Como controlar o mouse com "seus olhos" na sua webcam no Ubuntu
9 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO eViacam é um programa de acessibilidade que permite controlar o mouse com os movimentos da cabeça. Instalei ele com a intenção de saber como é, utilizar o mouse sem usar as mãos, confesso que tive dificuldade ao manobrar o cursor na tela, mas não pela ineficiência do programa, mas sim por falta de treinar mais pois em poucos minutos consegui pegar o jeito e ter mais facilidade ao executar tarefas comuns.
Mesmo sendo pra mim quase que uma brincadeira, foi muito importante pois, eu realmente não conhecia essa ferramenta que tem a capacidade de ajudar tanto as pessoas. Pense em quem não consegue nem mudar de canal na TV utilizando um controle remoto, poder utilizar um computador simplesmente utilizando uma webcam?
A instalação
A instalação do programa é bem simples, pra quem usa o Lucid Lynx ou o Karmic já tem pacotes em debian (.deb) porém pra quem já usa o Maverick a instalação deverá ser compilada.
Download do eViacam: http://sourceforge.net/projects/eviacam/files/eviacam/
Para instalar o eViacam no Ubuntu 10.10 entre primeiramente no Synaptic e instale os seguintes pacotes.
• python-wxtools
• wx2.8-i18n
• libwxgtk2.8-dev
• libgtk2.0-dev
• libcvaux-dev
• libhighgui-dev
• python-wxgtk2.8
• libcv-dev
• libXext-dev
• libxtst-dev
Baixe então o eviacam eviacam_1.4.1.orig.tar.gz e execute os seguintes comandos como root. Obs: Já existe a 1.4.2 mas não tentei instala-la.
tar -zxvf eviacam_1.4.1.orig.tar.gz
cd eviacam-1.4.1/
./configure
make
make install
Caso apareça alguma dependência ao executar ./configure, é só ir até o synaptic e baixa-la.
Como utilizar:
O primeiro a ser feito é a “calibragem” do mouse onde o assistente vai pedir pra mover a cabeça. Logo após seguir o assistente o mouse já passa a ser controlado através do movimento.
Note que o retângulo em azul, corresponde ao tamanho da tela.
* fonte: Ubuntero
Softwares educacionais em código aberto
9 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSegundo a enciclopédia livre Wikipédia, Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial).
E tratando-se de Software Livre o Governo Federal do Brasil é um ótimo exemplo. Hoje existem vários setores da máquina administrativa pública onde são aplicados o SL. Desde 2003, o Governo Federal incentiva seus gestores a usar Software Livre. Além de economia, já que um mesmo programa pode ser instalado em várias máquinas, o Brasil ganha em tecnologia e segurança da informação.
Órgãos como o Banco do Brasil já trocaram todos os programas utilizados nos terminais de atendimento pelos Softwares Livres. Receita Federal, Ministério da Fazenda e Polícia Federal estão migrando ou já migraram para essa tecnologia. Na área educacional não seria diferente, como mostrei em post anterior falando sobre o Linux Educacional.
Desta vez mostrarei alguns softwares educacionais em código aberto que, para mim, como professor de Matemática, já se tornaram indispensáveis em minhas aulas.
Segue a lista destacados por área/disciplina, Nível (Fundamental, Médio ou Superior), Detalhes do programa e como obtê-los.
-
Matemática
-
Kbruch
Exercício e prática de operações matemáticas com frações
Indicação: 3ª a 4 ª séries do Ensino Fundamental
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kbruch -
Kpercentage
Exercício e prática de operações que envolvam porcentagem
Indicação: 3ª a 4 ª séries do Ensino Fundamental
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kpercentage -
Kmplot
Geometria Interativa: Programa apresenta em plano cartesiano gráficos e formas geométricas, em caráter ilustrativo
Indicação: Ensino Médio
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kmplot -
Kanagram
Jogo cujo objetivo é testar o conhecimento ortográfico do aluno
Indicação: Ensinos Fundamental
Onde Obter:http://edu.kde.org/kanagram/
-
-
Geografia
-
Kstars
Simulador de um Planetário
Indicação: Ensinos Fundamental e Médio
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kstars -
KGeography
Permite que você aprenda sobre as divisões políticas de alguns países
Indicação: Ensinos Fundamental e Médio
-
-
Química
-
Kalzium
Tabela Periódica dos Elementos
Indicação: Ensino Médio
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kalzium/
-
-
Linguagem
-
Klettres
Exercício e prática do alfabeto francês, italiano, alemão e outros idiomas estrangeiros
Indicação: Ensinos Fundamental
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/klettres -
Kverbos
Exercício e auxílio à conjugação de verbos no idioma espanhol
Indicação: Ensinos Fundamental e Médio
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://www.arvik.de/computer/kverbos/ekverbos.htm
-
-
Diversos
-
Ktouch
Tutor que direciona o treinamento do aluno na digitação de textos
Indicação: atividade de inserção do aluno ao universo digital através de sua aproximação ao microcomputador
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://www.kde.org/ -
KwordQuiz
Testes & Exames: Software com editor de questões de múltipla escolha e/ou perguntas e respostas
Indicação:Ensinos Fundamental e Médio
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/kwordquiz/ -
Keduca
Teste & Exames: Software usado para criar questões e testes de forma variada
Indicação: Ensinos Médio e Fundamental
Mais detalhes: ver Nota Técnica
Onde Obter: http://edu.kde.org/keduca/
-
* fontes: Portal do MEC, Linux Educacional e KDE.org
Mozilla planeja encerrar 2011 com o lançamento do Firefox 7
9 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Mozilla, empresa responsável pelo Firefox, publicou em sua wiki o planejamento (também chamado de roadmap) para o ano de 2011. Segundo ele, os usuários do navegador da raposa podem esperar três novas versões até o final do ano.
