A presença do Grupo de Usuários Debian Brasil na mesa 27 do espaço dos usuários no FISL 2013 foi muito boa, bastante participativa.
Serviu como ponto focal de usuários, desenvolvedores, e interessados em conhecer a distribuição.
Pudemos também apresentar as variadas distribuições Linux, kFreeBSD, Hurd, os outros softwares no site, fontes de consulta e suporte, a cultura e valores do Projeto Debian.
Especialmente em tempos de "PRISM no ventilador", o Projeto Debian defende a privacidade dos usuários e liberdade dos softwares fazem quase 20 anos.
No espaço de usuários, fizemos de 2 a 3 instalações por dia. E somados aos interessados, notamos que quase todos já eram usuários de outras distribuições GNU/Linux e queriam conhecer a estabilidade da distribuição Debian.
Nenhuma das instalações pedida foi de distribuição Testing ou atualizada para Instável. Todas foram de Debian 7.1.0.
Houveram muitas solicitações de adesivos, mídias, camisetas ou brindes. Quanto às mídias, o Instituto de Educação de Novo Hamburgo, RS, trouxe para seu estande uma Torradeira da Liberdade.
A Torradeira da Liberdade é uma máquina caça níqueis apreendida pela Polícia e entregue pela Justiça à faculdades. Na IENH foi convertida em gravadora de CD/DVD de uso elementar.
Levamos lá imagens ISO de Debian GNU/Linux 32, 64, multiarch, kfreebsd, LiveCD e eles gravavam. Recebido um tubo de 50 mídias, esgotou logo. A partir dali, os usuários tinham de levar as próprias mídias.
Na loja do FISL haviam algumas camisetas Debian, que esgotaram rapidamente.
Tivemos a presença no espaço de usuários do desenvolvedor alemão Andreas Tille, palestrante do evento. E dos brasileiros Pablo Lorenzzoni, Marcelo Vieira, Gustavo Noronha.
E nosso espaço estava quase sempre com visitantes, usuários e interessados, um movimento BEM além da expectativa quando lançamos a Mochila Fundamental no ano passado.
Foram muitas e muitas conversas muito produtivas e gratificantes, com boas trocas de conhecimentos.
As palestras com Debian foram bastante frequentadas. Surpreendente a apresentação do Debian que lotou a sala 41A, que certamente tinha mais de 100 lugares. É a maior sala, onde fazem a mesa de abertura.
Agradecimentos a todos que ajudaram no revezamento em atender os visitantes em nosso espaço, como o Paulo Henrique Santana, o João Eriberto, o Guaraldo, o José Figueiredo, o Hélio Loureiro, o Adriano Rafael. Quanto mais revezando, mais fácil fica para todos e melhor a atenção aos visitantes.
E se esqueci alguém, escreva nos comentários abaixo que corrigirei.
22 comentários
Enviar um comentárioTouca e broche