Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A BrOffice Projeto Brasil: Convocatória para Assembleia Geral Ordinária de 2011

23 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A BrOffice.org – Projeto Brasil convoca os seus membros e demais interessados das comunidades de software livre a participar da Assembleia Geral Ordinária de 2011, a ser realizada no dia 17 de março de 2011, as 09:00 (horário de Brasília), com mais de 50% (cinquenta por cento) dos membros votantes ou, em não havendo quórum, as 09:30 com qualquer número de presentes, nas instalações da 4Linux, cito a Rua Teixeira da Silva, 660 - térreo, Paraíso, São Paulo - SP,

Broffice

para deliberar sobre os seguintes temas:

  • Prestação de contas das Atividades e Financeiro de 2010;

  • Prestação de contas do Conselho Fiscal de 2010;

  • Alinhamento dos objetivos institucionais da Associação;

  • Votação sobre manter a linha de prestação de serviços e convênios pela Associação;

  • Votação sobre a manutenção do status de OSCIP;

  • Eleição dos novos conselhos administrativo e fiscal;

  • Reforma estatutária;

  • Votação sobre a mudança da sede para adequar a gestão da Associação;

  • Votação, em caso de não alinhamento institucional, sobre a extinção da Associação e destinação de seus bens.

 

Internet, 22 de fevereiro de 2011
Claudio Ferreira Filho
Presidente da Associação BrOffice.org - Projeto Brasil

* fonte: Broffice



Empresa abre inscrições para a segunda edição do Ranking de Cidades Digitais

23 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Todos os municípios da América Latina podem se inscrever para a segunda edição da pesquisa, que visa conhecer o nível de digitalização das cidades da região. A primeira edição contou com a participação de 150 cidades de 15 países

A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) anuncia o lançamento de uma nova edição do Ranking Motorola de Cidades Digitais da América Latina, edição 2011. O projeto abrange toda a região e visa conhecer o estado de digitalização dos municípios latino-americanos.

Todas as localidades que desejarem participar da pesquisa devem se inscrever até 30 de abril no link: http://cidadesdigitais.convergencia.com. O regulamento e as condições da pesquisa podem ser encontrados no site

Pontos importantes:
·  Na primeira etapa da pesquisa, elaborada pela Convergencia Research, serão analisados os níveis de digitalização na administração pública.
·  Os principais parâmetros para avaliar as cidades inscritas são a digitalização na área da saúde, educação, segurança, serviços públicos e a disponibilidade de banda larga sem fio.
·  Segundo os resultados da primeira etapa, 25 cidades finalistas serão selecionadas para participar da etapa final da pesquisa e fazer parte do ranking das cidades mais digitais da América Latina.
·  O primeiro Ranking Motorola de Cidades Digitais, realizado entre outubro de 2008 e novembro de 2009, contou com a participação de 150 cidades de 15 países da região.
·  São Paulo foi considerada a cidade mais digital da América Latina, seguida pelas mexicanas Mérida e Chihuahua, que empataram com a mesma pontuação, e pela argentina San Luis, que ficou em quarto lugar.

“A grande participação dos municípios da região na primeira edição do Ranking Motorola é um reflexo do crescente interesse que as cidades têm em sua digitalização. Como provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, estamos orgulhosos de que nossa pesquisa seja mais uma ferramenta de incentivo à criação de cidades digitais”, afirma Miguel Martinez Noguerol, VP corporativo e gerente-geral para a América Latina. 

