BrOffice: Carta pública à comunidade de software livre
7 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaVeja abaixo o texto enviado na manhã de hoje pelo Claudio F Filho, que há anos percebo como a face pública e sempre em atividade do movimento que impulsiona as ações do OpenOffice e BrOffice em nosso país. Torço para que as situações de interação entre os membros e organizações internas que formam o arcabouço de operação da equipe tenham uma solução rápida e positiva, alinhada aos propósitos históricos do projeto.
Carta pública à comunidade de software livre
Pela soberania e conduta digna da comunidade
Trabalho pela comunidade de Software Livre há 10 anos, desde 2001, quando criei a comunidade OpenOffice.org.br, hoje conhecida como BrOffice, além das comunidades Mozilla/Brasil e PostgreSQL-Br, comunidades que são referências mundiais nos respectivos projetos, graças não só ao meu trabalho como ao de todos os amigos, que se juntaram ,voluntariamente, para fazer esses projetos acontecerem.
Nesse período, tivemos pessoas que participaram mais, outras menos; algumas ainda estão desde 2002, ou ainda retornando depois de algum tempo de inatividade, sempre sendo parte de uma grande comunidade onde elas são reconhecidas e, através da meritocracia, assumem responsabilidades e funções dentro dos projetos.
Porém, apesar de sua força, as comunidades não conseguiam interagir institucionalmente com entidades como o governo, iniciativa privada ou terceiro setor, sendo que se tornou necessário uma pessoa jurídica, na forma de uma associação, para que as representasse. Assim, em 2005 surgiu a BrOffice.org – Projeto Brasil, uma associação sem fins lucrativos que serviria para APOIAR juridicamente os projetos de software livre no país.
Infelizmente, dentro da comunidade BrOffice surgiu uma confusão entre a Comunidade e a Associação. Muitos imaginavam que a Associação surgiu para COMANDAR A COMUNIDADE, o que não procede, nem é verdade! A Associação foi criada para APOIAR as comunidades. Infelizmente, houve uma recondução da Associação que a desalinhou dos objetivos estatutários e institucionais, através de um grupo de pessoas, com interesses pessoais, desconsiderando a própria comunidade, com “decisões” sobre o norteamento dos trabalhos, mesmo sem representatividade ou reconhecimento estatutário para tais ações, como, por exemplo, nos projetos “Revista BrOffice.org”, com arbitrariedades; ou do “Encontro Nacional BrOffice”, tendo este a “decisão” de não execução. Neste, em particular, perguntei se precisaria pedir para outra associação representar juridicamente a comunidade, uma vez que a entidade que batalhei para fundar, não a faria.
Felizmente, a própria comunidade detectou essas ações e reagiu, a ponto de, como não poderia deixar de ser, não reconhecer essas pessoas como líderes, muito menos acatar “decisões”, frise-se, desprovidas da imprescindível representatividade, tomadas arbitrariamente pela Associação a respeito e acerca das atividades da comunidade, que, como se vê, mostrou sua autonomia e soberania.
De minha parte, continuo na luta pelo software livre como voluntário que sou, e no alinhamento da Associação que batalhei tanto para criar e manter, junto com pessoas que admiro muito por seus feitos no país por essa causa, para que a Associação BrOffice.org continue a ser mais um braço da comunidade, fazendo o software livre voar ainda mais alto em nosso país!
Um abraço,
Claudio F Filho
Voluntário da comunidade de software livre no Brasil
V ENSOL será em maio 2011
3 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaV ENSOL - uma edição para ficar na história
Começa uma nova década e a Paraíba faz questão de apresentar, mais uma vez, o evento que se tornou referência em todo o nordeste brasileiro e desponta como um dos mais importantes no cenário do Software Livre nacional. É o V ENSOL, que em 2011 prome te muito mais que as quatro últimas edições realizadas na capital paraibana.
Reunindo estudantes, profissionais de tecnologia e curiosos, a pluralidade do ENSOL só é comparável com a mistura de raças encontradas em nosso país que num verdadeiro caldeirão de conhecimento, propaga sua receita para todos os cantos do Brasil, recebendo congressistas de todas as regiões e da grande maioria dos estados brasileiros. Mas não somente de "geeks" e "hackers" o ENSOL é feito. Participantes e ativistas de movimentos sociais, educacionais e de compartilhamento da informação também fazem parte desta grande festa para todos.
Sempre com veias democrática e social, o ENSOL pauta pela sua transparência, pela energia de seus organizadores e pela mobilização em torno de temas tão importantes como liberdade, conhecimento e informação. Para isso, sempre são convidados palestrantes que levam ao extremo estes temas para a comunidade e por ele já passaram nomes de peso do movimento do Software Livre Internacional como Jon “maddog” Hall, Richard Stallman, Rasmus Lerdorf, Ryan Ozimek e Jim McQuillan. Da mesma forma, diversos daqueles que fazem o movimento em nível nacional também já tiveram o mesmo prazer nas quatro edições anteriores.
