O Ministério da Cultura através da Coordenação-Geral de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ e a Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT da Universidade Federal de Pernamubco – UFPE, considerando o conjunto de propostas submetidas, avaliadas segundo o mérito, a relevância e a aderência destas aos objetivos do “Edital de preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro“, tornam público o resultado das deliberações de seu Comitê Avaliador:
Iniciativas selecionadas
NOMES DOS PROPONENTES |
PROJETOS |
CIDADE/UF |
NOTA |
Antônio Liberac Cardoso Simões Pires | Memória Fotográfica do negro Baiano |
Salvador/BA |
9,87 |
Ane Luíse Silva Mercenas Santos | Conflito e negociações no pós abolição: As relações de compadrio e dados populacionais em Sergipe. |
Aracajú/Sergipe |
9,81 |
Renata Cássia Andreoni de Souza | Imprensa negra no Rio Grande do Sul: Caminhos para preservação e divulgação do patrimônio Afro-Brasileiro |
Porto Alegre-Rio Grande do Sul |
9,58 |
Dayse Cabral de Moura | As memórias dos terreiros do Recife com instrumento de preservação do Patrimônio Afro Brasileiro: A construção dos acervos da casa de Santa Barbara e do Galpão de Ogum Mata. |
Recife/Pernambuco |
9,47 |
Maria Angélica Zubaran | O direito as memórias negras: Preservando o patrimônio Afro-Brasileiro nas coleções do jornal o exemplo ( 1892 – 1930) |
Porto Alegre – Rio Grande do Sul |
9,45 |
Maria das Graças Souza Texeira | A Sistematização da Documentação e Digitalização do acervo do Museu Afro-Brasileiro/UFBA |
Salvador, BA |
9,43 |
Francisca Helena Marques | Arquivo de som e imagem “Dalva Damiana de Freitas |
Cachoeira/BA |
9,37 |
Myrian Sepúlveda dos Santos | Museu Afro Digital Rio: Arquivos de expressões musicais de Matriz Africana/Grande Madureira. |
Rio de Janeiro/RJ |
9,34 |
Leandro Alves da Silva | Carta de Esperança Garcia: Uma mensagem de coragem, cidadania e ousadia. |
Porto Alegre,/RS |
9,31 |
Sergio Rangel Risso | Memórias da escravidão em Campos dos Goytacases: Digitalização dos documentos de escravos do arquivo Público Municipal Waldir Pinto de carvalho (séc. XVIII e XIX) |
Rio de Janeiro/RJ |
9,28 |
Solange Pereira da Rocha | Patrimônio Afro-brasileiro no Nordeste oriental: Acervos digitais e experiências negras na Paraíba. |
João Pessoa/PB |
9,16 |
Moacir Rodrigo de Castro Maia | Senhores de suas casas: pesquisa e digitalização dos livros de testamentos de libertos e negros livres de uma cidade mineradora (Mariana-MG, 1732-1888) |
Mariana/MG |
9,12 |
Isabelle Braz Peixoto da Silva | Afro-memória digital: acervo do Museu Arthur Ramos |
Fortaleza Ceará |
9,06 |
José Luciano de Queiroz Aires | O semiárido paraibano também é afro-brasileiro: a produção de memórias dos terreiros de umbanda e candomblé da região. |
Campina Grande, PB |
9,04 |
Petronio José Domingues | O negro no pós-abolição em Sergipe (1888-1900): trabalho, Família e lazer |
Aracaju/ SE |
9,02 |
Isabel Cristina Martins Guillen | Movimento Negro Unificado de Pernambuco: redes e estratégias na luta contra o racismo (1980-2000) |
Jaboatão dos Guararapes/PE |
8,98 |
Marco Antônio Domingues Teixeira | Populações afro-amazônicas de Rondônia: identidade étnica, Social e Cultural. |
Porto Velho, RO. |
8,86 |
Bruno Rafael Veras de Morais | Memória e História de uma trajetória diásporica: M.G. Baquaqua – Escravidão e abolicionismo no Brasil e América do Norte |
Recife, PE |
8,84 |
Alessandra Paola Caramori | Dicionário de folhas do IlêAxêOpóAfonjá |
Salvador, BA |
8,83 |
Nivaldo Aureliano Léo Neto | Do buraco ao mundo: segredos, rituais e patrimônio de um quilombo indígena. |
João Pessoa, PB |
8,65 |
Iniciativas Habilitadas não selecionadas
São iniciativas que possuem propostas coerentes com as as cláusulas do Edital de preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro, porém que não alcançaram classificação entre as 20 (vinte) selecionadas pela Comissão de Avaliação. Havendo disponibilidade orçamentária e financeira a comissão poderá selecionar mais projetos de seguindo a ordem de classificação.