Para baixar o livro com os resultados da primeira edição do Ranking Motorola de Cidades Digitais, clique em:
http://business.motorola.com/americalatina/rankingciudadesdigitales/brochure.html

* fonte: Rede Bom Dia



BrOffice Farm – A Revolução dos Bichos

22 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

http://softwarelivre.org/image_uploads/0000/0982/bardo_big.jpg?1243636013Antes de mais nada, preciso dizer que não sou membro efetivo nem da comunidade BrOffice, nem da ONG BrOffice.org. Conheço o trabalho do Claudio Ferreira Filho (por alto, de longe, mas conheço) desde a época em que a comunidade se chamava OpenOffice.org e nem se pensava em ONG. Hoje contribuo apenas com o projeto da Revista BrOffice, através da série Redblade, que vem sendo publicada lá. Penso eu que é mais uma contribuição deles me cedendo espaço do que uma contribuição minha fornecendo material, mas enfim…

Tive o prazer de conhecer pessoalmente essa personalidade do Software Livre nacional, inclusive o entrevistei há vários anos na Semana Azul (um evento online que fiz na época que tentava difundir a tecnologia Mozilla de desenvolvimento de aplicações). Tenho uma grande admiração pelo Claudio. Ultimamente conversamos pouco, mas a gente sempre trocava ideias via Jabber. Não foi à toa que o meu segundo cordel na área de militância foi justamente o Cordel do BrOffice.

Para resumir a história…

  1. Claudio conheceu alguns softwares livres e começou a utilizar, constatando sua qualidade.
  2. Ao pesquisar mais sobre o porque de esses aplicativos estarem ali disponíveis a qualquer um, ele descobriu o movimento pelo Software Livre e ficou maravilhado.
  3. Seu espírito escoteiro desejou de alguma forma contribuir com os projetos. Logo encontrou um modo: iria manter a tradução de alguns programas para Português Brasileiro.
  4. Nasceu o Complexo Claudio Ferreira. Um site no Geocities onde o Claudio mantinha tradução do GIMP, Mozilla Suite (Firefox nem sonhava ainda em nascer) e, claro, o OpenOffice.org.
  5. Daí nasceram as comunidades nacionais para os três programas. Com o crescimento dessas comunidades, o Claudio foi deixando as “filhotas” caminharem sozinhas e concentrou seus esforços mais no grupo que traduzia o OpenOffice.org. O grupo se chamava OpenOffice.org.br.
  6. Na luta para que o OpenOffice.org fosse adotado por empresas e na esfera pública, Claudio notava uma dificuldade cada vez mais evidente: empresas públicas têm processos (e grandes empresas particulares também) e é muito difícil que se contrate serviços de pessoas físicas. Era necessário alguma entidade burocrática que desse segurança no relacionamento com esse pessoal.
  7. Paralelamente, uma empresa brasileira questionava o nome da comunidade. “OpenOffice.org.br” não poderia ser utilizado porque essa empresa havia registrado (alguns anos antes) a marca “Open Office”.
  8. Unindo os dois problemas, Claudio decidiu criar o BrOffice.org. Seria uma marca nova, encapsulando a marca “OpenOffice.org” no Brasil (evitando confronto jurídico com a tal empresa da marca “Open Office”) e, aproveitando a situação, nascia também uma ONG. Uma pessoa jurídica cujo principal propósito seria o de apoiar a comunidade brasileira que havia em torno do então BrOffice.org.
Broffice

Talvez haja uma ou outra imprecisão. Talvez pareça uma história muito romântica, mas com base no que me lembro dos fatos, o que aconteceu não foi distante disso. Desde sempre Claudio é uma pessoa preocupada com os aspectos sociais e com a comunidade. Este é o presidente da ONG BrOffice.org.

Acontece que este ano o Claudio publicou uma carta aberta, esclarecendo qual o papel da ONG e trazendo à tona um problema: um novo conselho administrativo estava desvirtuando tudo, tentando controlar a comunidade para satisfazer interesses pessoais. A carta de Claudio é uma denúncia.

E agora temos um abaixo assinado pela comunidade exigindo algumas ações, na esperança de se reverter tudo isso e que a ONG BrOffice.org volte a ser uma ferramenta de apoio à comunidade e não ao umbigo de alguns. No manifesto deste abaixo-assinado, falam até em perseguições ao Claudio por membros do novo conselho.

