Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia

Página inicial da Comunidade

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 77 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4302 vezes

Os crimes envolvendo sistemas computacionais vem despertando a atenção de organizações do mundo todo. Com a evolução rápida da tecnologia o número de usuários de computadores aumenta diariamente e consequentemente também aumentam os delitos cometidos através dos sistemas informatizados. Por não ter controle no mundo virtual, um dos maiores desafios é conter a propagação dos crimes.

Percebe-se que os crimes digitais são atos ilícitos praticados tendo como objeto da conduta criminosa os sistemas informatizados, sendo eles o elemento principal ou auxiliar na realização do ato delituoso. (PRETO, Vagner de Oliveira. Problemas e Dificuldades Tecnolgicas e Legislativas na Tipificao e Elucidao de Crimes Digitais nos Atos de Polcia Judiciria. 2008. Trabalho de Concluso de Curso (Tecnlogo) Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, So Paulo, SP.)

Leis e tratados de diferentes países são divergentes, e a falta de imposição de responsabilidade aos provedores de acesso internet são fatores que dificultam ainda mais as investigações policiais e consequentemente a punição aos infratores. No Brasil, até pouco tempo, nada havia em nosso código jurídico penal relacionado a crimes virtuais. Só recentemente é que tipos penais específicos foram introduzidos na legislação.

Para que seja passível de punição, o ato criminoso deve ser um tipo penal descrito em lei, obedecendo ao princípio da legalidade descrito na Constituição Federal do Brasil não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; (CF, 1988, art. 5, inc. XXXIX). Segundo Ramalho Terceiro (2002):

Genericamente HACKER é uma denominação para algum que possui uma grande habilidade em computação. Cracker, black-hat ou script kiddie neste ambiente denomina aqueles hackers que tem como hobby atacar computadores. Portanto a palavra hacker é gênero e o cracker espécie.

O hacker propriamente dito é um sujeito que possui profundos conhecimentos em computadores e sistemas informatizados, pode invadir sistemas e detectar falhas, porém no destrói a informação, usa suas habilidades para invasão apenas pela curiosidade ou conhecimento.

O cracker tem os mesmos conhecimentos que um hacker, porém usa seus conhecimentos para destruir sistemas ou obter vantagens, considerado um vândalo no mundo dos computadores. O phreaker é especialista em telefonia, suas atividades incluem a obtenção de ligações gratuitas e escutas ilegais. O lammer o iniciante no mundo hacker, tem poucos conhecimentos e não mede esforços em pedir informações pela internet, também faz questão de que todos saibam sobre suas atividades envolvendo atividades ilegais. Wannabe é também um iniciante que usa os programas prontos desenvolvidos pelos hackers. Guru é o mestre dos hackers, tem conhecimentos superiores e grande domínio sobre todos os tipos de sistemas (ROSA, 2007, p. 61-62)


66 comentários

Enviar um comentário
  • Person minor(usuário removido)
    19 de Abril de 2010, 12:18

    Pergunta

    Estou estuando linux á seis meses voltado para segurança de de rede.Uso a versão resulinux.O que acha deste sistema?


    • D2d90e88fde764748c6948a435a0fe60?only path=false&size=50&d=wavatarAntonio Novaes
      17 de Fevereiro de 2011, 13:29

      Reslinux parece ser muito bom

      Se o texto abaixo representar a realidade... é muito bom mesmo. Mas uma coisa é certa, o que vai definir se o linux é bom ou não, recomendável ou não é sua necessidade e o seu perfil.

      Fonte:http://www.comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/tinyd0/index.php?id=83

      É um sistema operacional extremamente estável, resistente a vírus, não necessitando de ferramentas anti-vírus graças a sua hierarquia especialmente projetada. Ele também pode ser usado como um poderoso firewall para a sua rede através do iptables. O Resulinux ainda foi testado por grupos ex-membros de grupos hackers, como o Xroot. Seu kernel foi preparado para ser resistente a ferramentas Hackers como os rootkits e outros programas em assembly usados para obter permissão de root em outras distribuições. O Resulinux tem um evoluído suporte a multíplos usuários, e um sistema de permissões 100% configurável. Ao ser instalado no HD, o Resulinux desabilita o sudo por padrão permitindo que o administrador fique tranquilo em relação as permissões dos usuários.


  • Cfa21081e0ed3330dbdab425f897b407?only path=false&size=50&d=404lucinha(usuário não autenticado)
    5 de Junho de 2010, 17:14

    crimes virtuais

    Gostaria de ter informações didáticas sobre crimes de comunidades virtuais. Podendo ser revistas e livros. Pois preciso de dados que não só a Internet. Agradeço se poderem me indicar algo. Obrigada.


  • Darth vader minorconnectnerd
    30 de Junho de 2011, 14:38

    Reslinux?

    Não conheço o Reslinux (só de ouvir falar), mas se o teu interesse é segurança de redes, tá ferrado: é quem mais precisa conhecer sistemas operacionais, hardware e protocolos de redes. E não adianta tapar o sol com a peneira, quem quer evitar ser roubado, precisa pensar como o ladrão. Se quiser saber proteger o sistema, tem que saber invadí-lo e derrubá-lo. Particularmente, tenho visto muitas pessoas desta área recomendando Slackware e Backtrack.
    Espero que seja útil... boa sorte!


  • Fef2be015bdaeb3880a7980afcca52c3?only path=false&size=50&d=404BAX(usuário não autenticado)
    1 de Dezembro de 2011, 11:38

    sistemas

    sinceramente gente, eu prefiro o ubuntu. de todos os sistemas da linux ele foi o que mais se desenvolveu. os outros perante ele nao chega nem aos pes. mas essa é minha opniao. quem acha que existe um sistema da linux que nao seja o ubuntu mas seja muito melhor?


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.