Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Twitter do CulturaGovBr

redirection forbidden: http://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss -> https://twitter.com/statuses/user_timeline/19301021.rss

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Integre o seu blog ao perfil

15 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 356 vezes

Você já escreve sobre algum tema relacionado a cultura digital num blog fora da plataforma do Fórum da Cultura Digital Brasileira? Então, deixe esse conteúdo disponível no culturadigital.br. Para isso, basta ativar a opção no seu perfil e toda vez que você incluir a tag “#culturadigitalbr” em um post, o conteúdo aparecerá por aqui.  A interação  é possível graças a um plugin desenvolvido para esta rede social e funciona em blogs Wordpress e Blogger, pois eles informam as tags dos posts no feed.

Abaixo, o desenvolvedor Marcelo Mesquita, explica um pouco melhor o que é e como foi feito o plugin:

O que faz o plugin desenvolvido para a rede social da cultura digital?

MM: A rede social da cultura digital permitirá que os participantes criem um blog particular, mas muitos desses participantes já possuem blogs ou sites. Então, para evitar a criação de mais um espaço de publicação criamos um plugin que permite ao participante da comunidade cadastrar seu blog e a partir de então todo o post desse blog que possuir uma hashtag definida será replicado no site da comunidade.

Esse plugin será colocado à disposição da comunidade?

MM: Sim. Todos os plugins desenvolvidos pela Equipe Web do MinC são disponibilizados para a comunidade.

Como ele foi desenvolvido?

MM: Foi desenvolvido em PHP e utiliza funções do próprio WordPress para fazer a importação do feed dos blogs cadastrados. Após a importação é feita uma verificação para saber se a hash tag é utilizada no post e caso positivo ele é adicionado ao livestream do integrante.

O que significa integrar o conteúdo de blogs existentes à rede social? A rede social passa a ser uma rede das redes, é isso?

MM: Exatamente. Mas a rede social funcionará mais como um agregador que mostrará os passos de cada integrante.

Como funcionam os plugins do WordPress e em que lugares eles costumam ser divulgados?

MM: Os plugins funcionam adicionando novas funcionalidades ao WordPress. O WordPress já disponibiliza várias funções que facilitam a integração desses plugins com o sistema. Assim como os temas, existem dois tipos de plugins, os aprovados pelo WordPress e os disponibilizados na web.

A vantagem de utilizar plugins validados pelo WordPress, é que esses passam por vários testes antes de serem disponibilizados no diretório de plugins do WordPress.

Já os plugins disponibilizados na web normalmente estão em sites de desenvolvedores ou de comunidades. Apesar de existirem bons plugins desse tipo, é importante fazer uma avaliação antes de usá-los pois eles podem gerar conflitos ou danificar o WordPress, o banco de dados e até o servidor.

É possível fazer uma estimativa de quantos plugins existem para o wordpress?

MM: O diretório de plugins do WordPress informa a quantidade de plugins existentes.  Neste momento (14/10/2009 12:07) existem 6.8995  plugins aprovados pelo WordPress, isso sem contar os plugins soltos pela web.

Ative o seu perfil

Para ter essa opção na sua conta, é preciso fazer o login na rede, clicar em “Minha Conta” no menu superior à esquerda (em cinza), escolher a opção “Perfil” no sub-menu que aparecerá e, na sequência, clicar em “Editar Perfil” no outro sub-menu. Como na imagem abaixo:

perfil

Na página do seu perfil, clique na opção “o ser social” no menu horizontal e preencha o campo “Feed do Blog” com o endereço de feed do lugar em que você costuma escrever.

perfil2

Agora, salve as mudanças e pronto! Toda vez que você colocar a tag “#culturadigitalbr” em um post o conteúdo aparecerá na página principal do Fórum da Cultura Digital.


Fonte: http://culturadigital.br/blog/2009/10/15/integre-o-seu-blog-ao-perfil/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.