Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Twitter do CulturaGovBr

redirection forbidden: http://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss -> https://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do Fórum da Cultura Digital Brasileira

19 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Fórum  da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.


TEIA2010: Cultura digital é discutida em seminário no domingo

27 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Os tambores da cultura digital rufam na Teia 2010! Não só por ser o mote deste 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, mas também pelo espaço destinado na programação para discutir as questões ‘da hora’ para o movimento.

TEIA - BANNER WEB  234 X 60  px

Plano Nacional de Banda Larga, Programa Nacional de Telecentros, Marco Civil, Reforma do Direito Autoral, formação e educação estão entre as prioridades do Seminário Tambores Digitais, que ocupará o auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no dia 28 (domingo). Veja abaixo e programe-se! A entrada é gratuita.

Seminário Tambores digitais

28 de março- Auditório do Centro Dragão do Mar

9h às 9h30

Programa Nacional de Telecentros

Apresentação do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital – Telecentros.BR. O Programa irá apoiar espaços de inclusão digital com equipamentos e mobiliários, o oferecimento de conexão banda larga, a concessão de bolsas para formação de monitores, além de implantar uma Rede de Formação.

Carina Andrade – Assessora de Inclusão Digital do Ministério do Planejamento – SLTI/MPOG

9h30 às 11h

Educação e Cultura Digital

Ações, reflexões e experiências de Cultura Digital na Educação e de Educação na Cultura Digital.

Cíntia Boll – Representante do Programa Ensino Médio Inovador – SECAD/ MEC

Chico Simões- Coordenador do Pontão Invenção Brasileira

Antônio Alburquerque – Gerência de Cultura Digital – SPC/MinC

Nelson Preto – Rede de Intercâmbio de Produção Educativa – RIPE – UFBA

Massino Canevacci (italiano) – Antropólogo e Professor da Universidade La Sapienza – Roma

Maria Benites – Psicológa social e membro do Comitê Executivo do Fórum Mundial de Educação.

Uirá Porã – Representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Moderadora:

Josiane Ribeiro – Coordenadora da Ação Cultura Digital – Secretaria de Cidadania Cultural – SCC/MinC

11h às 13h

Os Tambores Digitais

As discussões centrais da Cultura Digital na atualidade: Plano Nacional de Banda Larga, Marco Civil e a Reforma do Direito Autoral.

Paulo Rená da Silva Santarém– Gestor do Processo de construção colaborativa do Marco Civil da Internet – SAL/MJ

Nelson Fugimoto – Assessor Especial em Inclusão Digital – Casa Civil

Fernando Carvalho – Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do ceará – ETICE

Marcos Souza – Diretor de Direitos Intelectuais – SPC/MinC

Sérgio Amadeu da Silveira – Sociólogo e ativista por direitos civis na Internet

Moderador:

José Murilo – Coordenador Geral de Cultural Digital da Secretaria de Políticas Culturais – SPC/MinC



Cultura Digital e Mídia Livre unem diálogos na Teia das Ações

26 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Teia 2010

Teia 2010

Na primeira manhã de debates da Teia 2010, com a alteração de última hora da programação do eixo de Mídia Livre e Comunicação, na Teia das Ações, acabaram-se unindo os integrantes desta ao grupo da Cultura Digital, gerando um momento rico de troca entre as duas linguagens, que pensam e agem de forma bem semelhante, buscando atingir metas e ideais parecidos, e utilizando, basicamente, as mesmas plataformas para tal.

Entre os destaques pautados pelas discussões foi ressaltada a troca de metodologias para formação e manutenção das diversas redes criadas nas articulações dos Pontos, Pontões de Cultura e Pontos de Mídia Livre. Samir Raoni, do Pontão Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil explicou, através de uma breve dinâmica, a responsabilidade com a memória e identidade social que cada projeto, pessoa ou coletivo adquire ao trabalhar com as comunidades locais no registro de suas histórias e uso das tecnologias. “Uma rede precisa estar se movimentando unida, com todos acompanhando o que está acontecendo. E é preciso ficar atento aos que estão frágeis nesse processo, pra tentar mantê-los sempre juntos, informados e participantes”, disse Raoni.

Outra questão pontuada em vários momentos foi a necessidade de garantir a continuidade das ações ligadas ao programa Cultura Viva e endossar as políticas públicas de cultura conquistadas até agora, independente do governo atuante. “É importante pensar em como a cultura no nosso país mudou nos últimos anos, não só pelos Pontos de Cultura, mas também com a construção do Plano Nacional de Cultura”, falou Ricardo Ruiz, integrante do coletivo Nordeste Livre e do Ponto de Mídia Livre http://www.descentro.org/.