Nesta quinta edição a comissão organizadora promete mais uma vez inovar em seus temas, trazendo ao contato dos participantes pessoas que estão mergulhadas em atividades de interesse de todos, mas principalmente daqueles que possuem o Software Livre como uma opção viável de compartilhamento de conhecimento. E isso tudo já tem data e local marcados. De 11 e 14 de maio de 2011 a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte de João Pessoa será mais uma vez o palco de troca de conhecimentos, informações e interação entre todos aqueles que, de uma forma ou de outra, procuram alternativas para um mundo melhor à todos.
Monte sua caravana e venha participar do V ENSOL e curtir na terra do "SOL NASCENTE" o litoral mais bonitos do país.
Anote em sua agenda e participe também. Em pouco tempo as inscrições estarão abertas mas você já pode começar a reservar seu espaço. Monte sua caravana e traga seus amigos para um dos litorais mais bonitos do país. Aproveite as praias, a comida típica, o sol e a brisa do mar mas, principalmente, tenha o privilégio de estar presente na terra onde o sol nasce em primeiro, compartilhando com outros o prazer da liberdade.
Inclusive Jon "maddog" Hall deixa seu recado sobre o tema em uma entrevista exclusiva ao ENSOL.
Não deixe de clicar em "CC" para ativar as legendas.
Nos vemos em maio em João Pessoa. Com certeza, livre!
Serviço:
Local: João Pessoa - Paraíba - Brasil
Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte
Data: 11 a 14 de maio de 2011
Veja mais detalhes do V ENSOL aqui...
Pegue a sua Revista Espírito Livre n. 22
3 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaE 2011 chega e com ele, um turbilhão de coisas para fazer. Mês de janeiro, então, é típico e comum em todos os anos: um mês que para alguns é férias, e para outros é o oposto, afinal alguém tem que cuidar das tarefas enquanto outros se divertem em suas férias. É mês de estudo, onde muitos se reservam para estudar, se reciclar, se aperfeiçoar, já que durante o ano, isso quase sempre é impossível para certas pessoas. Janeiro também é um ano que, para tantos outros, se programar, se agendar. Mês de promessas, de dietas, um mês que serve para analisarmos os pontos positivos do ano que passou e fazer novos planos, mesmo que não dê tempo para fazer tudo. Para nós, da Revista Espírito Livre, também não seria diferente. Aguardem que coisa boa está por vir…
A edição de janeiro da Revista Espírito Livre apresenta ao leitor, um tema bastante recorrente em sites especializados e que alguns simplesmente tentam ignorar: Software Livre nas empresas. O software livre já é uma realidade em grande parte das empresas, e aquelas que, dizem não usar, muito provavelmente acabam usando, seja na hospedagem de seu site, seja no framework utilizado para criar uma solução web, seja para navegar, já que a própria Internet tem como pilares, softwares de código-aberto. Neste contexto, fomos conversar com Arvind G. S., um indiano, responsável pelo Projeto Fedena, uma suite para gestão escolar.
Além disso, a edição apresenta várias outros artigos que ajudam a compor o tema do mês. Albino Biasutti apresenta um pequeno case de sucesso de implantação de software livre em uma empresa hospitalar, Estefânio Luiz Almeira fala sobre o MySQL e como ele pode ser uma boa solução empresarial, no que diz respeito a Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. Evaldo Júnior, que andava sumido, mas que retoma suas contribuições junto a revista, fala sobre um case de implantação de software livre em uma micro empresa. Gilberto Sudré, deixa claro em seu artigo, que o software livre já está maduro para o mercado.
A edição ainda leva o leitor a conhecer um pouco mais sobre as vantagens do software livre no desktop, apresentadas por Marcelo Menezes. Walter Capanema aborta um tema polêmico sobre o WikiLeaks e o direito a informação.
Esta edição ainda traz um fascículo especial, que se encontra ao final da revista. Na verdade, este fascículo trata-se de uma republicação dos “Cadernos da Liberdade”, de autoria de Djalma Valois Filho, um grande parceiro da comunidade de software livre no Brasil. Os quadrinhos datam de 2004, mas ainda continuam bastante atuais, como os leitores poderão comprovar.
Assim, como em outros meses, a edição de número 22 está repleta de material interessante e que atende a uma demanda bem diversificada de leitores.
Aproveito para agradecer a todos os colaboradores e envolvidos na produção desta e de outras edições. A publicação é um esforço conjunto e que só se concretiza com a participação de uma equipe empenhada em levar ao leitor um material de qualidade.
E para os leitores da Revista Espírito Livre, o nosso muito obrigado por nos acompanhar. E que venha 2011.
