Um dos aspectos importantes da ‘cultura digital brasileira’ é a permanente atenção com os aspectos políticos que envolvem a rede. Os elementos de abertura e democratização do acesso proporcionados pela revolução digital precisam ser constantemente debatidos e atualizados frente aos novos cenários que velozmente se sucedem no processo desenvolvimento da Internet.
É com esta perspectiva que acontece a ‘Oficina Avançada de Vídeo’ do projeto FREENET. Conheça abaixo:
Visando engajar usuários da rede, explorar novas formas de traduzir para linguagem audio-visual as ameaças diárias aos nossos direitos na rede e fomentar a colaboração na nossa plataforma, o projeto freenet, em parceria com Instituto Comradio do Brasil, tem o prazer de abrir essa convocatória para a oficina de video.
O QUE É?
Oficina Avançada de Vídeo do projeto FREENET para 15 jovens entre 16 e 30 anos, com o objetivo de produzir materiais em video de diferentes formatos (entrevistas com a população, debates entre os participantes e reportagens feitas pelos jovens) abordando temas relacionados às liberdades na Internet.Quem governa a rede? Com quais interesses? Quem garante que todo cidadão tenha acesso a uma conexão rápida e de qualidade? Será que somos mesmo livres para acessar conteúdos? Para nos expressar? Ou manter nossa privacidade online? São algumas perguntas do projeto.
Oficinas similares acontecerão também no Quênia e na Índia. A intenção é formar uma rede de colaboradores para o projeto. Ao final das oficinas, tanto os videos produzidos pelos participantes, como vídeos de making off do processo serão colocados na plataforma online do projeto, que vai reunir material do mundo inteiro. Os videos das oficinas também poderão fazer parte do corte final do longa, o documentário colaborativo “freenet?”,
uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV), Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Nupef e Intervozes.
DATA:
21 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013
Semana 1, das 8:30 às 13:00;
Semana 2 – das 8:30 às 18:00 (pode ter atividade também à noite)LOCAL:
Em Teresina – Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PI)
PÚBLICO ALVO:
15 jovens de 16 a 30 anos que já tenham alguma experiência em ativismo digital ou aprendizagem de assuntos relacionados as liberdades na rede ou que já tenham alguma experiência na área de comunicação, com capacidade de filmar (entusiastas de documentário ou semi-profissionais).Também é pré-requisito que o participante tenha disponibilidade para participar integralmente das 2 semanas de oficina, conforme o horário proposto.
AJUDA DE CUSTO:
Os participantes selecionados receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 300, mais almoço nos dias em que as atividades da oficina durarem o dia todo.Ao final da oficina, participantes também receberão certificado de participação.
INSCRIÇÃO:
Para se inscrever os interessados devem preencher o formulário no link:http://comradio.com.br/freenet-formulario/
As inscrições vão até o dia 16 de janeiro.
O nome dos 15 participantes, resultado da seleção, será publicado no site www.comradio.org.brno dia 18 de janeiro de 2013.
O FreeNet é um projeto conjunto de quatro organizações da sociedade civil no Brasil:
- Centro de Tecnologia e Sociedade – CTS / FGV - Centro de pesquisa da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, o CTS / FGV é um think-tank de política de Internet, fornecendo pesquisa aplicada para promover políticas públicas a fim de garantir os direitos digitais.
- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC - Associação de consumidores sem fins lucrativos, cujos objetivos são promover a conscientização, educação e protecção dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo.
- Instituto NUPEF-RJ – Centro de pesquisa com foco na formulação de políticas de TICs, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e justiça social.
- Intervozes - Coletivo de ativistas com sede em 15 estados brasileiros, que luta pelos direitos de comunicação no Brasil, especialmente no campo da liberdade de expressão.
MAIS INFORMAÇÕES sobre o evento e sobre o Projeto FreeNet…
0sem comentários ainda