Contexto: Estou fazendo o curso “Getting & Cleanning Data” do Coursera. O Curso é orientado à utilização da linguagem de programação R, e há a recomendação que se utilize a biblioteca ‘dplyr’ do R para manipulação dos dados.
Porém, a versão atual (26/07/2015) da biblioteca dplyr exige a versão 3.2.1 do R, e no debian Jessia (atual versão estável) o R está na versão 3.1.1. Assim, é preciso atualizar a versão do R para se poder utilizar a biblioteca dplyr. Então vamos ao processo de atualização do R e instalação da biblioteca dplyr.
Atualizando a versão do R
Para atualizarmos o R precisaremos de um novo repositório de pacotes. Então precisamos adicionar, ao arquivo “/etc/apt/sources.list” a seguinte linha:
# R PACKAGES
deb http://www.vps.fmvz.usp.br/CRAN/bin/linux/debian jessie-cran3/
Este repositório não tem sua chave-pública inserida no repositório de chaves que o Debian utiliza, então precisamos baixar a chave pública para evitar mensagens de erro, fazemos isso com os comandos (executados como usuário root):
gpg –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv 06F90DE5381BA480
gpg –export –armor 06F90DE5381BA480 | apt-key add –
Agora basta atualizarmos a versão dos pacotes:
aptitude update
aptitude safe-upgrade
Pronto, agora devemos ter o R já na versão 3.2.1 em nossas máquinas.
Atualizando pacotes do R
O próximo passo é atualizar todos os pacotes do R instalados em sua máquina. Para isso, rode o comando abaixo no R ou no RStudio:
update.packages(.libPaths()[1])
O pacote dplyr exige uma versão atualizada do pacote Rcpp (>= 0.12), porém a versão disponível no repositório debian é inferior a esta versão. Então precisamos removê-la pelo gerenciador de pacote do debian (apt ou aptitude) e, em seguida, instalá-la pelo próprio R (que irá buscar a versão mais atual).
Assim, para desinstalar utilizamos, no console (terminal), o comando:
aptitude remove -y Rcpp
E para instalar pelo R, executamos o comando (no console do R):
install.packages(‘Rcpp’)
Pronto, agora podemos realizar a instalação do dplyr.
install.packages(‘dplyr’)
0sem comentários ainda