O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.
Resultados do debate sobre Arte Digital em Juiz de Fora
5 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO debate sobre Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira, que ocorreu no dia 02 de outubro de 2009 no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) em Juiz de Fora, contou com a presença significativa de alunos do Instituto de Arte e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, além das presença de pesquisadores a alunos da Pós-graduação em Comunicação da UFJF. A apresentação do Fórum da Cultura Digital foi realizada pelo curador de Arte Digital, o autor deste post, seguida da apresentação da área de Arte Digital, com ênfase nas relações entre Arte, Cultura e Tecnologia. Os participantes mostraram-se bastante interessados e muitos já participam da plataforma on-line, com blogs, fóruns sobre temas na área de comunicação e memória.
O debate também contou com a participação do coordenador da Pós-graduação em Comunicação da UFJF, Francisco Paoliello Pimenta e do professor e pesquisador Alfredo Suppia, que debateram sobre o papel da Arte Digital na formação dos alunos do Instituto de Artes, a forma como circular as obras e também sobre como disseminar e difundir as produções em suportes digitais e computacionais.
O público participou com questões muito pertinentes e a maioria delas fazia alusão aos seguintes tópicos:
a) fomento da arte digital
b) formação: como promover uma maior inserção das tecnologias na formação dos cursos de arte
c) direitos autorais na música: como a tecnologia digital afeta e modifica as relações autor/produtor/distribuidor
d) memória: como preservar obras de arte digitais
Um ponto registrado pelo professor Francisco Pimenta, coordenador da Pós-graduação em Comunicação da UFJF, em relação ao eixo da comunicação no Fórum diz respeito a um tópico que deveria ser melhor explorado que é a relação entre os suportes e os contéudos, que segundo ele não estão bem representados nas discussões e nos objetivos traçados pela curadoria de comunicação.
O pesquisador Alfredo Suppia criou um blog no Fórum, o Bit a Bit, para dar continuidade às idéias propostas durante o debate e também para envolver os alunos da UFJF no debate de forma mais direta e participativa.
Veja as fotos do evento
Relação entre museus e tecnologia é tema de seminário internacional no Museu Histórico e Nacional
4 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaComeça amanhã, 05 de outubro, no Museu Histórico e Nacional o Seminário Internacional “Museus e Comunicação: Exposiçoes como Objeto de Estudo”.
Serão debatidas questões relativas à comunicação e ao desenvolvimento científico e tecnológico; o uso e o desenvolvimento de diferentes mídias e as estratégias utilizadas para ampliar o diálogo, atrair e seduzir o público de museus. Entre os temas a serem abordados, que caminhos seguir na atualidade, de modo a oferecer exposições cuja linguagem evidencie a capacidade de comunicação dos museus e que possam, a um só tempo propiciar o saber e o prazer.
Qual a propensão e agilidade que os museus têm para fazer uso de instrumentos de moderna tecnologia em suas exposições, visando a ampliar o campo de informações e também oferecer uma estética que propicie um tipo de deleite sensorial similar ao que propiciam outras mídias. Serão ainda abordados alguns aspectos que interferem na produção e na montagem das exposições, entre os quais as questões relacionadas ao ambiente, iluminação, suportes e acondicionamento.
O evento contará com a participação de conferencistas internacionais como Jean Davallon, da Universidade de Avignon (França), Maria Isabel Rocha Roque, Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal), Hans Ottomeyer, do Museu de Historia de Berlim (Alemanha).
Além dos conferencistas internacionais, o evento conta com a participação de importantes instituições brasileiras do campo da documentação e da informação em ciência e tecnologia, como o Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
O Museu Histórico e Nacional (MHN) está localizado na cidade do Rio de Janeiro e é um dos museus do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) – uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que coordena a Política Nacional de Museus (PNM).
Maiores informações em: http://www.museuhistoriconacional.com.br/
O suingue da Cibercultura 10+10
2 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO dia de ontem, quinta-feira, levou desde o litoral de São Paulo para o ciberespaço as ponderações de um Pierre Lévy dez anos após o lançamento de seu livro Cibercultura, no Brasil. Gilberto Gil, André Lemos, Laymert Garcia dos Santos. Cláudio Prado, José Murilo Júnior e Sérgio Amadeu da Silveira ponderaram sobre a realidade brasileira mediante o Cibercultura, que foi um relatório feito para mostrar a situação da internet do final dos anos 1990 para a Comunidade Européia.
Lévy começou a tarde propondo a inteligência coletiva computacional. Ao concluir, Gil lhe perguntou: “E se não foi assim, como seria?” E teve início o debate da existência de uma cultura digital brasileira. O xamanismo amazônico, “as vantagens das desvantagens” de nossas deficiências foram lembradas como características culturais diferenciadoras. O suingue brasileiro da cibercultura citado por Gil balançou debatedores, twitters, participantes do chat e plateia.
O Cibercultura 10 + 10 é um evento promovido pela CPFL Cultura, produzido pelo Laboratório da Cultura Digital e pela Casa da Cultura Digital em parceria com o Fórum da Cultura Digital Brasileira.
Parte do debate do dia 01 de outubro.
III Contato – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica
1 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica é um projeto da Universidade Federal de São Carlos que fomenta o cenário cultural de São Carlos e região central do Estado de São Paulo e busca desenvolver integração em torno de atividades artístico-culturais. O evento é composto por apresentações gratuitas de música, cinema e instalações de arte eletrônica; atividades de formação e aperfeiçoamento de profissionais nas áreas abrangidas e debates amplos sobre as temáticas abordadas.
O CONTATO é realizado anualmente por projetos da UFSCar que almejam, a partir de sua articulação, estabelecer parcerias para a pesquisa e desenvolvimento de processos de produção artística e comunicacional caracterizados pelo uso da tecnologia e por uma relação próxima com a sociedade. Todo esse trabalho acontece de modo que o espaço aberto ao intercâmbio de novas produções seja propício à articulação dos setores em prol da superação de desafios, do fortalecimento e integração dos potenciais de criação.
Paralelamente acontece o Fórum Paulista de Cultura Digital, que faz parte dos encontros preparatórios para o Fórum da Cultura Digital Brasileira.
O projeto é realizado pela Rádio UFSCar, pelo CineUFSCar, pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, além de diversos apoiadores e parceiros.
7 a 12 de outubro 2009
Universidade Federal de São Carlos
Programação e outras informações em:
www.contato.ufscar.br
Senado aprova audiência pública sobre digitalização do rádio no Brasil
1 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNa tarde de ontem, quarta-feira (30/09), o Senado Federal aprovou o requerimento do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) que propunha a realização de audiência pública para discutir o modelo de digitalização do rádio no Brasil.