Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

FLISOL 2011 - Distrito Federal - 09 abril

22 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Flisol, Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, do Distrito Federal, está com a chamada de trabalhos aberta até o dia 18 de março.

http://flisoldf.blog.br/2011/wp-content/uploads/2011/02/banner.jpg


Em breve estarão liberadas as inscrições para os participantes.

Este ano o FlisolDF acontecera na UNEB no dia 09 de Abril.

Venha conhecer um evento internacional sobre Software Livre totalmente gratuito.

Inscreva-se para dar uma palestra ou oficinas pelo site - www.flisoldf.blog.br

Enviado por Eustáquio Mendes Guimarães (eustaquio.guimaraes()gmail



A Comunidade BrOffice precisa de você!

21 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Comunidade BrOffice desenvolve uma série de projetos, tanto para a comunidade brasileira, quanto para a comunidade internacional. Além desses projetos, existem uma série de atividades que a comunidade precisa desenvolver, mas não conta com braços suficientes para isso.

Por isso, estamos contando com a sua ajuda!

Se você gostaria de contribuir, de alguma forma, com a comunidade que desenvolve a versão brasileira do LibreOffice. Dedicando uma parte do seu tempo livre fazendo alguma atividade onde precisamos de apoio, entre em contato conosco inscrevendo-se na lista de discussão do Gubro-br e enviando um e-mail para essa lista expressando seu desejo.

http://librecommunity.files.wordpress.com/2011/02/logo_transparente1.png?w=420&h=107

Temos os seguintes projetos em desenvolvimento:

  • Equipe da Revista BrOffice – Uma revista feita colaborativamente por membros da comunidade, para a comunidade de usuários do BrOffice. Aqui contribuem tradutores, revisores e diagramadores.

  • Equipe de Tradução – Trabalha na tradução de artigos e textos para a revista, para o portal BrOffice, para as páginas em PT-BR do portal do Libreoffice e na tradução da documentação do Libreoffice para o PT-BR.

  • Ambas as equipes acima têm o desejo de participar do desenvolvimento da revista do Libreoffice, uma publicação que a comunidade internacional está pensando em lançar, e que nós temos um grande know-how para contribuir.

  • Equipe de Suporte – A comunidade possui os Gubros – Grupos de usuários do BrOffice – e precisa de pessoas dispostas a contribuir com suporte gratuito para a comunidade. Essa equipe precisa ser organizada e precisamos de talentos, capazes de compreender como funciona o desenvolvimento colaborativo e comunitário, para ajudar a desenvolver nosso suporte à comunidade.

  • Equipe de Administração – Temos diversos sites, wikis e blogs que precisam ser administrados, e precisamos de pessoal que se interesse em fazer isso.

  • Equipe de Marketing – Precisamos formar uma equipe que assuma as atividades de divulgação e contato com as demais comunidade e com o mercado, de forma a propagar a imagem da comunidade e da marca.

  • Equipe de QA – Precisamos de pessoas que se interessem em testar pacotes em desenvolvimento e reportar bugs à comunidade de desenvolvedores.

  • Equipe de Eventos – Precisamos de pessoas que participem da organização de eventos da comunidade, tanto regionalmente, como a nível nacional e internacional.

Todos nós somos voluntários e oferecemos parte do nosso tempo, habilidades e dedicação à comunidade. Muitos de nós não possui um treinamento nas ferramentas. Por exemplo: somos médicos, administradores, técnicos, engenheiros, jornalistas, funcionários públicos, funcionários de empresas privadas, que contribuem da maneira que podem nas diversas atividades. portanto, não importa se você é, por exemplo, médico. Se souber como usar o BrOffice, está apto a contribuir em qualquer uma das atividades. Basta identificar-se com ela.

Quais as vantagens de participar de um projeto comunitário?

  • Você tem a possibilidade de aprender coisas novas, gratuitamente, até mesmo fora da sua área de atuação.

  • Você tem a possibilidade de conhecer e se relacionar com pessoas do Brasil inteiro e do Mundo, formando redes de contatos de alcance mundial.

  • Você aprende a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, desenvolvimento sem a figura de um “chefe”, mas sim, com decisões tomadas em consenso por todos os envolvidos. Você terá contato com o modelo “bazar” de desenvolvimento de projetos.