NOMES DOS PROPONENTES |
PROJETOS |
CIDADE/UF |
NOTA |
Miriam Furtado Hartung |
Quilombo: Acervo digital e guia Qualificado Acadêmico sobre a produção quilombola localizada nos acervos de instituições de ensino superior dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. |
Florianópolis, SC |
8,54 |
Ana Josefina Ferrari |
Arquivo e Memória Quilombola: construção do acervo de comunidades quilombolas de São Paulo, Paraná e Santa Catariuna. |
Matinhos, Paraná |
8,49 |
Alexandra Gouveia Dumas |
Memórias da Mussuca: Quilombo (en) cantos de Dona Nadir |
Aracajú, Sergipe |
8.40 |
Sandra Regina do Nascimento Santos |
Zul+Zumbi |
São Paulo/SP |
8,40 |
Luís Gustavo Molinari Mundim |
Salvaguarda da festa de Nossa Senhora do rosário dos homens Pretos de Chapada do Norte: Constituição de acervo |
Belo Horizonte, MG. |
8.38 |
Rubens Alves da Silva |
Museu itinerante Balaio da Capoeira |
Belo Horizonte, MG. |
8.30 |
Osvaldo Martins de Oliveira |
Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo |
Vila Velha, ES. |
8.28 |
Eugenia Portela de Siqueira Marques |
Olhares decoloniais sobre as comunidades quilombolas no Mato Grosso do Sul: Contribuições para o conhecimento e a divulgação do patrimônio afro-brasileiro |
Campo –MS |
8.26 |
Cecília de Mendonça |
Acervo Djalma Correa: Culturas populares no Nordeste de 1970 1 2010 – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte. |
Rio de Janeiro/RJ |
8.29 |
Solange Sabino Palazzi |
Levantamento dos Dados históricos da irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto |
Ouro Preto, MG |
8.25 |
Antecedentes
O presente edital contempla objetivos e diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC), criado pela Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, e que aborda o tema dos acervos digitais em suas metas 40 – disponibilização na internet dos conteúdos que estejam em domínio público ou licenciados; e 41 – 100% de bibliotecas públicas e 70% de museus e arquivos disponibilizando informações sobre seu acervo no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O Plano tem duração de 10 anos, com validade até 2 de dezembro de 2020.
A escolha do tema tem como objetivo apoiar ações educativas pautadas na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A interoperabilidade entre as diversas coleções no mesmo tema irá promover uma dinâmica qualificada de acesso, oportunizando a criação de conteúdos pedagógicos inovadores com base nos acervos disponibilizados.
As iniciativas selecionadas neste concurso público estarão contribuindo para a articulação e promoção de estratégias com vistas a implementação de um Programa Nacional sustentável para os acervos digitais brasileiros.
Desafios e Oportunidades
O tema dos acervos digitais apresenta um grande desafio para a política pública. Por um lado, serão necessários recursos significativos para infraestrutura tecnológica, envolvendo o hardware para digitalização, as plataformas de disponibilização, além do armazenamento e de arranjos para preservação digital. Por outro lado, também será necessário formar e manter recursos humanos especializados nas diversas etapas que envolvem digitalização, catalogação e publicação de conteúdos digitais. Em ambos os casos, é fundamental que exploremos o compartilhamento destes recursos entre as diversas instituições públicas mantenedoras de acervos, e por isso, importantíssimo que se estabeleça um Programa Nacional para integrar o setor.
Neste contexto, o objetivo mais amplo do edital “Preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro” é apontar caminhos e articular estratégias interinstitucionais para a concretização de uma política pública para a digitalização e a disponibilização de acervos arquivísticos, bibliográficos, documentais e museológicos, referentes ao patrimônio cultural, histórico, educacional e artístico brasileiros. Em seu aspecto de pesquisa, o edital busca formar expertise nacional nas metodologias e tecnologias que promovem a interoperabilidade entre acervos digitais de bibliotecas, arquivos e museus.
Na dimensão técnica, o edital propõe a definição de padrões e protocolos que irão permitir a interoperabilidade entre os diversos repositórios digitais, em diferentes formatos (textual, iconográfico, áudio, vídeo, objeto 3D), os quais irão também fomentar o desenvolvimento de aplicações e serviços que promovam a participação da sociedade na criação de novas modalidades de acesso, e de usos inovadores sobre os objetos digitais disponibilizados. A proposta é fomentar arranjos que promovam o compartilhamento de recursos, especialmente os de infra-estrutura tecnológica (plataformas de disponibilização e armazenamento de dados), com o objetivo de assegurar a preservação e manutenção, e o livre e permanente acesso aos ativos digitais gerados neste concurso.
Ao inserir no edital o recorte temático em “História e Cultura Afro-Brasileira”, a ideia é delimitar o escopo da seleção para criar melhores condições de potencializar o efeito demonstrativo do resultado em integrar acervos de diferentes domínios (bibliotecas, arquivos e museus), com ênfase no esforço de compatibilização dos diferentes modelos de catalogação, e no desenvolvimento dos vocabulários e ontologias demandados pelos novas arquiteturas de classificação para o acesso digital (dados interligados / linked data).
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