A sigla PHP é o acrônimo recursivo de "PHP: Hypertext Preprocessor". É uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdos dinâmicos em páginas web.
Mas o que significa dizer que uma linguagem é livre? Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, organização sem fins lucrativos que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores, um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software:
- A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
- A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
- A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
O PHP surgiu em 1994 como um conjunto de scripts voltados à criação de páginas dinâmicas que seu criador Ramus Lerdorf utilizava para monitorar o acesso ao seu currículo na internet. Neste momento a linguagem era conhecida como “Personal Home Page”. Com o objetivo de compartilhar com outras pessoas, receber ajuda e correção de bugs Ramus disponibilizou o código na web em meados de 1995. Já no ano de 1997 foi lançada a segunda versão do PHP.
Em 1997 Andi Gutmans e Zeev Suraki , dois estudantes que utilizavam PHP em um projeto acadêmico passaram a cooperar com Ramus com o objetivo de aprimorar a linguagem. Reescreveram todo o código-fonte e disponibilizaram a versão PHP3 que trouxe inúmeras mudanças, tais como, possibilidade de conexão com vários bancos de dados, novos protocolos, sintaxe mais consistente etc.
Após o lançamento do PHP 3, foi criado o núcleo Zend Engine - Macanismo Zend, onde Zeev e Andi começaram a trabalhar na reescrita do núcleo do PHP tendo como objetivo melhorar sua performance e modularidade em aplicaçãoes complexas. O PHP 4 foi lançado em 2004 baseado neste mecanismo trazendo muitas melhorias e novos recursos.
Orientação a Objetos foi implementado no PHP apartir da versão 5 que foi lançada oficialmente em 2004.
A versão 6 do PHP está no forno e promete melhorias em relação a conceitos de Web 2.0, SOAP, XML etc.
Fonte: PHP Group
http://www.edicarlos.tecnologia.ws
0sem comentários ainda