Visitem lá e ajudem a mostrar a força da comunidade, que merece respeito; do presidente Claudio, que merece respeito; contra esse grupo de aproveitadores!

Agora, só para concluir. Assisti recentemente ao filme A Revolução dos Bichos, baseado na obra de George Orwell. Recomendo que assistam. É absurdamente fácil traçar um paralelo entre o teatro criado pelo autor e a realidade do BrOffice. Os porcos tomaram o poder e fico feliz ao ver que os outros animais perceberam que Snowball é que está certo e ver que estão se juntando do lado dele contra Napoleão. Ainda há esperança! Vamos reverter essa presepada!

por Cárlisson Galdino

* fonte: Blog de Cárlisson Galdino



Crise de governança abala software livre no Brasil

22 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O movimento do software livre foi surpreendido nesta segunda-feira, 21/2, com o abaixo-assinado da Comunidade BrOffice na qual acusa a Associação BrOffice.org de estar “desvirtuada das suas finalidades orgânicas de dar sustentabilidade institucional ao Coletivo nacional do projeto”.

A carta, postada nesta segunda-feira e que até o fim da manhã já contava com 500 assinaturas, pede a convocação de uma Assembleia Geral e a divulgação de atas e decisões do Conselho de Administração da entidade.

Segundo o documento, as decisões da associação não encontram respaldo na Comunidade BrOffice, especialmente a de não apoiar o Encontro Nacional do BrOffice, que teria sido tomada “de forma unilateral pelo grupo dominante”.

A briga entre Comunidade e Associação colocou em choque o presidente da entidade, Cláudio Filho, e os integrantes do Conselho de Administração da BrOffice.br. “A associação surgiu para apoiar a comunidade. Se ela perde a representatividade, não tem mais razão de existir”, diz Cláudio Filho.

A crise de governança que envolve a comunidade de software livre deve extrapolar as listas de discussões da internet e ganhar terreno na proposta Assembleia Geral, cuja data deve ser definida ainda nesta semana.

“A situação ficou insustentável e temos que apelar para a instância superior, que é a Assembleia Geral. Nela, vamos ver se a associação realinha a sua posição ou, do contrário, a comunidade pode optar por se desligar, inclusive retomando os domínios que foram cedidos”, explica Cláudio Filho.

por Luis Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz
*fonte: Convergência Digital



Crise de governança abala software livre no Brasil

22 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O movimento do software livre foi surpreendido nesta segunda-feira, 21/2, com o abaixo-assinado da Comunidade BrOffice na qual acusa a Associação BrOffice.org de estar “desvirtuada das suas finalidades orgânicas de dar sustentabilidade institucional ao Coletivo nacional do projeto”.

A carta, postada nesta segunda-feira e que até o fim da manhã já contava com 500 assinaturas, pede a convocação de uma Assembleia Geral e a divulgação de atas e decisões do Conselho de Administração da entidade.

Segundo o documento, as decisões da associação não encontram respaldo na Comunidade BrOffice, especialmente a de não apoiar o Encontro Nacional do BrOffice, que teria sido tomada “de forma unilateral pelo grupo dominante”.

A briga entre Comunidade e Associação colocou em choque o presidente da entidade, Cláudio Filho, e os integrantes do Conselho de Administração da BrOffice.br. “A associação surgiu para apoiar a comunidade. Se ela perde a representatividade, não tem mais razão de existir”, diz Cláudio Filho.

A crise de governança que envolve a comunidade de software livre deve extrapolar as listas de discussões da internet e ganhar terreno na proposta Assembleia Geral, cuja data deve ser definida ainda nesta semana.

“A situação ficou insustentável e temos que apelar para a instância superior, que é a Assembleia Geral. Nela, vamos ver se a associação realinha a sua posição ou, do contrário, a comunidade pode optar por se desligar, inclusive retomando os domínios que foram cedidos”, explica Cláudio Filho.

por Luis Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz
*fonte: Convergência Digital