Até às 18h desta sexta-feira, dia 23 de outubro, está acontecendo o seminário “Preservação e Disponibilização Eletrônica de Acervos Históricos e Culturais” na 7 edição da Bienal do Mercosul. O evento é transmitido ao vivo pelo endereço: http://www.bienalmercosul.art.br/ e conta com a participação de Edson Gomi, da USP, Millard Schisler, da Cinemateca Brasileira, Ana Luiza Carvalho da Rocha, da UFRGS, entre outros pesquisadores e profissionais da área.
Veja a programação desta tarde:
14h
A digitalização como técnica de preservação e acesso a acervos e o dilema digital.
Millard Schisler – Cinemateca Brasileira
Professor Millard Schisler realizou seu mestrado no Visual Studies Workshop em Artes Visuais e foi professor do Certificate Program for Photographic Preservation do George Eastman House em Rochester, New York (1996 – 2000). Professor de Fotografia e mídias digitais no School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Tecnology (1995-2006), há um ano atua como Coordenador de Preservação da Cinemateca Brasileira e coordena um projeto de digitalização de imagens fixas do acervo de fotografias da instituição.
Mesa de debate: 15h15min – 15h45min
Intervalo: 15h45min
16h As Metodologias de Preservação e Disponibilização Eletrônicas: O Projeto de Disponibilização Eletrônica do Acervo Contemporâneo da Fundação Bienal do Mercosul
Fernanda Ott e Rita Magueta – Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul
Resumo: O NDP – Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul reuniu um amplo acervo referente à produção artística contemporânea na América Latina, sobretudo os registros do evento Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Em 2009 foi iniciado o Projeto de Preservação e Disponibilização Eletrônica do seu acervo iconográfico. Um dos resultados é a implantação do Banco de Imagens – com mais de 10 mil registros – e a difusão destas informações através da web, no portal www.bienalmercosul.art.br.
Metodologia de conservação preventiva desenvolvida nos projetos do Acervo Fotográfico do Musecom e disponibilização das imagens para fins culturais
Denise Stumvoll – Fototeca do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa – Porto Alegre
Resumo: Relato sobre o tratamento técnico do Acervo fotográfico do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, realizado a partir do Projeto Memória Visual de Porto Alegre 1880-1960(edital Caixa de Adoção de Entidades Culturais/2007) e sua continuidade, atualmente em execução. Discussão sobre elementos de conservação preventiva, como controle ambiental da reserva técnica, armazenamento, acondicionamento, higienização e reprodução digital de diversos suportes fotográficos. O acesso público às coleções fotográficas do Musecom, através do banco de dados e imagens e sua utilização para fins culturais.
Memória, patrimônio e dinâmica das culturas, os desafios da pesquisa antropológica com acervos digitais do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV/UFRGS
Ana Luiza Carvalho da Rocha – Coordenadora de Pesquisa/BIEV/Laboratório de Antropologia Social/PPGAS/ UFRGS e Rafael Victorino Devos – Pesquisador associado/BIEV/Laboratório de Antropologia Social/PPGAS/ UFRGS
Resumo: Apresentação da pesquisa antropológica em torno do estudo das memórias da cultura e de suas dinâmicas nas modernas sociedades complexas que vem sendo realizada pelos pesquisadores do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV da UFRGS, há mais de 10 anos, nos diversos bairros de Porto Alegre/RS. Desde sua criação, o BIEV, com financiamento da FAPERGS/CNPq, vem reunindo acervos digitais, em especial oriundos de coleções etnográficas sobre o patrimônio etnológico do mundo urbano contemporâneo. Atualmente, o BIEV é um grupo de pesquisa que tem se consolidado como importante pólo de produção audiovisual na área da Antropologia Social e de estudos sobre os usos das novas tecnologias para a preservação das culturas no mundo contemporâneo. Mais recentemente, a pesquisa com as tecnologias da informática resultou no processo de migração dos acervos digitais do BIEV da plataforma ACESS para tecnologias open source (GNU/Linux), gerando importantes questões teóricas e conceituais de pesquisa, particularmente, sobre os lugares da memória e a cultura digital nas sociedades contemporâneas. Neste contexto, a proposta é trazer para o debate alguns dos aspectos metodológicos, teóricos e conceituais referentes, não apenas a preservação de acervos digitais reunidos pelo NUPECs/UFRGS sobre o contexto metropolitano desta cidade, mas a sua expansão e extroversão diretamente na WEB, através do site www.biev.ufrgs.br.
Mesa de Debates: 17h30min – 18h
Encerramento 18h30min
SOBRE O NDP – O NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA
O Núcleo de Documentação e Pesquisa – NDP, criado em outubro de 2004, é um setor institucional e permanente da Fundação Bienal do Mercosul que tem por objetivo zelar pelo patrimônio histórico da Instituição. Seu acervo é formado por diferentes conjuntos documentais e fontes de pesquisa referentes à história da Arte Contemporânea Latino-americana e à história da Bienal do Mercosul, a partir da década de 1990. O NDP tem funções de arquivo e biblioteca, com um conjunto atualizado de 16.303 itens, composto por documentos textuais, audiovisuais, eletrônicos e iconográficos. Os pesquisadores podem consultar parte do material sobre as Bienais do Mercosul ou eventos culturais relacionados à Fundação Bienal, no próprio local ou através do site da Fundação www.bienalmercosul.art.br, nos links Bienais Anteriores e Biblioteca Virtual. A Fundação Bienal do Mercosul, na sua missão de aproximar o maior número de pessoas às expressões artísticas contemporâneas, vai ampliar suas possibilidades de acesso à informação com a disponibilização eletrônica do acervo, mediante projeto aprovado em agosto de 2008 pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com o patrocínio do Grupo Gerdau. A difusão destas informações, por meio da digitalização do acervo e sua inserção na web e também através do Seminário “Preservação e Disponibilização Eletrônica de Acervos Históricos e Culturais”, é um importante passo para a documentação e pesquisa da arte contemporânea.
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