Começa hoje em Recife o maior evento de música e negócios da América Latina. Se você não está na capital de Pernambuco, poderá acompanhar os debates que acontecerão por lá pela internet. O primeiro é amanhã, dia 10/12, às 11h, sobre o “mercado de shows no Brasil”. Ainda nesta quinta, acontecem discussões sobre novos modelos de negócios, às 14h, e mercado editorial, às 16h.
Nos outros dias, marketing digital, streaming, download, futuro da música, gestão de carreiras, diálogo com países latino americanos e ibéricos e a função atual do rádio serão discutidos. As transmissões ao vivo podem ser acessadas no endereço: http://feiramusicabrasil.com.br. No Twitter, a hashtag usada para a cobertura online é: #fmb09 e o perfil oficial: @fmb09
Entre os palestrantes dos painéis, o destaque é o alemão Gerd Leonhard, autor dos livros The Future of Music (com David Kusek) e Music 2.0. Ele publicou na Internet uma carta aberta para a indústria fonográfica independente, em que exorta os profissionais a embarcar no novo modelo, baseado no compartilhamento e na promoção da música “como serviço” e não “como produto”. Sua palestra será transmitida dia 11/12 às 16h.
A Feira Música Brasil tem na programação, além das discussões, uma série de apresentações musicais. No encerramento, durante tributo a Luiz Gonzaga, canções do Rei do Baião serão reinterpretadas por um grupo reunindo instrumentistas de Nação Zumbi, Cidadão Instigado, Instituto e Orquestra Contemporânea de Olinda. Dividirão com eles o palco, como cantores convidados, Arnaldo Antunes, Marina de La Riva e Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, entre outros.
Também serão exibidos os filmes Cartola – Música para os Olhos, O Rock Brasileiro – História em Imagens e Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global, seguidos por debates. E haverá palestras sobre tecnologias para música e música para cidadania, além de oficinas de produção musical e de gestão cultural – todas gratuitas.
Nos dias 10, 11 e 12, ocorrerá a Rodada de Negócios Nacional e Internacional, com presença confirmada de dezenas de empresas – selos, gravadoras, distribuidoras, telefônicas e outras -, bem como organizações sociais da área cultural. Os participantes contarão com uma equipe de monitores e tradutores.
A programação artística e das atividades em geral, com os horários e locais, está na página do evento.
0sem comentários ainda