Embora a décima versão Beta do Firefox 4 tenha sido lançada há pouco tempo, depois de diversos atrasos, a empresa mostrou que pretende quebrar a sequência de adiamentos que vem enfrentando e pretende fechar 2011 com a sétima edição do browser. Ou seja, ela tem menos de 12 meses para lançar 3 versões finais (além das Betas) do Firefox. Será que ela consegue?
O que esperar das novas versões?
Uma das ideias da Mozilla é permitir uma maior interação entre o usuário e seu navegador no menor tempo possível. O objetivo é que qualquer atividade no navegador (desde um clique até a execução de um aplicativo online) não demore mais do que 50 ms.
Além disso, a empresa vem trabalhando para tornar o browser cada vez mais tolerante a falhas, permitindo que ele se recupere de qualquer imprevisto sem que o usuário perca as informações que estavam sendo processadas. Confira abaixo o plano de recursos que devem ser incorporados em cada uma das versões.
Firefox 5: a próxima geração do navegador deve ter suporte ao Windows 7 de 64 bits. Além disso, add-ons serão incorporados ao browser, tais como o Account Manager, para gerenciamento de contas, e o F1 Simple Sharing, dedicado ao compartilhamento social.
Firefox 6: para essa versão do Firefox a Mozilla pretende otimizar o JavaScript e tornar o navegador compatível com o Mac OSX 10.7 Lion. O aplicativo incluirá ainda recursos do CSS3 e HTML 5.
Firefox 7: os planos da empresa para a última versão do ano de seu navegador ainda não estão muitos claros, mas fala-se da separação de processos (cada aba se torna um processo independente no sistema) e também algumas mudanças no suporte a XBL.
Será que a Mozilla consegue?
Há quem se mostre confiante quanto aos planos da Mozilla, no entanto, para que consiga lançar as três novas versões do Firefox até o final do ano, a empresa precisa superar a fase de atrasos e problemas com os lançamentos que vem enfrentando. Aos usuários do navegador da raposa, basta esperar pelas novidades.
* fonte: Baixaki
* Leia mais no Wiki Mozilla Firefox clique aqui ...
A rede social Software Livre Brasil atingiu mais de 11.000 usuários
7 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA rede social Software Livre Brasil atingiu no dia de hoje, 07 de fevereiro de 2011, a marca de 11.000 usuários e 703 Comunidades.
É um record!
É a maior rede social de Software Livre!
Venha você também para essa importante rede social de TI.
Se cadastre!
www.softwarelivre.org
por Vitorio Furusho
Beto Richa irá privatizar serviços da CELEPAR
7 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO novo Presidente da Companhia de Informática do Paraná, Jacson Carvalho Leite, escolhido pelo Governador Carlos Alberto, confessou que irá privatizar os serviços da Companhia. Disse que a CELEPAR vai apenas gerenciar contratos com empresas do mercado. Veja o video:
Era isso exatamente o que ocorria no Governo Jaime Lerner, quando a CELEPAR foi apenas uma intermediadora de contratos com empresas privadas. Durante o Governo Requião a empresa foi estruturada, com a execução de atividades fim da empresa executadas por meio de servidores concursados.
Isso parece que vai acabar. Uma vez que o Governador Carlos Alberto prometeu que não iria vender as empresas estatais, o que será feito na CELEPAR será uma privatização via terceirizações. A jurista Maria Sylvia Zanella Di Pietro deixa claro que terceirização também é um tipo de privatização.
Jacson Leite é ex-Presidente do ICI – Instituto Curitiba de Informática, uma entidade privada qualificada como Organização Social que presta serviços de informática para a prefeitura de Curitiba e para diversos municípios do Brasil, sem licitação. Outro exemplo de privatização da informática!
No site da CELEPAR consta que o Presidente também pretende “retomar os objetivos institucionais da Fundação CELEPAR – FUNCEL”, uma Fundação privada que anteriormente era utilizada para fuga do regime jurídico administrativo (licitações, concurso público, etc), e que no Governo Requião sua situação foi regularizada.
Beto Richa, o privatizador! Eles voltaram!
Funcionários da CELEPAR e SINDPD: preparem-se!
* fonte: blog do Tarso
* LEIA MAIS SOBRE O TEMA NO BLOG DO ESMAEL, AQUI