Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Recorte de Cabelos com o GIMP

2 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3963 vezes

Seguindo com o Desafio do Design com Software Livre, o José Luiz  perguntou em 18/06:

“Queria saber como posso fazer aqueles recortes de cabelo no GIMP, para mudar o fundo da imagem, estilo capas de revistas…
Obrigado.”

Como sempre digo, o ensino dos softwares em quase todos os cursos que existem é equivocado quando procura basear o aprendizado na ferramenta, ao invés do conceito de uso. Sendo assim, os cursos vendem Word ou Photoshop, quando deveriam vender Edição de textos ou Edição de imagens.

Os conceitos de Edição de imagens são aplicáveis em boa parte das ferramentas que existem para essa finalidade. Para mostrar isso, vou utilizar uma imagem retirada de um tutorial para Photoshop, com a mesma finalidade deste.

Uma outra dúvida foi deixada pelo Thiago A.:

“Gostaria de ver a alternativa para o filtro “Extract” do Photoshop. Seria de grande ajuda para uma migração, junto com as outras alternativas que já foram mostradas.”

O filtro “Extract” (imagem abaixo) faz a separação entre o objeto da imagem e o fundo, e é muito utilizada para fazer o mesmo tipo de recorte de cabelo. O GIMP não possui uma ferramenta equivalente.

Utilização do filtro "Extract" no Photoshop

Utilização do filtro "Extract" no Photoshop

Porém, por ser uma extração automática, o resultado só é satisfatório em imagens em que existam um alto grau de contraste entre o fundo e o objeto. Caso o contrário, falhas são sempre visiveis nesse recorte. Mesmo em imagens com um bom contraste, a técnica para recorte mostrada aqui nesse tutorial é mais satisfatória que o do filtro “Extract” (assim como outros tipos de recorte onde podemos utilizar seleções criadas através da ferramenta de Vetores), e serve tanto para o Gimp como para o Photoshop (com pequenas variações nas ferramentas).

Bem, vamos ao trabalho…

A imagem utilizada aqui foi retirada deste outro tutorial para Photoshop (como dito anteriormente)…

Essa imagem foi recortada anteriormente em um tutorial do Photoshop

Essa imagem foi recortada anteriormente em um tutorial do Photoshop

Este tutorial se baseia na criação de uma máscara para a imagem, que vai ocultar todo o fundo, revelando apenas o objeto da imagem, de forma que o recorte seja o mais perfeito possível, mesmo nos fios mais finos do cabelo. Após aberta a imagem no GIMP, vamos acionar a visualização do Painel de Canais, a direita da tela, podendo visualizar os três canais existentes (Vermelho, Verde e Azul). Acionando e desligando a visualização dos canais, vamos procurar aquele que tiver um melhor contraste entre o fundo e o objeto da imagem. Nessa caso optei pelo canal “Verde” (que também é o melhor escolha na maioria dos casos). Dessa forma, vamos fazer a duplicação do canal “Verde”, para criarmos uma máscara a partir da cópia.

Para fazer a duplicação, vamos clicar com o botão direito do Mouse no canal “Verde” e escolher a opção “Duplicar Canal”, ou acionar o botão equivalente na base do Painel de Canais.

O canal "verde" é duplicado no GIMP

O canal "verde" é duplicado

Após a duplicação, e com a visualização do novo canal ativa, a imagem deste canal irá ficar sobreposta a imagem original, em escala de cinza. Se desabilitarmos a visualização dos outros canais (que permitem a visualização da imagem) vamos obter uma imagem toda Preta. Para conseguirmos visualizar apenas o canal duplicado, vamos até o Painel de Camadas, e criamos uma nova camada sobre a imagem original, esta na cor branca.

No GIMP, inserimos uma nova camada em branco acima da imagem

Inserimos uma nova camada em branco acima da imagem

Dessa forma, podemos remover a seleção dos canais “Vermelho”, “Verde” e “Azul” com um clique sobre os mesmos, mantendo apenas o canal duplicado selecionado para trabalharmos, e em seguida, acionamos sobre ele a ferramenta “Curvas”, no menu “Cores”:

Utilização da ferramenta "Curvas" no GIMP

Utilização da ferramenta "Curvas" no GIMP

Manipulando a Curva na base para aumentar os níveis de sombra, e no topo para aumentar os níveis de luz, aumentamos o contraste da imagem, obtendo um fundo Branco e deixando o objeto da imagem Preto.

Em seguida, podemos utilizar o ferramenta “Pincel” para finalizarmos a máscara, cobrindo as áreas claras do rosto e da blusa (com cuidado para não cobrirmos os vãos naturais existentes nas extremidades do cabelo), e com a ferramenta “Borracha” para limpar possíveis áreas do fundo que não estejam totalmente brancas. Dessa forma, temos nossa máscara pronta.

No GIMP, com a ajuda do pincel e da borracha, ajustamos a máscara

Com a ajuda do pincel e da borracha, ajustamos a máscara

Voltamos então a selecionar os outros canais, para que agora a imagem seja manipulada por completo, e voltamos ao Painel de Camadas. Vamos remover a visualização da camada Branca que cobre a imagem original, e em seguida clicar com o botão direito do Mouse sobre a camada base, escolhendo a opção “Adicionar máscara à camada”. Na janela que surgirá, podemos indicar que a nova máscara seja criada a partir de um canal, e escolhemos assim o canal duplicado ao qual trabalhamos. Vale lembrar que as máscaras são sempre em Preto e Branco, e ocutam na imagem as áreas cobertas pela cor Preta da máscara. Para que o objeto da nossa imagem não fique oculto ao invés do fundo, selecionamos também a opção de “Inverter Máscara”…

Aplicando máscara a camada com o GIMP

Aplicando máscara a camada

Após o fundo da imagem ter sido oculto, vamos nos certificar de que o fundo foi recortado satisfatoriamente, e para isso voltamos a acionar a visualização da camada Branca, movendo ela para baixo da camada base, para depois colorirmos com a cor Amarela (pela sua alta luminosidade, o que ajudará a reconhecer falhas).

No GIMP, após aplicar a máscara na camada, adicionamos um fundo amarelo para reconhecer pequenas falhas

Após aplicar a máscara na camada, adicionamos um fundo amarelo para reconhecer pequenas falhas

Temos então a certeza de que o recorte entre o fundo e o objeto da imagem foi bem feito. Podemos optar também em aplicar a máscara em definitivo na imagem original, clicando na mesma com o botão direito do Mouse e escolhendo “Aplicar máscara á camada”

Resultado final do recorte de cabelo com o GIMP

Resultado final do recorte de cabelo com o GIMP

Chegamos ao fim. Aguardo vocês para o próximo desafio…

Hasta Luego!


Tags deste artigo: gimp design desafio photoshop

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.