O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.
IV Reunião da Comissão do SNIIC e I Oficina do GT Glossário da Cultura
24 de Fevereiro de 2016, 20:31 - sem comentários aindaA Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC) promove dias 25 e 26 de fevereiro a IV Reunião da Comissão do SNIIC e I Oficina do GT Glossário da Cultura, em Brasília. As atividades serão conduzidas pela equipe da Universidade Federal de Goiás, que presta consultoria técnica para a atualização da ontologia da cultura, ou seja, dos vocabulários utilizados nos sistemas de informação da área cultural.
O GT glossário da cultura foi instituído pelo Ministério da Cultura por meio da portaria 119 de 19 de novembro de 2015 com o objetivo de objetivo criar, por meio de diálogo, estudos, trocas de experiências e elaborações de propostas, o glossário cultural que será utilizado pela plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC, bem como o seu modelo de governança.
Na ocasião será definido o escopo da ontologia da cultura, por meio de atividades em grupo que contarão com a presença de integrantes da sociedade civil e servidores do MinC e suas vinculadas.
Serviço e agenda
IV Reunião da Comissão do SNIIC e I Oficina do GT Glossário da Cultura
Dias 25 e 26/02 – 7o andar do Edifício Corporate Parque Cidade
Qual é o objetivo da reunião?
Definir o escopo da ontologia:
1 – Qual o domínio a ontologia deve cobrir?
Por domínio, entendemos a sua abrangência temática e funcional – que temas deve cobrir e que funções na gestão e operação cultural deve cobrir
2 – Para quê vamos usar a ontologia?
Construir casos objetivos e exemplos de formas de uso da ontologia. Ex: gerar relatórios, integrar com sistemas, produzir análises, etc…
3 – Que tipos de questões a ontologia deve responder?
Construir perguntas objetivas que a ontologia deveria responder. Será fundamental para avaliarmos posteriormente a qualidade do trabalho
4 – Quem irá utilizar e quem irá manter?
Quem estará presente?
Além de representantes de todo o sistema MinC, estarão presentes representantes de secretarias estaduais e municipais de cultura (indicados pelos respectivos fóruns), além de representantes da sociedade civil indicados pelo CNPC. (Conforme portaria que institui o GT do Glossário da Cultura).
Agenda
Dia 25/02
09:00
Apresentação das pessoas e instituições representadas
Apresentação do projeto e parceria MinC/UFG
Apresentação da pauta da oficina
Discussão
14:00
Apresentação de projetos experimentais de ontologias e suas potenciais aplicações;
Discussão e análise de exemplos
Momento grupo: produção de ideias e possibilidades que imaginamos para a ontologia da Cultura
Discussão e preparação para o próximo dia
Dia 26/02
9:00
Apresentação da dinâmica do dia:
Formação de 04 grupos de trabalho e rodadas de 1:00h para cada grupo trabalhar mediado por equipe de apoio da UFG.
Trabalho em grupo: grupo Domínio, grupo Objetivos, grupo Questões, grupo Governança
Observação: os participantes da oficina deverão rodar a cada 1:00h entre os grupos, de forma a poderem contribuir com os 04 grupos
14:00
Trabalho em grupo
Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho
Discussão
Encaminhamentos e próximos passos.
MinC abre duas novas consultas públicas
15 de Fevereiro de 2016, 14:11 - sem comentários aindaO Ministério da Cultura, por meio da Diretoria de Direitos Intelectuais, abre duas consultas públicas sobre instruções normativas que devem regularizar temas de interesse dos setores da música e do audiovisual.
Ambas foram desenvolvidas pelo Culturadigital.br e se utilizam do plugin wp-side-comments, o mesmo aplicado na consulta da regulamentação do Marco Civil da Internet. A diferença é que nas consultas do MinC o sistema foi estilizado para ficar mais intuitivo e fácil de utilizar. Outra novidade é a possibilidade de sugerir novos dispositivos ainda não previstos no texto das instruções normativas.
As consultas ficarão disponível por 45 dias (até 30/03/2016), e as sugestões e críticas recebidas serão analisadas pela Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI/MinC).