos de Pedagogia e Geografia da Oficina Híbridos do Labore-Lab. de Estudos Contemporâneos na UERJ, . O material foi apresentado e discutidos, avaliando esta ação no Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ.
Entrada do Aterro e da comunidade Esqueleto no Jardim Gramacho Entrance to the wetland/wasteland gramacho |
Da fragilidade à resistência quem dura mais? Nosso público são crianças de 3 a 13 anos |
Começamos com a reciclagem de palavras onde as crianças falam com uma palavra sobre sua comunidade e recortam ela para fazer o jogo DADA OUTRA POESIA |
Até quem não sabe lê escreve e gera a semântica do Jardim Gramacho |
Dada Outra Poesia: AS PESSOAS VENDO A ALMA DO PORCO NA LAMA |
Escolha da "Tag"/Etiqueta/assunto para a Rádio Pipa |
A Pipa como antena da Rádio Comunitária |
Bota no ar pra falarmos sobre FUMAÇA |
Rádio Pipa no Ar |
Direcionando a antena |
A senhora pode falar sobre a questão da fumaça na Comunidade? |
Como podemos diminuir o problema da fumaça na comunidade? |
E em breve subimos esse áudio aqui.
Fique atento ao menor sinal de FUMAÇA
Porque onde tem fumaça não tem só fogo, tem pneu, fio, plástico, ... Realidade Diminuida
|
Realidade Diminuida
PRIMEIRA RESIDÊNCIA
Alissa Gottfried | Duque de Caxias | 6 á 17 de Setembro
Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O local recebe, por dia, mais de 7 mil toneladas de lixo provenientes de mais dois municípios da Baixada Fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro[1]..
Em dezembro de 2006, assim era caracterizado o bairro em reportagem da Agência Brasil:
Jardim Gramacho possui 20 mil habitantes e bolsões de miséria – 50% da população sobrevive de reciclagem. Sem saneamento básico, as pessoas moram em barracos de madeira e papelão e em palafitas. |
|
Na mesma reportagem, constava que "após três décadas de uso do local para o despejo do lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo carioca decidiu que, em 2007, desativará o aterro[2]." Desativação que não ocorreu, levando à saturação do aterro sanitário.
Leia mais sobre o Gramacho aqui
Alissa é educadora popular da Editora Educadora Ecoaecoa também integra o coletivo I-Motirõ ministrando cursos de cultura digital com software livre em escolas públicas, eventos, ONG´s e Pontos de Cultura.
A Editora Educadora Ecoaecoa é uma ação educativa libertária onde Alissa e Felipe Nunes públicam histórias com o jogo de RPG que desenvolvem a 5 anos: RPG Comunativo. Com esse jogo de produção literária a Ecoaecoa produz histórias com crianças em situação de periferia cultural em diferentes estados do pais além de ensinam e produzirem livros artesanais com essas histórias sempre com licença copy left de forma totalmente indendente usando apenas software livre. As histórias produzidas coletivamente sempre tratam temas reais como problemas urbanos e sociais existentes no locais onde o jogo acontece e os participantes são motivados a encontrar soluções para as mesmas que são documentadas e veiculadas na história com a produção dos livros.
Com esse trabalho de produção de livros independentes e livres Alissa pretende colaborar com a rede dos Pontos de Cultura assim como: projetos sociais, artistas, comunidades e crianças em situação de periferia cultural como um canal de comunicação, difusão e resistência da cultura e sabedoria popular.
Saiba mais sobre o Projeto Realidade Diminuída em:
> EME >> Estúdio Móvel Experimental
> Resistência Artística Realidade Diminuida / EME >> Por Editora Educadora Ecoaecoa
0sem comentários ainda