O Brasil apresenta um cenário de possibilidades concretas e cada vez mais emergentes para a prestação de serviços em software livre, relacionado às demandas de um governo e de uma sociedade que passam a perceber todo o valor agregado relacionado a esta tecnologia, e que começam a estruturar as suas necessidades e objetivos com base nela e orientados ao seu uso.
Este cenário de crescimento permanente das possibilidades de prestação de serviços livres, coloca um desafio da maior relevância, que precisa ser superado o quanto antes: como desenvolver e organizar a base de atores (empresas, cooperativas, consórcios, etc.) para que possam atender a demanda reprimida e a que cresce a cada dia.
Esta comunidade de empresas livres busca desenvolver uma percepção mais clara da dimensão potencial de negócios livres por parte das empresas, um nivelamento das informações potencialmente relevantes para iniciar, desenvolver e evoluir negócios com ferramentas livres e uma sensibilização das empresas sobre a necessidade imperiosa de reestruturação do segmento econômico de TIC, através de ações de convocação, esclarecimento e autogestão que permitam dar a este setorial as condições de apoio efetivo à economia, a partir do crescimento sustentável do ecossistema livre.
Consórcio Empresarial Livre
27 de Maio de 2009, 0:00 - 7 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7195 vezes
77 comentários
Enviar um comentárioSejam bem-vindos!
Acoes propostas
Excelente Noticia, Governo de Brasilia garante 5% das compras em software nacional !
Convite para o debate em Brasília: I Encontro Nacional do Software Público
(convite do Corinto - SLTI, para participação em Brasília) Prezados Cusnir, Sady, Salomon, Anahuac e Rafael. É com muita satisfação que os convidamos para apresentarem as suas visões sobre o modelo de negócios baseados no Software Livre e como o implementaram em suas empresas. A moderadora deste encontro será a professora da UnB, Christiana Freitas, que possui inúmeros trabalhos nesta área, dentre elas a Pesquisa Impactos do Software Público. (www.softwarepublico.gov.br/result_pesquisa). Nosso encontro acontecerá dentro do I Encontro Nacional do Software Público, no dia 29 de Outubro, das 09:00 as 17:00 hrs. O local é no Centro de eventos e convenções Brasil 21, no Setor hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, em Brasília / DF. Este local é bem no centro, próximo à Antena de TV e do Parque da Cidade. A programação sugerida é :
Hora Tempo Ação
09:00 - 09:30 30 Abertura e contextualização do tema pela Moderadora
09:30 - 11:10 100 Painel 1 - Iniciativa privada e negócios com o Governo
Bull, Canonical, RedHat, FábricaLivre e SEA
11:10 - 11:30 20 Provocadores: Cusnir (Softex) e Sady (Serpro)
11:30 - 12:00 30 Debate palestrantes e publico
12:00 - 12:10 10 Conclusões do painel 1 pela Moderadora
Intervalo de almoço
14:00 - 14:20 20 Contextualização do tema pela Moderadora
14:20 - 16:00 100 Painel 2 - Modelo de negócios com software livre
4Linux, Hostnet, KyaPanel, Propus e Solis
16:00 - 16:20 20 Provocadores: Salomon (BrOffice) e Rafael (Linux New Media)
16:20 - 16:50 30 Debate palestrantes e publico
16:50 - 17:00 10 Conclusões do Painel 2 e encerramento pela Moderadora Em cada painel temos 100 minutos de apresentação, divididos por dois tópicos, onde cada empresa poderá apresentar seu modelo de negócios com Software livre e como o implementaram. Favor verificar na programação acima, o momento de cada um. Após esta fase, haverá um debate, onde todos são convidados a participar e responder às perguntas da platéia. Como sabemos que o público em geral se sente inibido neste tipo de interação, convidamos algumas pessoas, provavelmente conhecidas de vocês todos (lista abaixo), para serem os “provocadores”, pois conhecem bem do tema do nosso encontro, porém não são empresários como vocês. O papel dele é provocar a discussão que se seguirá, levantando assuntos mais sensíveis dentro do nosso tema. São eles : Jose C. Cusnir - Softex
Sady Jacques - Serpro
Roberto Salomon - Br Office
Rafael Peregrino - Linux New Media Estamos abertos a sugestões que tornem a programação acima mais dinâmica e, como sempre, colocamo-nos ao seu inteiro dispor para esclarecer quaisquer dúvidas que porventura ainda existam. Agradecemos de antemão terem aceito compartilhar com a comunidade do software livre e com os empresários brasileiros interessados em conhecer as suas ricas experiências profissionais. Nos vemos no dia 29 ! Obrigado pelo seu apoio Corinto Meffe
corinto.meffe@planejamento.gov.br
Gerente de Inovações Tecnológicas
Departamento de Integração de Sistemas de Informação
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
+55 (61) 2020-1520
2º Open Business - Latinoware 24/10/2009
e-mail: felipesantos@softwarelivre.org
Empresa: ASL.ORG Nome: Guilherme Trolkel Vitoria
e-mail: guitoria@gmail.com
Empresa: Dell Nome: Ronaldo Cardozo Lages
e-mail: rclages@solisc.org.br
Empresa: Solisc.org Nome: Edna Bochi
e-mail: ednabochi@gmail.com
Empresa: Projeto Casa Brasil e Organização Solisc.org Nome: Marlei Grolli
e-mail: marlei.grolli@gmail.com
Empresa: Solisc Nome: Juliana Mokwa
e-mail: julimokwa@gmail.com
Empresa: Solisc Nome: Dirson Vergara
e-mail: dirson.vergara@serpro.gov.br
Empresa: Serpro Nome: Vera Cavalcante
e-mail: veracape@openoffice.org
Empresa: Serpro Nome: Gabriela Fonseca da Silva
e-mail: gabriela.silva@serpro.gov.br
Empresa: Serpro Nome: Tiago Giovanaz da Silva
e-mail: tiago@solis.coop.br
Empresa: Solis Nome: Marcos Martins Melo
e-mail: marcos.melo@serpro.gov.br
Empresa: Serpro
Apresentação
SINFOR defende prioridade para o software nacional