* fonte: Revista Espírito Livre
Dia Mundial da Liberdade dos Documentos - 30 Março 2011
3 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Free Software Foundation Europe (FSFE) convida indivíduos, grupos da comunidade e instituições a celebrar o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD) no dia 30 de março. DFD é um dia de ação global para celebrar padrões abertos e formatos de documentos abertos, e sua importância. Padrões abertos garantem a liberdade de acesso aos seus dados, e a liberdade de criar Softwares Livres que possam escrever e ler dados nesses formatos específicos.
Você pode participar organizando atividades em sua cidade. Distribuição de flyers, palestras, adição de banners em blogs, doações financeiras: existem muitas maneiras para você ajudar a educar as pessoas sobre padrões abertos.
Gostaríamos de ter pelo menos 25 cidades participantes no Dia da Liberdade dos Documentos 2011.
Ajude-nos a fazer deste evento um sucesso mundial!
Para mais informações sobre o evento, acesse nosso site: documentfreedom.org.
Descubra como você pode ajudar.
Porque o Dia da Liberdade dos Documentos (Document Freedom Day - DFD)?
Cada vez mais nossa comunicação move para o mundo digital. Numa sociedade digital, padrões abertos e formatos abertos de documentos provêem liberdade de ler e escrever. Eles são cruciais para garantir sua liberdade de trocar informações, permanecer independente de fornecedores, e manter nossos dados acessível em longo prazo. Padrões abertos também garantem nossa habilidade de comunicar e trabalhar utilizando Software Livre.
O que são Padrões Abertos (Open Document Format - ODF)?
Padrões Abertos são linguagens comuns que todos os computadores podem falar. Eles nos permitem trabalhar e comunicar usando Software Livre. Eles também tornam possível que desenvolvedores escrevam aplicacativos compatíveis com outras soluções, permitinfo aos usuários migrarem para Software Livre sem perder acesso aos seus dados.
Qual o objetivo da campanha?
A campanha leva a mensagem sobre Padrões Abertos e formatos abertos de documentos para uma audiência não técnica. Padrões Abertos são condição básica para a liberdade de escolha em software. O Dia da Liberdade dos Documentos educa sobre Padrões Abertos e permite que todas as pessoas contriburam para uma sociedade da informação melhor. É muito fácil, e até divertido participar do Dia da Liberdade dos Documentos, seja em grupo ou individualmente.
Dia Mundial da Liberdade dos Documentos (Document Freedom Day - DFD) é coornadado pela Free Software Foundation Europa.
Contatos:
Fernanda Weiden
Coodenadora da Campanha
Vice President, Free Software Foundation Europe
Email: weiden - at - fsfeurope - dot - org
Tel. +41 76 402 1866
Loimar Vianna
Coordenadora de Relacões Públicas DFD
Email: vianna - at - fsfeurope - dot - org
Tel. +353 86 234 1911
Karsten Gerloff
Presidente, Free Software Foundation Europe
Email: gerloff - at - fsfeurope - dot – org
Tel. +49 176 9690 4298
* fonte: Document Freedom Day - DFD
Saiba mais sobre o DFD 2010 Document Freedom Day no BotecoNet, aqui ...
Lançada Revista BrOffice edição 19, com novo visual
2 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPara brindar o ano novo a Revista está com novo visual, com nova seção e um recurso novo para aumentar a opção de leitura. Agora o leitor pode optar por ler a revista direto do navegador folheando tranquilamente a Revista sem precisar baixar o arquivo completo.
Nessa edição, muito influenciada pelo lançamento da nova versão estável do LibreOffice, pela The Document Foundation, TDF, o destaque foi a palestra ministrada por Eliane Domingos na Campus Party 2011, falando sobre essas mudanças e o reflexo disso para a comunidade BrOffice.
Na segunda entrevista com desenvolvedores do LibreOffice, o perfil e curiosidades de Joseph Powers, cuja contribuição principal foi deixar o LibreOffice mais bonito. Em outra entrevista, Daciano Pozzer conta-nos sobre a opção do BrOffice como parte da reestruturação na área de TI da empresa Rotoplastyc.
O assunto Inclusão Digital volta a baila no texto de Natan Reis Santos, responsável pelo Centro Digital de Ouriçangas, no estado da Bahia. Em Novas Tecnologias, um relatório com as novas funcionalidades do BrOffice. E para começar o ano com mais novidades inauguramos uma nova seção - Espaço Aberto, que traz um texto interessante sobre o PostgreeSQL.
E, ainda, dicas do BrOffice, um novo episódio do Redblade, e muito mais.
Boa leitura! Participe: envie críticas e sugestões para contato(a)revistabroffice.org.
Arquivo em *pdf
Leitura on line
* fonte: www.broffice.org