  • Não há disputa de cargos e posições. As posições são definidas naturalmente, por mérito, só depende de você assumir posições de maior responsabilidade. Sua responsabilidade é para com a comunidade e não para resguardar interesses particulares. Você estará trabalhando para si e para a sua comunidade, no sentido mais amplo do termo.

  • Você pode, utilizar o que aprender e somar às suas habilidades, para desenvolver um projeto pessoal, fora da comunidade. Você aprende, forma contatos, adquire know how e pode aplicar seus conhecimentos montando sua própria empresa, ou aplicando-os na sua atividade profissional.

Portanto, não seja tímido!

Entre em contato conosco, e participe do desenvolvimento das atividades do maior ícone do Software Livre no brasil e um dos maiores do mundo!

* fonte: Comunidade BrOffice



LibreCommunity Carta da Comunidade BrOffice ao Movimento de Software Livre e Iniciativas Open Source

21 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Comunidade BrOffice publica um abaixo assinado de repúdio às ações arbitrárias do Conselho Administrativo da ONG BrOffice e de apoio a Cláudio F. Filho. A Comunidade convida a todos os amantes do Software Livre e, aos que, de alguma forma estejam envolvidos com iniciativas Open Source, que assinem o documento.

O texto do documento está disponível em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=BrOffice, e também, transcrito abaixo:

A “fair” English version: http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=pt&tl=en&u=http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx%3Fpi%3DBrOffice

http://librecommunity.files.wordpress.com/2011/02/logo_transparente1.png?w=420&h=107

Carta da Comunidade BrOffice ao Movimento de Software Livre e Iniciativas Open Source Como membros da comunidade BrOffice, ligada pelos nós da rede em todos os Estados do Brasil, vimos a público, perante as Comunidades e Instituições existentes no seio do Movimento Software Livre e das iniciativas Open Source, manifestar o nosso posicionamento em relação ao cisma em curso existente entre esta Comunidade e a OSCIP BrOffiice.org a qual, infelizmente, está perceptivelmente desvirtuada das suas finalidades orgânicas de dar sustentabilidade institucional ao Coletivo nacional do projeto. Muitas são as razões que nos levam a essa decisão extrema e, por isso, visando esclarecer os nossos destinatários, citamos as que consideramos mais graves: Afirmamos, portanto, que não existe razão ética e nem legal para a existência de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP que desconsidere, sistematicamente, o seu coletivo com têm feito a BrOffice.org, especificamente através do seu Conselho Administrativo.

Conselho esse formado por uma maioria de pessoas que despreza a nossa Comunidade, pois embora exista um grupo resistente aos desmandos e à concentração de poder por parte desse colegiado, tal grupo, por ser alinhado com o Coletivo nacional, tem sido sistematicamente vencido internamente pelas forças do retrocesso hoje instaladas dentro da BrOffice.org.

Com efeito, as decisões mais recentes como a de não apoiar o Encontro Nacional do BrOffice, por exemplo, foram tomadas de forma unilateral pelo grupo dominante que detém, de forma oligárquica, o controle da BrOffice.org, inclusive com a manipulação de informações sendo processadas até mesmo à revelia do presidente da OSCIP e completamente fora do alcance desta Comunidade. Uma Comunidade linda e engajada, formada por pessoas , como nós subscritos, espalhadas por todo território nacional, atuando nos Grupos de usuários do BrOffice em seus Estados e nos projetos mais específicos como o da Revista BrOffice, produzida colaborativamente.

Aliás todos os projetos dos quais a BrOffice.org sempre tirou proveito são o resultado do trabalho dos muitos braços que compõem o Projeto BrOffice em nosso país. É preciso que se afirme: a Comunidade é, sempre, maior do que qualquer entidade que deseje representá-la. Infelizmente não é o que pensa um certo grupo dentro da BrOffice.org. Em razão do afirmado acima, causa-nos estranhamento saber que o presidente da BrOffice.org está sendo perseguido dentro da OSCIP por seu comprometimento com a Comunidade, o Coletivo nacional. Razão porque, segundo ele em seus esclarecimentos para a Comunidade, através das nossas listas – que qualquer pessoa interessada pode ter acesso através de inscrição online, não aceitou os desmandos do dito Conselho e repudiou internamente, nas reuniões da OSCIP, o tipo de governança excludente em vigência.

