Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Documentário destaca o trabalho do cordelista Antônio Farias - o Palmares

14 de Janeiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 603 vezes

Em dezembro do ano passado, lancei o documentário “Palmares –  O Cantador de Cordel”, na cidade de Gurupi (TO).

Além de atuar como diretor, também sou responsável pelo roteiro do documentário que conta um pouco da trajetória do poeta popular alagoano Antônio Farias, mais conhecido como Palmares, de 62 anos, que mora em Gurupi desde 1999. Palmares é um dos mais expressivos poetas de literatura de cordel da região Sul do Estado. Ele também se envereda pelos caminhos da música.

Produzir esse documentário foi uma experiência gratificante para mim, pois há muito tempo pretendia fazer essa homenagem a meu amigo Palmares, poeta e companheiro de composições musicais. Mesmo na sua simplicidade, Palmares consegue mostrar que possue grande talento para o mundo da literatura popular, encantado os leitores por onde passa declamando seus versos. E é um pouco disso que eu mostro nesse documentário.

TRAJETÓRIA
A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e, depois deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi, e agora faz pós-graduação.

Palmares é autor de nove livros, todos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e, até, histórias infantis.  Os CD gravados já somam sete, nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos dois últimos trabalhos, ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou. As músicas foram gravadas em ritmo de forró gospel.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.