O Fórum da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.
Integre o seu blog ao perfil
15 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVocê já escreve sobre algum tema relacionado a cultura digital num blog fora da plataforma do Fórum da Cultura Digital Brasileira? Então, deixe esse conteúdo disponível no culturadigital.br. Para isso, basta ativar a opção no seu perfil e toda vez que você incluir a tag “#culturadigitalbr” em um post, o conteúdo aparecerá por aqui. A interação é possível graças a um plugin desenvolvido para esta rede social e funciona em blogs Wordpress e Blogger, pois eles informam as tags dos posts no feed.
Abaixo, o desenvolvedor Marcelo Mesquita, explica um pouco melhor o que é e como foi feito o plugin:
O que faz o plugin desenvolvido para a rede social da cultura digital?
MM: A rede social da cultura digital permitirá que os participantes criem um blog particular, mas muitos desses participantes já possuem blogs ou sites. Então, para evitar a criação de mais um espaço de publicação criamos um plugin que permite ao participante da comunidade cadastrar seu blog e a partir de então todo o post desse blog que possuir uma hashtag definida será replicado no site da comunidade.
Esse plugin será colocado à disposição da comunidade?
MM: Sim. Todos os plugins desenvolvidos pela Equipe Web do MinC são disponibilizados para a comunidade.
Como ele foi desenvolvido?
MM: Foi desenvolvido em PHP e utiliza funções do próprio WordPress para fazer a importação do feed dos blogs cadastrados. Após a importação é feita uma verificação para saber se a hash tag é utilizada no post e caso positivo ele é adicionado ao livestream do integrante.
O que significa integrar o conteúdo de blogs existentes à rede social? A rede social passa a ser uma rede das redes, é isso?
MM: Exatamente. Mas a rede social funcionará mais como um agregador que mostrará os passos de cada integrante.
Como funcionam os plugins do WordPress e em que lugares eles costumam ser divulgados?
MM: Os plugins funcionam adicionando novas funcionalidades ao WordPress. O WordPress já disponibiliza várias funções que facilitam a integração desses plugins com o sistema. Assim como os temas, existem dois tipos de plugins, os aprovados pelo WordPress e os disponibilizados na web.
A vantagem de utilizar plugins validados pelo WordPress, é que esses passam por vários testes antes de serem disponibilizados no diretório de plugins do WordPress.
Já os plugins disponibilizados na web normalmente estão em sites de desenvolvedores ou de comunidades. Apesar de existirem bons plugins desse tipo, é importante fazer uma avaliação antes de usá-los pois eles podem gerar conflitos ou danificar o WordPress, o banco de dados e até o servidor.
É possível fazer uma estimativa de quantos plugins existem para o wordpress?
MM: O diretório de plugins do WordPress informa a quantidade de plugins existentes. Neste momento (14/10/2009 12:07) existem 6.8995 plugins aprovados pelo WordPress, isso sem contar os plugins soltos pela web.
Ative o seu perfil
Para ter essa opção na sua conta, é preciso fazer o login na rede, clicar em “Minha Conta” no menu superior à esquerda (em cinza), escolher a opção “Perfil” no sub-menu que aparecerá e, na sequência, clicar em “Editar Perfil” no outro sub-menu. Como na imagem abaixo:
Na página do seu perfil, clique na opção “o ser social” no menu horizontal e preencha o campo “Feed do Blog” com o endereço de feed do lugar em que você costuma escrever.
Agora, salve as mudanças e pronto! Toda vez que você colocar a tag “#culturadigitalbr” em um post o conteúdo aparecerá na página principal do Fórum da Cultura Digital.
‘Fórum da Cultura Livre’ em Barcelona
14 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaDe 29 de outubro até 1 de novembro, vai acontecer em Barcelona o Fórum Internacional sobre Acesso à Cultura e Conhecimento na Era Digital, promovido por três das mais renomadas e respeitadas organizações que trabalham no campo dos direitos civis: a Exgae, Networked Politics e o Free Knowledge Institute.
O Fórum será um importante encontro internacional das organizações e indivíduos mais relevantes na cena internacional da cultura livre, e que estão engajados na reflexão sobre os desafios sociais e econômicos da divulgação da cultura e do conhecimento na era digital.
No momento em que a União Europeia discute marcos regulatórios e propostas de auto-regulação, em nível nacional e no âmbito da comunidade de nações, o ‘Fórum da Cultura Livre’ em Barcelona tem como objetivo articular propostas valiosas que estão emergindo da sociedade civil, de forma que todos os interessados possam participar deste processo legislativo.
O Fórum se fundamenta na idéia de encontrar formas de promover maior equilíbrio entre o reconhecimento da criatividade, da inovação e do investimento por um lado, e os direitos civis de acesso ao conhecimento e à cultura e o desenvolvimento sustentável, por outro.
Free Culture Forum: Organization and Action
[There is a video that cannot be displayed in this feed. Visit the blog entry to see the video.]
Novas tecnologias é tema de conferência de comunicação no RS
14 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaAcompanhe a transmissão ao vivo pelo site do evento, a partir das 8h30 desta quarta-feira, 14 de outubro. A proposta da I Conferência Metropolitana de Canoas, no Rio Grande do Sul, que acontece no prédio 59, da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) é debater a democratização da comunicação e a cidadania no contexto das Novas Tecnologias.
