O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.
Baixe o livro CulturaDigital.br
26 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCar@s,
Depois de um último esforço de revisão, é com prazer que compartilho com tod@s o livro CulturaDigital.BR, organizado por mim e por Sérgio Cohn, com a supervisão de José Murilo Jr. e Álvaro Malaguti, integrantes da coordenação executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira.
O livro é o nosso caderno de provocações. Pretendemos com esse trabalho estimular a rede a refletir sobre os desafios contemporâneos. A partir de conversas abertas com pensadores de diversas áreas do conhecimento, procuramos mapear as principais questões que circundam a cultura digital. Trata-se da abertura de um diálogo.
Geralmente, os projetos publicam livros ao final. Nesse caso, publicamos no começo, para garantir que as ideias circulem, avancem e se conectem.
O livro conta com entrevistas de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.
Clique na imagem para baixar:
Debate sobre Arte Digital em Juiz de Fora
25 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaDEBATE PÚBLICO, GRATUITO E ABERTO SOBRE ARTE DIGITAL
A curadoria de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) convida para o debate sobre Formação, Produção, Difusão e Inserção da Arte Digital na cultura brasileira com a participação de curadores, artistas, educadores e pesquisadores da área no país. A proposta do debate é refletir sobre as necessidades do campo e apresentar soluções para os problemas que serão apontados no encontro.
As questões a serem debatidas no seminário são:
- delimitação do campo: o que é arte digital?
- diagnósticos: quais são os problemas? quais as perguntas que precisamos fazer?
- formulações e propostas: quais políticas públicas devem existir? que ações este grupo deveria tomar? quais pressões deveríamos fazer?
A intenção final desse encontro e do Fórum como um todo é formular um documento listando e propondo ao MinC uma política cultural para a área de Arte Digital.
PROGRAMA
19h30 Abertura com Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira)
19h50 Videoconferência sobre o Fórum da Cultura Digital Brasileira com Rodrigo Savazoni (Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira) e André Deak (Curador de Comunicação do Fórum da Cultura Digital Brasileira).
20h30 Debate sobre arte digital e comunicação com Alfredo Suppia, professor do Mestrado em Comunicação, FACOM, UFJF) e Francisco Paoliello Pimenta (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação, FACOM, UFJF)
DATA: 02/10/2009
LOCAL: Museu de Arte Moderna Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
HORÁRIO: 19h30 às 22 horas
Apoio:
Universidade Federal de Juiz de Fora
Eixo de Memória Digital tem novo curador
24 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO Eixo de Memória Digital tem um novo curador. É Rogério Santana Lourenço. Ele substitui Carlos Seabra, que continuará colaborando com o Fórum, mas por motivos profissionais se afastará da curadoria. Queremos agradecer às contribuições fundamentais de Carlos e dizer que contamos com ele na sequência do processo, que necessitará de tod@s para ser efetivo.
Rogério Lourenço é graduação em Ciências Sociais (UFRJ, 1997), mestrado em Comunicação, Imagem e Informação pela (UFF, 2000) e foi visitant scholar da Georgia State University (2000). Tem trabalhos com produção, pesquisa e arquivamento para o Canal Futura, CNN, Banco Mundial, e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em parceria com Adilson Cabral, concebeu, desenvolveu e manteve em 1997 o primeiro website da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP), com cerca de 500 títulos disponibilizados como catálogo online. Publicou artigos sobre democratização da comunicação no Brasil, denunciando a situação de ilegalidade do audiovisual comunitário (2000 e 2007) e sobre educação à distancia (1998). Fez parte da Coordenação da 4a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes( 2004, com participantes de 72 países).
Rogério também coordenou a implantação do Vocabulário Controlado da Empresa Municipal de Multimeios, cuja abordagem diferenciada consistiu na concepção, desenho e implantação de um sistema de indexação de produtos e ações interligados(2008).
Deu início à concepção, planejamento e gestão do processo de digitalização do acervo da empresa (5000 mil horas). Fez parte do Grupo de Gestão do Conhecimento da Prefeitura do Rio de Janeiro (2005 a 2007).
Seja bem-vindo, Rogério. Contamos com suas contribuições para consolidarmos o debate sobre essa questão tão premente para a organização da cultura no século 21.
Resultados do debate sobre Arte Digital em São Paulo
23 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO debate sobre Arte Digital contou com a presença de vários pesquisadores, artistas, produtores, críticos e professores da área das artes digitais. A participação do público através da rede do Fórum da Cultura Digital Brasileira também merece destaque, pois foram mais de 50 acessos em média ao streaming de vídeo em tempo real realizado através do site do Fórum, além de perguntas e respostas que foram postadas e respondidas on-line. A íntegra do debate pode ser acessada através do endereço http://culturadigital.br/aovivo .
Merecem destaque algumas deliberações importantes que foram sugeridas pelos participantes do debate e algumas sugestões já vão ser colocadas em prática a partir da reunião de hoje. São elas:
a) Criação de um Fórum dentro do grupo de Arte Digital sobre o tópico “Circuitos de arte e tecnologia”, que terá a intenção de pensar formas de circulação da arte tecnológica nas mais variadas esferas da sociedade. Como pensar um setor de um museu para a área de “arte digital”? Qual será o primeiro museu brasileiro que irá criar essa “área”? O grupo será coordenado por Daniel Hora.
b) Criação de um Fórum no Grupo de Arte Digital para debater a questão da Formação: como pensar o campo da arte digital no ensino fundamental e médio. Que tarefas realizar para pensar a arte digital para além do ensino formal, ou seja, como atividade de extensão (museus que podem oferecer cursos na área etc.). Relações entre cursos de graduação, pós-graduação e de formação continuada que atuem na área. O grupo será coordenado por Eliane Weizman.
c) Criação de um terceiro Fórum no Grupo de Arte Digital para debater as questões ligadas aos acervos da arte digital. Como preservar as obras em formatos digitais? Como elaborar um plano de acesso para as obras que estão em acervos, se essas obras são digitais e talvez algumas só funcionem na internet? A coordenação do grupo fica a cargo de Gabriela Previdello.
Os participantes do encontro acordaram que o foco de atuação agora será estabelecer Fóruns dentro do grupo de Arte e Tecnologia Digital, que agora passará a ser denominado de ARTE DIGITAL, que foi o nome aceito entre os presentes ao debate para a curadoria do Fórum de Cultura Digital.
Participaram do evento Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte e Tecnologia Digital do Fórum), Daniel Hora (Consultor do Ministério da Cultura), Eliane Weizman (coordenadora do educativo do FILE), Giselle Beiguelman (Diretora Artística do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia), Jane de Almeida (Coordenadora do PPGEAHC/Mackenzie), Patrícia Canetti (Conselheira titular de Arte Digital no CNPC/MinC), Renata Motta (Coordenadora geral do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia), Rodrigo Savazoni (Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira), Tânia Fraga (UNB e artista).
Veja as fotos:
Cobertura da mídia:
Caderno Link do Estado de S. Paulo:
Site Catraca Livre de Gilberto Dimenstein:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/09/debate-sobre-arte-digital-na-cultura-brasileira/
Ao vivo direto do debate sobre arte e tecnologia digital
23 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCar@s,
Tivemos problemas com a rede, depois com os sistemas, mas agora estamos ao vivo no www.culturadgital.br/aovivo. Acompanhem por lá. Para interagir pelo Twitter, usamos a tag #culturadigitalbr. Para debater, acesse o canal de bate-papo no Cover it Live. A transmissão rola no Ustream. Desculpem o transtorno. A luta pela cultura digital é também contra as corporações e as visões arcaicas de segurança.