O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.
Conferência Nacional de Comunicação começa hoje em Brasília
14 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaA partir das 17h desta segunda-feira (14/12), a Confecom será transmitida ao vivo pelo endereço: http://www.confecom.gov.br/transmissao. No Twitter, a hashtag #confecom é a utilizada para organizar as notícias e informações sobre a conferência, que tem como tema “comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
O debate nacional acontece até o dia 17/12 pela primeira vez e pretende consolidar discussões feitas nas etapas preparatórias e eletivas ocorridas em todo o país. A conferência gira em torno de três eixos temáticos: “produção de conteúdo”, “meios de distribuição” e “cidadania: direitos e deveres”. A ideia da Confecom é, por meio de um amplo debate entre os diversos setores sociais, construir propostas que indiquem os princípios, diretrizes e recomendações para orientar a formulação da Política Nacional de Comunicação.
Free Software and Open Source in Brazil @ DAC 09 (Dec 13)
14 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaOriginal: http://www.cicerosilva.com/?p=201
Free Software and Open Source in Brazil @ DAC 09.
Software Livre e Open Source no Brasil no Digital Arts and Culture Conference 2009 (UC Irvine), por Cicero Inacio da Silva & Jane de Almeida.
Veja o streaming administrado por Brett Stalbaum:
Consulta pública sobre o marco civil da internet termina dia 17/12
10 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaEsta é a última semana para opinar sobre o texto-base feito pelo Ministério da Justiça em parceria com a Fundação Getúlio Vargas do Rio que dará origem ao marco civil da internet brasileira. Em consulta pública online desde 29 de outubro, o texto ficará disponível no blog do marco civil até o dia 17 de dezembro, próxima quinta-feira.
“O marco a ser proposto tem o propósito de determinar de forma clara direitos e responsabilidades relativos à utilização dos meios digitais. O foco, portanto, é o estabelecimento de uma legislação que garanta direitos, e não uma norma que restrinja liberdades”, explicam os autores do projeto no próprio blog. Para participar, é necessário fazer cadastro na rede culturadigital.br. Veja aqui como fazer o registro.
As sugestões propostas e os problemas levantados pelos usuários na consulta pública online devem ser levados em consideração pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça na hora de montar o projeto de lei que regulamentará a internet no país. Segundo o MJ, ele também será submetido à consulta pública no início de 2010.
No Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira foram discutidos os pontos chaves desse processo. Assista a rodada de conversa entre representantes do MJ, da FGV-Rio, ativistas e especialistas na íntegra e saiba mais sobre o assunto.
Workshop sobre Direito de Autor na USP
9 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaComo a Web e as Tecnologias Digitais impactam leitores, autores e editores em termos jurídicos, econômicos e comportamentais? A legislação de Direito de Autor surgiu para prover justo reconhecimento e remuneração aos autores e editores, permitindo o surgimento e o desenvolvimento de toda uma estrutura de publicação e disseminação da produção intelectual escrita. Mas as facilidades da Web e das novas tecnologias Digitais fazem com que as pessoas pressionem por mudanças no modelo vigente. O que fazer para que se mantenham os conceitos originais e ao mesmo tempo permitir a evolução das publicações, de forma a facilitar o acesso, reduzir os custos e manter o incentivo à produção intelectual? Entender e discutir essas questões é o objetivo primário do Workshop sobre Direito de Autor, promovido pelo Laboratório Brasiliana Digital (USP).
Data
9 e 10 de dezembro de 2009 / horário : 09:00 – 17:00
Local
Sala de Videoconferência, Prédio da Administração
Escola Politécnica – Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, no. 380 / Cidade Universitária, São Paulo – SP
Transmissão pela Internet
Clique aqui para acessar
Realização
Laboratório Brasiliana Digital (USP – Universidade de São Paulo)
Laboratório de Engenharia de Conhecimento (USP – Escola Politécnica)
Grupo de Estudos em Direito de Autor e Informação (UFSC – Universidade Federal de Santa
Catarina)
Programação
DIA 9/12 (QUARTA)
- Abertura (09:00 – 09:10)
- Sessão I (09:10 – 12:00): Os autores, os leitores, os editores e o negócio do livro, revistas e outras publicações textuais.