Para isso, estarão presentes Dra. María Josá Cantalapiedra González, professora da Universidade do País Basco (Espanha), Yasodara Cordoba, coordenadora de multimídia da EBC, José Roberto Garcez, também da EBC, entre outros. Veja abaixo a programação:
MANHÃ
7h30 – Credenciamento
8h30 – Abertura
Representantes do Governo Federal / Governo do Estado / Universidade sede /
Comissão RS / Prefeito e Governos Municipais
9h30 – PAINEL 1
Convergência digital e implicações técnicas e sociais
Jorn. Garcez – EBC
Profa. Christa Berger – Unisinos
Profa. Maria José Cantalapiedra – Universidade do Pais Basco (Espanha)
MEDIADOR: Marcos Martinelli
10h30 – PAINEL 2
Exposição 1: Relações entre público, privado e estatal na
democratização da comunicação
Prof. Pedrinho A. Guareschi – UFRGS
Exposição 2: Cenário da democratização da comunicação
Prof. Celso Schroder – FNDC
Exposição 3: A comunicação que queremos na Região Metropolitana:
desafios no contexto da digitalização de meios
Prof. Douglas Moacir Flor – Diretor de Comunicação Social da Ulbra
MEDIADOR: Claudia Cardoso e Alberto Kopittike
12h10 – Intervalo de almoço
13h30 – PAINEL 3
Exposição 1: Direito à comunicação e controle social: mecanismos atuais
Jorn. José Nunes – Sindicato dos Jornalistas
Exposição 2: Desafios da comunicação comunitária: regulação e controle social
Profa. Neusa Ribeiro – Centro Universitário Feevale
Exposição 3: Novos cenários para a comunicação
Prof. Davison Campos – Ulbra
14h30 – PAINEL 4
Exposição 1: Qualidade do Conteúdo X Garantia de distribuição
Psic. Ivarlete Guimarães de França
Exposição 2: Novas linguagens e Cidadania
Yasodara Cordoba – Coordenadora de Multimídia EBC
MEDIADOR(A): Arlindo Schunck Filho – POATV
15h30 – GRUPOS
GRUPO 1: Produção de conteúdo
FACILITADOR(A): Vera Deise Barcelos
RELATOR(A): Lisandro Lorenzoni
GRUPO 2: Meios de distribuição
FACILITADOR(A): Gerson Barrey – Diretor TI da EBC
RELATOR(A): Telassim – Secretaria de Educação – Canoas
GRUPO 3: Direitos e deveres dos cidadãos
FACILITADOR(A): Paulo Fernando Alves de Farias – Secretário de Comunicação da CUT/RS
RELATOR(A): Candice Cresqui – FNDC
16h30 – Plenária final
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular amplia acervos na Internet
13 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaAcervos bibliográficos digitais sobre folclore e cultura popular estão disponíveis para consulta do público em geral no endereço www.cnfcp.gov.br, o portal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular na internet, como resultado do esforço que vem sendo empreendido desde a década de 1990, pela equipe da Biblioteca Amadeu Amaral, no sentido de desenvolver ações que utilizem novas tecnologias para preservar e difundir seu acervo, um dos maiores do Brasil relativos ao tema, com cerca de 200 mil documentos.
Desse acervo, estão disponibilizados em mídia digital a Cordelteca, com 5.539 folhetos de cordel; a Hemeroteca, com mais de 80 mil recortes de periódicos (jornais e revistas); a Xiloteca, reunindo a coleção de xilogravuras do Museu de Folclore Edison Carneiro, do CNFCP; a Revista Brasileira de Folclore, com 41 fascículos; e, agora, mais uma novidade: os catálogos da Sala do Artista Popular (SAP), num total de 151 títulos.
A SAP é um programa permanente voltado para a difusão e comercialização da produção de arte popular e artesanato de tradição cultural, envolvendo ações de pesquisa, documentação, difusão e fomento. A partir de pesquisas de campo e documentação fotográfica, o programa realiza exposições e venda de peças de artistas e comunidades produtoras de artesanato de cunho tradicional. Na abertura de cada mostra, que conta com edição de catálogo etnográfico, os artistas estabelecem contato direto com o público, recebendo pró-labore, no caso de demonstração técnica.
Em breve, serão disponibilizados os números da série Encontros e Estudos, editada pelo CNFCP visando, sobretudo, a divulgar resultados de seminários, debates, estudos e pesquisas nos campos do folclore e da cultura popular, fomentando a discussão e o intercâmbio com pesquisadores e especialistas.
Integre o Twitter ao seu perfil
9 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVocê pode publicar informações na rede social do Fórum da Cultura Digital Brasileira pelo Twitter. E isso não significa que qualquer mensagem adicionada lá aparecerá por aqui. Apenas os posts com a tag #culturadigital.br serão indexados.
Para que seus comentários entrem na página de entrada do Fórum basta ativar essa opção no seu perfil. Fazer isso é simples: posicione o mouse no menu superior (cinza), no topo da página, em “Minha Conta”. No sub-menu que aparecerá escolha a opção “Perfil” e, na sequência, clique em “Editar Perfil”, como na imagem abaixo:
Na página “Mudar Perfil”, escolha a opção “O ser social” no menu horizontal que está no canto superior da página:
Na página “O ser social”, adicione o seu nome de usuário no Twitter no campo “Perfil no Twitter”:
Pronto! Agora cada vez que você twittar usando a tag #culturadigitalbr sua mensagem aparecerá automaticamente na home do Fórum da Cultura Digital Brasileira.