Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Twitter do CulturaGovBr

getaddrinfo: Name or service not known

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do Fórum da Cultura Digital Brasileira

19 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Fórum  da Cultura Digital Brasileira é um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado.


Projeto Retalhos reúne entrevistas com realizadores de cultura digital

21 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Lançado esta sexta-feira, 21 de janeiro de 2011, pela FLi Multimídia, Retalhos- Coletânea de experiências de cultura digital por seus realizadores traz 25 entrevistas com participantes de importantes projetos do Brasil e do Mundo, que estiveram presentes no II Fórum da Cultura Digital Brasileira. O evento aconteceu em novembro de 2010 na Cinemateca Brasileira e trouxe a São Paulo mais de 70 experiências bem-sucedidas de educação, comunicação, arte, software, entre tantas outras coisas.

Os depoimentos foram colhidos durante os três dias de Fórum, em um “set” montado numas da saída da Cinemateca. Quem passou por ali no momento em que a equipe estava disponível foi entrevistado. Os projetos que compõem Retalhos, com link direto para as entrevistas, são:

Outra iniciativa, também parte integrante da cobertura multimídia do Fórum, é o projeto Linha do Tempo da Cultura Digital, que visa recuperar a memória da cultura digital por meio de um levantamento participativo de ações, iniciativas e fatos que ocorreram. A linha está aberta a colaborações. Não deixe de escrever sobre outros projetos!



Tese de mestrado conta a história da Cultura Digital na gestão Gilberto Gil

18 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Eliane Costa estudou física, tornou-se funcionária da Petrobras atuando no desenvolvimento de sistemas de computação, chegou a cumprir créditos para um mestrado nessa área, mas nos anos 90 deu uma guinada na vida e passou a trabalhar com comunicação e cultura.

Essa formação híbrida foi um dos fatores que a levou a estudar, em seu mestrado no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, a relação entre cultura e tecnologia (cultura digital) na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura.

Foi estimulada por perceber nesse momento uma dobra na História, onde o país se posicionou de forma pioneira mundialmente. Seu trabalho comprova justamente essa dimensão inaugural da gestão Gil.

O estudo deu origem à dissertação “Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje”: o Ministério da Cultura, na gestão Gilberto Gil, diante do cenário das redes e tecnologias digitais, que temos o prazer de publicar na rede CulturaDigital.br pois se trata da história que nos trouxe até aqui.

Eliane é gerente de patrocínio da Petrobras. Assumiu o posto em 2003, mesmo ano em que Gil chegou ao MinC. Desde então, a frente desse cargo, desenvolveu uma série de ações em consonância com as políticas elaboradas pelo Ministério da Cultura, inclusive no fomento à Cultura Digital.

Baixe o trabalho e faça-o circular:



Tags deste artigo: cultura digital