Prof. Dr. Pablo Ortellado (EACH-USP) - Sessão II (14:00 – 17:00): Conceitos sobre Propriedade Intelectual e Direito de Autor. Evolução história e legislação atual.
Prof. Dr. Marcos Wachovicz (UFSC)
DIA 10/12 (QUINTA)
- Sessão III (09:00 – 10:15): Qual é o problema? – As novas tecnologias e seu impacto na produção, distribuição e consumo de livros, revistas e outras publicações textuais, em termos econômicos, jurídicos e de comportamento individual e da sociedade.
Prof. Dr. Edson Gomi e Prof. Dr. Pedro Puntoni (Brasiliana USP) - Sessão IV (10:30 – 12:00): Novos Paradigmas : Google Books
Prof. Dr. Alexandre Pesserl (UFSC) - Sessão V (14:00 – 15:00): Novos Paradigmas: Repositórios de Acesso Aberto (Open Access).
Profa.Dra. Sueli Mara (ECA-USP) - Sessão VI (15:00 – 17:00): Agregação das principais idéias discutidas no workshop e preparação para o próximo seminário sobre Direito de Autor.
Prof. Dr. István Jancsó (Brasiliana USP)
Acompanhe a Feira Música Brasil pela internet
9 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaComeça hoje em Recife o maior evento de música e negócios da América Latina. Se você não está na capital de Pernambuco, poderá acompanhar os debates que acontecerão por lá pela internet. O primeiro é amanhã, dia 10/12, às 11h, sobre o “mercado de shows no Brasil”. Ainda nesta quinta, acontecem discussões sobre novos modelos de negócios, às 14h, e mercado editorial, às 16h.
Nos outros dias, marketing digital, streaming, download, futuro da música, gestão de carreiras, diálogo com países latino americanos e ibéricos e a função atual do rádio serão discutidos. As transmissões ao vivo podem ser acessadas no endereço: http://feiramusicabrasil.com.br. No Twitter, a hashtag usada para a cobertura online é: #fmb09 e o perfil oficial: @fmb09
Entre os palestrantes dos painéis, o destaque é o alemão Gerd Leonhard, autor dos livros The Future of Music (com David Kusek) e Music 2.0. Ele publicou na Internet uma carta aberta para a indústria fonográfica independente, em que exorta os profissionais a embarcar no novo modelo, baseado no compartilhamento e na promoção da música “como serviço” e não “como produto”. Sua palestra será transmitida dia 11/12 às 16h.
A Feira Música Brasil tem na programação, além das discussões, uma série de apresentações musicais. No encerramento, durante tributo a Luiz Gonzaga, canções do Rei do Baião serão reinterpretadas por um grupo reunindo instrumentistas de Nação Zumbi, Cidadão Instigado, Instituto e Orquestra Contemporânea de Olinda. Dividirão com eles o palco, como cantores convidados, Arnaldo Antunes, Marina de La Riva e Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, entre outros.
Também serão exibidos os filmes Cartola – Música para os Olhos, O Rock Brasileiro – História em Imagens e Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global, seguidos por debates. E haverá palestras sobre tecnologias para música e música para cidadania, além de oficinas de produção musical e de gestão cultural – todas gratuitas.
Nos dias 10, 11 e 12, ocorrerá a Rodada de Negócios Nacional e Internacional, com presença confirmada de dezenas de empresas – selos, gravadoras, distribuidoras, telefônicas e outras -, bem como organizações sociais da área cultural. Os participantes contarão com uma equipe de monitores e tradutores.
A programação artística e das atividades em geral, com os horários e locais, está na página do evento.