Por isso, manifestamos o nosso repúdio aos ataques pessoais e ou institucionais que estejam sendo deflagrados contra o Cláudio Filho, presidente da BrOffice.org e, ao mesmo tempo, levantamos moção de apoio a esse engajado lutador pela causa do Software Livre e Iniciativas Open Source no Brasil e no Mundo. Registramos, portanto, nosso reconhecimento de que Cláudio Filho é o representante legal e moral da BrOffice.org perante o Coletivo Nacional sem a presença do qual não há possibilidade de diálogo com a OSCIP BrOffice.org.

Registramos ainda nosso apoio e respeito aos/ás companheiros/as que, dentro da BrOffice.org, estão lutando para tentar resgatar a ONG às suas autênticas finalidades, pois, como diz a Lei 9790/99: Art. 2o Não são passíveis de qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, ainda que se dediquem de qualquer forma às atividades descritas no art. 3o desta Lei: (…) V- as entidades de benefício mútuo destinadas a proporcionar bens ou serviços a um círculo restrito de associados ou sócios; (…)

Art. 3o A qualificação instituída por esta Lei, observado em qualquer caso, o princípio da universalização dos serviços, no respectivo âmbito de atuação das Organizações, somente será conferida às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais tenham pelo menos uma das seguintes finalidades: (…) VII – promoção do voluntariado; XI – promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9790.htm – acesso em 17/02/2011 ) Por entender que as finalidades mais importantes da BrOffice.org foram flagrantemente desrespeitadas atingindo a dignidade da Comunidade BrOffice, repudiamos as ações e decisões unilaterais e antidemocráticas tomadas recentemente.

É preciso que a ONG, ou OSCIP BrOffice.org, pratique o que diz a Lei e, sobretudo, se redefina a partir dos valores democráticos do Movimento Software Livre e das Iniciativas Open Source que nos são tão caras. Nos angustia perceber que a oligarquia, que comanda a maioria no Conselho Administrativo da OSCIP, divorciou-se dessa Comunidade tentando excluir, dos seus quadros, o seu presidente e as pessoas que defendem a Coletivo nacional.

Portanto, sugerimos que, caso esse grupo ainda tenha algum desejo de diálogo com o conosco então, como Comunidade BrOffice brasileira, exigimos:

  1. A manutenção de Cláudio na Presidência da BrOffice.org;

  2. A convocação imediata de uma Assembleia Geral (AG) para prestação de contas, sob a liderança do presidente Cláudio Filho;

  3. A abertura, para a comunidade, das atas e decisões das reuniões e das AG da ONG.

Não obstante ao obscurantismo das atividades internas da BrOffice.org e o ostracismo imputado por esta OSCIP à Comunidade que deveria representar, respeitar e considerar, cumprindo assim suas finalidades legais e éticas, o fato premente é que nós, enquanto coletivo maior nos encontramos num momento decisivo da história do projeto brasileiro.

Por isso, compreendendo que somos sujeitos da história e nunca massa de manobra; considerando, por outro lado, o valor e a força do engajamento de gigantes dentro do projeto, as vezes anônimos/as, mas apaixonados pela Cultura Hacker que formata a base do Movimento de Software Livre e das Iniciativas Open Source no mundo declaramos: Somos a Comunidade BrOffice no Brasil e, por tal representatividade e reconhecimento, trabalharemos e lutaremos, chamando para nós a responsabilidade de continuar o projeto BrOffice/LibreOffice, em território brasileiro, de acordo com os princípios cultura hacker e da dádiva – compartilhamento, colaboração e meritocracia – com ou sem a OSCIP BrOffice.org.

* fonte: Comunidade BrOffice



A The Document Foundation libera o rc2 do Libreoffice 3.3.1 para testes

18 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Prezada Comunidade,

A The Document Fundation tem satisfação de anunciar a segunda edição candidato da LibreOffice 3.3.1. Esse release é o primeiro de uma série de lançamentos do LibreOffice 3.3.

