Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Twitter do CulturaGovBr

redirection forbidden: http://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss -> https://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário traz Langdon Winner, Galloway e Tim Wu a São Paulo

5 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 354 vezes

Inscrições para o evento começam no dia 6 às 12h no site da Faculdade Cásper Líbero

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Cultura de Redes do curso de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero e o Fórum da Cultura Digital Brasileira promovem nos próximos dias 4 e 5 de novembro o Seminário “Cidadania e Redes Digitais”, trazendo pela primeira vez ao Brasil grandes nomes da pesquisa sobre redes digitais e sobre as mudanças no ambiente político-social emergidos na cibercultura, como o filósofo Langdon Winner e os pesquisadores Tim Wu e Alexander Galloway.

Uma série de debates com especialistas brasileiros e estrangeiros estão programados para o evento, abrangendo os grandes temas do pensamento contemporâneo. Segundo o professor da Cásper e ativista da cultura digital Sérgio Amadeu, o seminário é um evento acadêmico cujo propósito é debater de que forma a cultura que emerge das redes digitais pode contribuir para a construção da cidadania no ciberespaço, dando ênfase à dimensão política da cultura digital.

As mesas de discussão incluem desde a importância da neutralidade da rede, as possibilidades que a web semântica pode gerar na fiscalização dos governos, os commons na esfera pública interconectada e a emergência da sociedade de controle, entre outros, discutidos por pesquisadores e ativistas da sociedade civil como Laymert Garcia dos Santos, Ronaldo Lemos, Eugênio Bucci, João Brant e Demi Getschko.

Como um evento integrado ao Fórum da Cultura Digital Brasileira, espera-se que os debates possam gerar contribuições para o processo em andamento. “Chega uma hora em que o Fórum tem que se encerrar, no sentido de garantir que as discussões gerem um conjunto de propostas. Nesse sentido, os debates do Seminário podem contribuir muito, principalmente na construção desta nova esfera pública interconectada”, afirma Amadeu.

Convidados

Langdon Winner, Tim Wu e Alexander Galloway estarão pela primeira vez no Brasil para o Seminário. Winner é professor de Ciência Política no Departamento de Ciência e Tecnologia de Estudos na Rensselaer Polytechnic Institute de Nova York, foi repórter da revista Rolling Stone e publicou, entre outros, o livro “Autonomous Technology: Technics-out-of-Control as a Theme in Political Thought”.

Galloway é professor associado do Departamento de Cultura e Comunicação da Universidade de Nova York, integrou coletivos de Mídia Tática e escreveu para publicações online, como a CTHEORY. Também é autor do livro “Protocol: How Control Exists After Decentralization”.

Wu é professor da Columbia Law School, integra o grupo de reforma da mídia da Free Press e é um dos principais articuladores do movimento Save the Internet, além de pesquisador dos direitos de autor e da política das telecomunicações. Em 2006, foi nomeado pela Scientific American uma das 50 personalidades do ano e incluído na lista dos 100 formando mais importantes da Universidade de Harvard.

“Eles têm uma grande contribuição a dar ao cenário local”, opina Amadeu. “O Winner estará aqui para dizer que as tecnologias são artefatos políticos e que não se pode deixar de ver esse aspecto. O Wu vem para afirmar que as tecnologias não podem ser capturas pelos provedores. Isso é importante porque muitos pesquisadores do Brasil não levam esse problema em consideração. E Galloway falará da importância dos protocolos para assegurar uma série de direitos, pois a rede que garante a liberdade de expressão, dos fluxos informacionais, é a mesma que assegura um enorme rastro digital de quem navega por ela, e é preciso garantir a privacidade.”

Expectativa

Segundo Sérgio Amadeu, são esperados para o seminário cerca de 120 pessoas, a lotação máxima do auditório da Cásper Líbero. Para quem não puder comparecer, o evento também será transmitido via streaming. Estes também poderão participar enviando perguntas e comentário através do Twitter. “Estamos focando em comunicadores em geral, acadêmicos da área de humanas e exatas que se interessem pela rede e pela cidadania”, conta.


Fonte: http://culturadigital.br/blog/2009/10/05/seminario-traz-langdon-winner-galloway-e-tim-wu-a-sao-paulo/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.