À tarde, os eixos Cultura Digital e Mídia Livre e Comunicação continuam sua programação normal, na Teia das Ações. Na Cultura Digital haverá um debate sobre a importância da inclusão deste segmento no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e apresentação da nova plataforma do Fórum da Cultura Digital Brasileira. Em Mídia Livre a conversa toma os rumos das políticas públicas para comunicação e cultura, com a participação da chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella, um dos representantes da Comissão Executiva da I Confecom e da II CNC, Octavio Pieranti, o coordenador do Pontão de Cultura Kuai Tema (PR), Marco “Amarelo” Konopacki”, e representando o Coletivo Intervozes, Carolina Ribeiro.

Texto: Maíra Brandão – Fonte: Blog da Regional Nordeste – MinC



Lançado na Espanha portal de coleções digitais que reúne 121 bases de dados de museus e bibliotecas

25 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Ministra da Cultura, Angeles Gonzáles-Sinde apresentou hoje na sede do Ministério o projeto Hispana: coleções digitais de arquivos, bibliotecas e museus espanhóis. O portal Hispana reúne 121 bases de dados de acervos digitais, bibliotecas e museus de instituições públicas e privadas. O projeto inclui também um diretório dos 440 projetos de digitalização em curso na Espanha.

Soube da notícia agora no final do dia e, dando uma olhada muito rápida, me pareceu que se trata de um grande metabuscador baseado no protocolo OAI-PMH  (”Hispana es un recurso avanzado de acceso a la información digital producida por todo tipo de instituciones españolas que se constituye en la red mediante la interconexión de sus bases de datos“).

Mesmo sem ter tido tempo para dar uma passeada com mais calma na Hispana, decidi publicar a notícia logo aqui na comunidade do Cultura Digital.Br.

Vale conferir!



Culturadigital.br ganhará novo visual com versão atualizada do BuddyPress

24 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A plataforma do Fórum da Cultura Digital Brasileira está baseada atualmente na versão 1.0.2 do BuddyPress, um plugin de rede social em software livre aplicável ao WordPress. No final desta semana, durante a Teia 2010, será lançada a atualização da culturadigital.br baseada na versão 1.2 do plugin. Até lá, informações sobre a novo visual da rede estão sendo publicadas no Blog Plataforma Em Transição.

“As modificações implementadas serão bem visíveis por incluir uma melhora expressiva da qualidade da interface, com um layout construído focado no usuário”, explica Guilherme Aguiar, desenvolvedor do Ministério da Cultura. Ele conta ainda que as principais mudanças da perspectiva do desenvolvimento são:

-Facilidade de manutenção do código: “Na versão atual tínhamos que atualizar duas pastas ao mesmo tempo e o código era de difícil entendimento. Na nova versão, o BuddyPress seguiu a lógica do desenvolvimento do WordPress e lançou o Codex (página em que mostram todas as funções do BuddyPress, uma espécie de manual).”

-Recursos avançados de interface: “O entendimento melhor do código da plataforma permitiu a utilização em alto nível do jQuery [ajuda os desenvolvedores a se concentrarem na lógica dos sistemas da web e não nos problemas de incompatibilidade dos navegadores atuais]. Um dos exemplos é paginação do site, que seguirá uma lógica parecida com as utilizadas pelo Facebook e Twitter.”

Guilherme lembra que a decisão da equipe do culturadigital.br em usar o BuddyPress foi uma aposta. “Na época, ele era apenas um plugin em versão pré-beta. Fizemos a coisa certa, pois logo em seguida a Automatic/WordPress adquiriu o plugin como plataforma oficial para redes sociais, o que deu força para comunidade.”

Para saber mais sobre o desenvolvimento da nova versão da plataforma CulturaDigital.Br, visite o Blog do Desenvolvimento. Sugestões e ideias são sempre muito bem vindas :-)



Prêmio Asas Cultura Viva 2010 – inscrições até 10 de abril

19 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O prêmio Asas Cultura Viva 2010, em sua segunda edição, destina R$ 2,4 milhões para premiar 30 entidades civis sem fins lucrativos, selecionadas por meio de editais publicados pela SCC/MinC, conveniadas na qualidade de Pontos de Cultura, que apresentaram as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados e que tiveram seus convênios finalizados ou recebido todas as parcelas referentes ao convênio firmado. Conheça o edital.

Confira os editais e os anexos:

Edital

Anexo I – Requerimento

Anexo II – Formulário de Inscrição

Anexo III – Declaração da entidade

Mais informações: (61) 3901 3798 – falar com Nete.



Tags deste artigo: cultura digital