Libroffice

Esteja ciente de que o RC2 do LibreOffice 3.3.1 ainda não está pronto para uso em produção, você deve continuar a usar LibreOffice 3.3 para isso.

O Release Candidate 2 está disponível para Windows, Linux e Mac OS X em nossa página de download: http://www.libreoffice.org/download/pre-releases/

Se você encontrar erros, por favor comunique-o Bugzilla FreeDesktop:
https://bugs.freedesktop.org

Para outras formas de se envolver com esse projeto emocionante - você pode por exemplo:

Principais alterações:

Mais uma vez, muito obrigado a todos vocês que tenham contribuído para o Projeto LibreOffice - esta libertação não teria sido possível
sem sua ajuda.

Atenciosamente,

Comité Diretivo - The Document Foundation

* Leia mais detalhes sobre o LibreOffice 3.3.1 rc2, clique aqui



IV Consegi 2011: inova mais uma vez ao discutir dados abertos

16 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dados abertos, transparência, democracia, e-gov, software livre, computação em nuvem serão os principais assuntos debatidos na quarta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi).

O Consegi 2011 já tem data marcada. O evento acontece de 11 a 13 de maio, nas instalações da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. Neste ano, o evento será realizado no primeiro semestre, com o objetivo de inserir na agenda do novo governo os temas referentes a tecnologia da informação e comunicação do setor público e inovações na área de governo eletrônico.

http://www.consegi.gov.br/img/logo-Consegi2011.png

Com o tema "Dados abertos para democracia na era digital", o Congresso trará para a esfera pública brasileira a discussão que movimenta comunidades de usuários espalhadas pelo Brasil: a disponibilização de dados governamentais abertos. Países como a Inglaterra, Espanha e França já congregam importantes iniciativas nessas questões e se tornam referência para os demais países.

O que são dados abertos?

Dados abertos implica na publicação e disseminação das informações do setor público na web, compartilhadas em formato bruto e aberto, compreensíveis logicamente, de modo a permitir sua reutilização em aplicações digitais desenvolvidas pela sociedade. Ou seja, mais do que publicar as informações na rede, o governo precisa disponibilizá-las em formatos que viabilizem a manipulação inteligente dos dados. Essa ação permite a sociedade criar interconexões entre informações diferentes, fazer recortes de acordo com o interesse e torná-los públicos.

Um exemplo simples das possibilidades de empoderamento da sociedade, no que tange a controle social do Estado, a partir da publicação de dados abertos é a seguinte situação. Na página oficial do Ministério da Agricultura há documentos publicados sobre a produção agrícola do país. Já no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior existem os índices de exportações de produtos horti-fruti. Mas, se agora você quer saber quanto do tomate produzido no Brasil é exportado, não existe uma maneira ágil de verificar essa informação. Até porque muitas vezes, esses documentos são incompreensíveis para o cidadão comum.

No contexto de dados abertos, um programador com posse dessa documentação pode construir uma aplicação tecnológica que faça as mais diversas relações possíveis entre as informações, além de demonstrar de forma clara quanto de cada produto é produzido e quanto é exportado. E assim pode ser feito em todas as áreas de atuação e controle do Estado. A vantagem é que a publicidade de informações dessa natureza, auxiliariam a sociedade em uma ação permanente e efetiva de controle e no mesmo sentido o governo a criar políticas públicas a partir de cenários estabelecidos pela informação referencial. É importante ressaltar que dados abertos trata de dados públicos e não dados sigilosos.

Consegi 2011

Durante o Congresso, serão debatidas as questões que envolvem o papel da sociedade organizada nesta nova lógica de transparência, a definição de formatos padrão para publicação das informações públicas e o que representa essa novidade para o avanço da democracia brasileira.

A tônica da programação continua sendo o software livre e a evolução do governo eletrônico, assim como a cooperação e compartilhamento de conhecimento entre entes da Administração Pública, comunidades e países vizinhos. As trilhas desse ano estão divididas em oito categorias, confira: http://www.consegi.gov.br/.

Saiba mais sobre o assunto Dados Abertos na matéria da TV Serpro com o coordenador de tecnologia do Serpro, José Maria Leocádio.

* fonte: Comunicação Social do Serpro