Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Twitter do CulturaGovBr

redirection forbidden: http://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss -> https://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Software livre é política do governo de Tarso Genro

18 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 252 vezes

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, respondeu a duas perguntas na edição de julho do Governador Responde. A primeira, sobre a convocação de aprovados no concurso para agente do tesouro do Estado, cumpre o compromisso de, todo mês, responder a pergunta mais votada pelos gaúchos. A segunda pergunta respondida foi uma escolha do próprio governador: qual a política estabelecida pelo governo sobre a utilização de softwares livres?

“O nosso governo é adepto ao software livre, é uma política que está vinculada no programa de governo”, destacou Tarso Genro. Para o governador, a utilização destes conceitos tecnológicos é importante para a democratização não só da relação do Estado com a sociedade, mas também para que cada vez um número maior de pessoas possa ter acesso aos benefícios da internet.

O Governo do RS vem adotando um conjunto de políticas relacionadas ao software livre, o que motivou a escolha da pergunta pelo governador:

1. O Gabinete Digital (http://www.gabdigital.rs.gov.br/) é fundamentado no software livre;

2. O Diário Oficial do Estado utiliza software livre na conversão de documentos;

3. A secretaria estadual de Segurança Pública é referência nacional no uso de formatos de dados abertos (http://www.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=servicos&cod_dinamico=28);

4. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) (http://www.procergs.rs.gov.br/) está criando um laboratório de inovação baseado nos princípios do software livre;

5. No 12 Fórum Internacional do Software Livre (FISL), o governo tornou-se signatário do Protocolo de Brasília (http://www.softwarelivre.gov.br/protocolo-brasilia-1/protocolo-brasilia-protocolo-brasilia), que trata da adoção de documentação aberta como forma de garantir a comunicação de forma transparente com outro sistema;

6. Ainda no 12 FISL, o governador Tarso Genro realizou a terceira edição do Governo Escuta, no qual foi abordado o tema “Cultura Digital, Democracia e Governos no Século XXI”;

7. Existência de um grupo permanente de governança e cultura digital que busca unificar as políticas de adoção dos princípios do software livre.

No vídeo, Tarso Genro ressaltou que as grandes conquistas científicas e tecnológicas não devem estar atadas em princípios de lucratividade. “Esta revolução tem que ser socializada, aberta, gratuita e disponível”, afirmou o governador.

O Governador Responde é uma ferramenta do Gabinete Digital por meio da qual o chefe do Poder Executivo estadual responde todo mês, em vídeo, a pergunta mais votada dentre aquelas enviadas pelos cidadãos.

Assista e divulgue o vídeo nos seus blogs, sites e redes sociais. Para inserir o vídeo utilize o código: “<iframe src=”http://www.governoescuta.rs.gov.br/video/2/embed/” width=”490″ height=”290″ frameborder=”0″></iframe>”


Fonte: http://culturadigital.br/blog/2011/07/18/software-livre-e-politica-do-governo-de-tarso-genro/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.